quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Wannabe

                                                        Wannabe
Com a cortesia do
Semanário Sol
Portugal                               

              Este  comentário enviado por mim para o Semanário Sol levou a que possivelmente um grupo de intelectuais de Peniche me criticaram no Facebook a origem  , os fins e a intenção que eu desejava que para bem da Justiça pudesse contribuir com ele para  amenizar uma pena grave a qual como descrevi poderá ter bastantes atenuantes .
Eis aqui o texto completo


Manuel Leonardo
10.01.2011 - 05:29
Manuel Leonardo
09.01.2011 - 21:09 denunciar

Leonardo
1 Este crime não foi premeditado se o fosse o presumível assassino o teria feito em Portugal pois a lei e mais permissível e aos 45 anos estaria na rua para possível recuperação
2 Esta atenuante poderá ajudar um pouco o criminoso
3 Carlos Castro disse . Esta a assustar me !!
Se o estava a assustar porque adiou por duas vezes a viagem ?
4 O presumível assassino teria querido regressar a Portugal e via se coagido a estar retido pois possivelmente não teria meios monetários para se ver livre de quem lhe destruiu toda a dignidade que ainda possuía ?

5 Visionou Carlos Castro que a sua previsão e gosto de morrer em Nova Iorque teria o seu epilogo nesta sua ultima viagem ?
6 Provocou a situação para que isso acontecesse ?
O masochismo tem aspectos terríveis e graves consequencias .
Dos dois seres humanos que a seu modo desaparecem da Sociedade ? qual dos dois tenho mais pena ? Obviamente e do pobre Renato que não chega a ter uma vida em Sociedade e o que eu tenho mais pena.
Carlos Castro sempre teve a vida que tão bem quiz escolher e se sentiu bem.
Durante a minha vida tenho mantido que todos eles e elas e eu temos o direito de termos a melhor vida que escolhemos desde que não interfiramos com a dignidade que as pessoas possam ter em relação a nos .
Só neste caso não concordo com a adpcao de qualquer criança por pessoas que são doentes como se classificam nas suas rela coes sexuais um pouco estranhas .
Por estranho que pareça já ajudei por duas vezes na minha vida a que a discriminizacao não tivesse lugar contra esta elite estranha na nossa sociedade o que me tem levado ao ostracismo por estas classes iluminadas que porem não concordam com algumas minhas opiniões .
Ambos os dois protagonistas principais e suas Famílias devem ser respeitados nos nossos comentários.
Quanto ao nosso Governo não ter Cônsul na Cidade mais Politica do Mundo não faço comentários
 
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

domingo, 23 de janeiro de 2011

amigo de Peniche

‎([que nunca foi nem é preconceituoso]) fica estarrecido quando alguns ‘wannabe’ jornalistas – sem carteira profissional, sequer, e mero espaço nas últimas páginas do suplemento televisivo de jornais de segunda linha – se entretêm a lançar ‘soundbites’ sobre o Carlos Castro na vã esperança de obterem um chorrilho de comentários no fb… Perdoai-lhes, Senhor!
January 10 at 12:31pm · ·

  • 2 people like this.
    • Adelaide Blum Chegou sua Excelência!
      January 10 at 12:31pm ·
    • Bernardo Ribeiro Costa Pois claro.
      January 10 at 12:32pm ·
    • Bernardo Ribeiro Costa Detesto caga-na-saquinhas, gajos pequeninos, mentecaptos e, em geral, toda a espécie de gente que necessita colocar-se em bicos de pés à custa de outrém - vivo ou post mortem. :S
      January 10 at 12:35pm ·
    • Bernardo Ribeiro Costa ‎(esta foi ao correr da pena e cheia de raiva, portanto, tá pejada de erros, caguei...)
      January 10 at 12:36pm ·
    • Nuno Das Neves arreia!!!
      January 10 at 12:44pm · · 1 personLoading...
    • Bernardo Ribeiro Costa mainada! camarada, ou eu não fosse da cavalaria. ;)
      January 10 at 12:45pm ·
    • Maria Helena Correia Pinto è assim mesmo amigo. ....E quem fala assim,fala muito bem e à letra,gostei!
      January 10 at 1:26pm · · 1 personLoading...
    • António Pelerito ai que o bebe ja anda a trocar as gotas da noite pelas do dia......
      January 11 at 8:40am · · 1 personLoading...
    • Rogério Cação Grande Bernardo! Aquele abraço!
      January 11 at 10:53am · · 1 personLoading...
    • Bernardo Ribeiro Costa Obrigado, Rogério, mesmo. Escuso-me a explicitar publicamente este especial agradecimento pelo teu comentário. Acho que qualquer pessoa "normalzinha" facilmente o entenderá. ;)
      January 11 at 2:43pm ·
    • Manuel Leonardo
      Para aqueles que nao saibam , vou fazer uma traducao livre da palavra inglesa que parece que esta tanto em uso por esses lados



