sábado, 23 de fevereiro de 2013


                                                                                                                                                       

                                                            Recortes que ninguém os nota em Peniche
                                                                          
                                                                       Oportunidades Perdidas  ?
        
           Embora em segundo plano -no primeiro plano pode-se  ver o nosso Cabo Avelar Pessoa -  avista -se grande parte dos edifícios que formam as instalações dos nossos Estaleiros Navais de Peniche .
Obra meritória idealizada para o progresso de Peniche tem sido atrofiada derivado a' falta de interesse das autoridades reinantes em não verificarem as possibilidades de mão de obra que podia fomentar em Peniche e indirectamente em todo o nosso Pais que sem exagero de calculo  fariam desenvolver indirectamente outras industrias  relacionadas com a sua actividade em possível milhares de postos de trabalho .
 Estou falando num Porto de Cabotagem que serviria para levar e trazer mercadorias para o Norte da Europa , Mediterrâneo e Costa Norte de África .
           Se repararem bem não e’ utopia minha mas sim uma realidade que muitos outros interesses mesquinhos não quiseram deixar ver. Embora com uma área que parece pequena tem áreas adjacentes que poderiam ser edificados cais de atracagem para três quatro pequenos navios que fariam movimentar a nossa região de uma forma progressiva  e acentuada .
           Toda a área ate' ao campo do Grupo Desportivo de Peniche  - outro grande erro de localização urbanístico - , o Calcadao ate' a' entrada da famosa  IP 6 libertaria área suficiente para ampliação portuária e permitiria a atracagem desses navios  ate se necessário a junto do Casal da Vala .
 O que fizeram em lugar de ser feito esse porto comercial?
            Andaram a plantar os mais diversos bloques de construções, de propósito? Para impedirem assim uma construção mais normal e credibilizada, pondo ponto final a ideias do Porto Comercial?.. Construíram armazéns para dar apoio às embarcações de pesca de Peniche? Deixaram fazer entrepostos de pescado a firma particulares na área portuária? Com que interesse visível para Peniche e suas gente? Quem lucrou com aquela edificação dentro do Porto de Pesca de Peniche
            Armazéns de apoio a' pesca de Peniche? Aonde estão essas embarcações de pesca de Peniche? Quantas são?
 Já notaram que os estaleiros navais estão a ameaçar os nossos super tubos? Opinião da maior cabecinha pensadora de Peniche na actualidade?
 Peniche poderia ser um porto de apoio a navios e rebocadores que se serviriam dele para transporte e  manutenção das diversas plataformas necessárias a’ futura industria de exploração petrolífera e gás natural a explorar ao largo de Peniche mas parece que tudo foi combinado para evitar que esses navios possam actuar em Peniche senão vejamos a nova praia , fluvial que  não se pode chamar , porque não e’ formada em alguma parte de algum rio  , costeira também não e’ mas eu como sempre não me importo de ser padrinho e aqui vai o nome dessa praia , a partir de agora fica baptizada com o nome  de a ,            Praia da Incúria “ .   


Praia da Incuria



                                                                               
                                                                         A    Praia da Incúria

          Como podem concretizar em loco , a Praia da Incúria fica situada na bacia formada pelo porto de Peniche -e por falta das reais  coordenadas  - que desde aqui peco a alguém com capacidade físicas  , instrumentais e  cientificas , verifiquem e indiquem desde já as suas coordenadas para assim  evitarem mais  possíveis naufrágios a’ entrada do porto  junto ao molhe Oeste
           Faz –me pensar que a Mãe Natura esta zangada com o porto de Peniche  e sua populacao , pois  cada vez a área da sua praia  que dentro em breve estará   a  concurso como a praia  mais maravilhosa das Sete maravilhas do Mundo com certificado de qualidade que não engana ninguém, e assim o nome de Peniche estará mais uma vez nos píncaros das TVs de todo o Mundo com todos os artistas de marionetes dando a sua sempre valiosa prestação .  Dentro em breve o então Porto de Peniche fará parte da maravilhosa industria aquicola  que produzira’ peixe das mais diversas espécies que movimentarão toda a gloriosa frota de pesca de Peniche e as suas industrias afins

Com os melhores e respeitosos cumprimentos , sou, o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada       23 de Fevereiro de 2013   fielamigodepeniche,blogspot com .
P.S. sem politica .

SONHEI  QUANDO  PENSARAM PERLONGAR  O MOLHE OESTE DE PENICHE QUE  SERIA UM ALONGAMENTO A CAMINHO DO SUDOESTE QUE FORMARIA  O DEFESO E ,AMPLIAMENTO DA  AREA DO NOVO PORTO DE CABOTAGEM DE PENICHE
SONHOS incompreensíveis  MEUS ….
                                                                                   

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Consulados no Mundo



                                                                                                             
                                                                 Com a devida cortesia de consolados 

                                                                  Consulados portugueses no mundo
                                                                                     e o seu funcionamento



      Nestas andanças visitando por necessidade ou por tentar ajudar outros nossos compatriotas desde 1966 ,tenho tomado conhecimento da maneira como teem funcionado estes centros de informação , representativos do Governo Português no estrangeiro .
      Desde então tenho sido uma voz não muito querida nos meandros do Palacio das Necessidades  em Lisboa .
De vez em quando faco sentir de viva voz , ou por escrito as minhas recomendacoes que ao longo destes anos tenho