      '' wannabe ''
      ...


      '' Bandidos que se querem fazer passar por gente seria ''
      See More
      January 12 at 8:04pm · · 2 peopleLoading...
    • João Lúcio Barbosa
      A tua "diarreia" faz-nos falta!
      quem escreve(caga) assim visceralmente merece ser lido

      e esta porra sem maus cheiros não tinha graça nenhuma.

      ...ABSee More
      January 13 at 2:04pm · · 1 personLoading...
    • Bernardo Ribeiro Costa Obrigado, João. :) Abraço.
      January 14 at 5:19am ·
Com a Cortezia do
Facebook
Email enviado para mim pelo meu amigo de Peniche Bernardo Ribeiro Costa
O comentario que mais me enterneceu  foi o do comendador comentador Rogerio Cacao
 Com os melhores cumprimentos do vosso querido Amigo de Peniche e Arredores
Manuel Joaquim Leonardo
Desculpem me ainda nao sei o carregar   aqui

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

                                                                Luís Correia
                                                                       8

                Já estava na fabrica havia  cerca de ano e meio   quando pensei que seria interessante   fazermos um almoço de confraternizacao para os empregados e entidades patronais  e se possível organizar um torneio relâmpago de futebol entre as diversas fabricas de Peniche   nesse mesmo dia  .
               Um dia enchi me de coragem  e apresentei a minha ideia ao Sr. Luís Correia  .
 Luís Correia levou uns minutos a pensar e finalmente disse me .
_ Manuel isso leva muito tempo a organizar e francamente eu não vejo como se pode fazer , nunca esteve na minha ideia realizar um encontro de confraternizacao e ainda mais um almoço para o pessoal .
               Respondi lhe que se os patrões quisessem patrocinar esse encontro eu dai a dois dias entregava lhe  um rascunho como tinha idealizado a sua realização  e se achassem viável , eu trataria dos pormenores .   Disse lhe que não era preciso eu perder nenhum dia  e que trataria de todos os contactos necessários para que tudo pensado se tornasse  realidade .
               Disse lhe que se tudo corresse bem que se poderia dar seguimento para nos anos seguintes continuar com esta confartenizacao .
                O meu projecto seria pedir emprestadas ao Peniche e a outras equipas amadoras que existiam na altura  alguns equipamentos para esse dia mas o Sr. Luís Correia um dia apresentou um equipamento novo que trouxe parece de Lisboa  assim como botas .
Nunca soube verdadeiramente se eram mesmo novos mas podia a creditar que sim pois eles de facto pareciam mesmo que tinham vindo da fabrica .
                Disse  lhe que a caldeirada poderia ser  feita na fabrica e o almoço também poderia ser servido numa área da fabrica  mas o Sr. Luís Correia disse que ele tratava disso tudo  e de facto assim foi .
                 O almoço foi servido num armazém na área do Alto do  Vilas  que tinha sido um armazém de redes e ultimamente uma igreja protestante , tudo isto no antigo prédio do Sr. Afra se estou bem certo  .
                  No fim do almoço em que participaram muitos membros do serviço de escritório tendo como representante da fabrica o Sr Cortez que era chefe da contabilidade   e uma grande maioria dos empregados da Sociedade Frigorifica de Peniche , o Sr Luís Correia foi nesse dia para uma das suas famosas cacadas a que  ele não perdia uma  .
                  No fim do almoço pedi uns minutos de silencio  e em nome dos trabalhadores , dirigi  me ao Sr. Cortez que representava o patronato  , fiz uma pequena palestra  em que  tentei fazer notar que manifestacoes e convivencias desta natureza fortaleciam mais o elo da Amizade e respeito  entre trabalhadores e patronato , que seriam manifestacoes  que se  deveria fomentar a  continuação desta Fraternidade e a Alegria em estarmos todos juntos nesta comunhão de bens .
                     Quando acabei a minha pequena acervacao de comentários  perguntei ao Sr. Cortez se em nome dos nossos patrões nos quereria dizer alguma palavra .
 O Sr. Cortez levantando se disse para todos os ouvintes dirigindo se a mim
                       Manuel  tudo o que deveria dizer em nome da entidade patronal  já o Manuel aqui o disse . Tenho que agradecer as suas palavras  ,  mas  parece me que não há , já nada para eu poder acrescentar !!.

                       Esta bonita jornada de Confraternizacao ficou ensombrada pelo motivo do José Menino que fazia parte da equipa de futebol da Fabrica da Congelação  ter partido uma perna  durante um dos desafios de futebol  que nesse dia jogamos
                       Tenho a anotar que durante  a minha estadia como encarregado do mercado externo  na Sociedade Frigorifica de Peniche parece me que convenci o Sr. Luís Correia  a dar um pequeno aumento salarial aos meus camaradas  não tendo eu beneficiado com esse aumento porque recebia e muito bem o meu ordenado mensal , assim como melhores condicoes de trabalho que foram beneficiar  todo o sector laboral da Fabrica .
                        Historias de Peniche que decerto poucos de vos  não tinham conhecimento mas que mostraram o carácter desse grande Homem que se chamou Luís Correia  Gonzaga Peixoto

P.S.

Parece me que ainda se podem recordar de algumas partes desta já tão longa historia de Peniche os Srs Fernando da Mata ,José Maria da Cruz  e ainda uma senhora  que agora não lembro do seu nome ,esposa do Sr. Gonçalves que trabalhavam nos escritórios


 Salvem o porto de pesca lúdica e turismo ,Salvem o Hospital dêem lhe coval decente no cemitério de Peniche , Raparem a ETAR ,Salvem nos das areias poluídas do Fosso das Muralhas ,  Salvem o Baleal , Salvem Peniche e Sereis Salvos

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Luis Correia 7

                                                                            Luís Correia

        Neste ultimo capitulo vou tentar mostrar o Homem Humano que parecendo que estava fechado hermeticamente numa cápsula de onde raras vezes saia durante dois anos e meio , veio conversar  comigo , pedia e aceitava opiniões que ate a mim próprio me parecia que estava falando não com um patrão sisudo e muito importante mas sim  com alguém que me queria muitas das vezes ,me por a par de negócios , estava entusiasmado com as caldeiradas experimentais que andava sempre estudando tudo o que poderia aprender para que o peixe que iria ser enviado para muitas partes do Mundo pudesse chegar e aguentar com bom aspecto nos seus destinos ,  mais tempo do que o da concorrencia .
        Aquando um dia  que por poucos minutos mais , um trabalhador que foi encontrado completamente enregelado  cujo corpo esteve mais de três horas numa câmara frigorifica inanimado ate eu o ir buscar , que os médicos me disseram tempo depois que se ele la estivesse talvez mais dez minutos que ficaria afectado o seu cérebro de tal maneira que poderia ficar vegetariano sem saber aonde e como estava

         E foi bonito para mim ver a fisionomia daquele homem  que parecia que ainda estava a viver  a situação que tinha também passado com aquele acidente . embora não estivesse presente mas que alguém lhe transmitiu a maneira como  eu tinha agido, nos primeiros socorros  que dei ao meu companheiro de trabalho
          E ele perguntou me se eu não tinha tido nojo de dar respiração   boca a boca a uma pessoa que minutos depois a sua baba se misturava com a minha saliva e eu continuei ate que o mandei seguir para o hospital  !
Esta historia será contada ao pormenor noutra ocasião, merece ser contada derivado ao seu interesse humano mas caricato ate ao momento que eu decidi ver umas calcas que estavam penduradas no cimo das caixas na câmara,  salvo erro 3  E u sei exactamente em qual câmara  isso sucedeu embora já não tenha a certeza que aquela câmara seria a n' 3 .
           Um dia o Rogério chegou ao pé de mim e disse me
_ Manuel o Sr. Luís Correia disse me para te dizer que quando tu estivesse disponível que fosse  ao seu escritório .
 Fui quase de seguida e  ele depois de me cumprimentar  foi directamente ao assunto que me tinha levado ali .
Manuel eu sei que tu estas a dar horas a mais  ao pessoal .
           Julgava eu que seria outro assunto mais importante que lhe levasse a chamar me ao escritório . Assim que o sr. Correia me disse que estava a dar mais horas ao pessoal fiquei mais descansado  e com a minha fleuma que ele  dizia que apreciava em mim  disse  :
          O Sr.pode ser mais especifico , se poder diga me por favor quando dei horas a mais aos meus camaradas pois eu não estou  a ver em que altura eu poderia dar mais horas do que aquelas que tenho por direito a fazer a companhia pagar aos trabalhadores .
_ E quando de madrugada vêem carregar os carros para os embarques em Lisboa ...
 Eu já nessa altura já tinha compreendido que  seria nesses dias dos embarques  mas eu não me tinha esquecido que um dos serviços que ele me pediu foi para eu ver como poderíamos fazer para que as portas das câmaras  não  estivessem muito tempo abertas sem ser necessário
        Deste modo verifiquei quanto tempo normalmente levava a carregar cada camioneta  e verifiquei aproximadamente quantas horas levavam um numero  de carros a carregar e assim fiquei com  com uma anotação no meu livro
No embarque seguinte falei com os meus camaradas e disse’lhes   . Nos vamos começar  o carregamento e no tempo normal leva se quatro horas ,a carregar x de carros .
Se nos poder mos   levar menos tempo eu pago a todos as horas que levaríamos a fazer o embarque anteriormente .
         Desta maneira vocês poderiam descansar mais uma ou duas horas  e ninguém ficava a perder ,nem a nossa empresa ,  nem nos
          Se vocês concordarem eu responsabilizo me para que sempre que  trabalharmos um pouco mais depressa  seremos pagos com as mesmas horas  .  Concordaram .
Expliquei ao sr. Luís Correia tudo como se passava e perguntei lhe  Se o sr. entender  que se deve fazer o serviço como normalmente o fazíamos  eu faço mas eu dizia que esta solução iria poupar as maquinas e  o  gasóleo e os operários descansariam  mais tempo .
          O sr Luís Correia disse me que continuasse a trabalhar dessa maneira e pediu me desculpa do que tinha dito.
Continua
 Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 Salvem o porto lúdico e turístico de Peniche ,  Salvem o Hospital dêem lhe uma campa nova para descansar em paz ,Reparem a ETAR ,  Salvem o Baleal, Salvem Peniche e sereis Salvos
P. S .
Peco vos desculpa pois disse vos que este seria o ultimo escrito acerca deste Grande Homem de Peniche  mas por motivo inesperado , altos valores se levantaram ., terei de finalizar por estes dias este meu escrito .

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Gaivotas de Peniche

                                                            Gaivotas da minha Terra


Como estou afastado da minha Peniche algumas centenas de léguas pequeninas procuro sempre nas águas
cristalinas da minha memorável Fonte Boa visualizar no seu saudoso espelho de agua os reflexos das nuvens que acima da minha cabeça simplesmente redopiam ou mais fogosamente afastam para os lado da maresia , os seus castelos de sonhos que se volatizam formando desenhos de encantar e que as fadas nunca se cansam de arquitectar .
Ainda me lembro quando esta Fonte nos tempos antigos se encontrava quase seca e no fundo da sua nascente , cuja mal cabia o balde que gentilmente se acoitava como menino esperando pelo sono no regaço de sua mãe ate que a seiva da nascente sorrindo lhe depositava um humilde meio litro de agua que com todo o carinho era içado e despejado com todo o cuidado não se fosse perder qualquer gota de agua na bilha que golosamente e de boca escancarada esperava por ela
.E assim se passavam horas cantarolando ate que a bilha conseguia ficar cheia e regressar mos a casa
Como e bom hoje nesta época moderna termos agua em casa com fartura tanta que ate a estragamos sem do nem piedade !!
Também se assim não fosse não poderia eu hoje estar a ver este espelho de agua que quase transborda , desta mais que muitas vezes centenária Fonte Boa .
Que o meu Deus a conserve sempre assim para que os meus bisnetos e os bisnetos dos meus bisnetos possam contemplar as suas faces joviais nesta agua cristalina que sempre ficara assim límpida para os nossos vindouros

E foi nestas águas cristalinas que consegui encontrar um pequeno escrito no Blog Conversar em Peniche hoje dia 3 de Janeiro de 2011 em que o tema eram as Gaivotas da minha Terra , cujo recomendo _ desculpem mas ainda não consegui aprender a palavra magica Aqui para poderem ir ler a noticia em síntese , como me dizem com razão, cada vez estou mais burro _ , desculpem o meu auto elogio .
Fiquei muito desgostoso com o que li e verifico que cada vez mais a minha Peniche esta mais ao abandono tanto pelas autoridades sanitárias que deveriam de ter o dever de olhar pela saúde publica dos mais pobres e as autoridades municipais que como sempre se vai verificando só estão nos seus lugares com o pacto de sangue de quem for eleito Presidente da edilidade terá de qualquer maneira fazer os oito anos de mandato para assim poderem usufrirem a pauperria reforma vitalícia ,não interessa o que esse conjunto harmonioso de ideias brilhantes esteja a fazer de mal ou bem em prol da Comunidade .
Podem os srs presidentes das câmaras defraudarem o espolio de uma Terra o meio ambiente as suas condicoes de vida que nada lhes sucede , ninguém lhe pede por contas daquilo que prometeu , dos 80% do que prometeram que juram cumprir , e quase não chegou aos 15% .
Só se fica com uma certeza , no dia que outro ira pelas circunstancias da vida ocupar o lugar que vagou ,deixara de ser o sr dr. e passara a ser o José , o João,o Manuel , o Francisco que antigamente era , só com os seus generosos 8 anos de pensão completa vitalícia , mais as suas ajudas de custo que ao longo do seu mandato conseguem amealhar que os tornara mais gordos mas sem visualização , pois de uma maneira geral só 3 % dos presidentes deixam uma memoria colectiva favorável no Povo que juraram servir .Já aproveitei em dar uma ideia para se tentar afastar essa praga das gaivotas que assolam dormitando , poisando e sujando os campos de treinos e no parque lúdico a entrada de Peniche , com umas bombas mais potentes do que do género de bombas de Santo António ou um pequeno canhão que periodicamente dispararia invólucros de pólvora seca , na primeira acção , ou a situação mais drastrica de morte seleccionada ,
Deixem'se de conversa fiada os naturistas e defensores dos animais pois sugiro outra solução mais humanista , organizem grupos que se prontifiquem a policiar , afugentar e limpar os detritos das aves para assim mostrarem o seu amor aos animais
Então os humanos não teem direitos e garantias para poderem viver melhor neste Mundo Cão ,neste caso ,para viverem neste Mundo de Gaivotas ?
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P.S.
Em caso de as brigadas de salvação das gaivotas vierem a usar fardamento obrigatório , sugeria que usassem cores alaranjadas pois seria a condizer com a nova vaga que ira assolar as Praias de Peniche

Salvem o porto lúdico e turístico de Peniche, Salvem o hospital , dêem lhe um coval digno novo no Cemitério de Peniche , Reparem a ETAR , Salvem o Baleal ,Salvem Peniche e Sereis salvos .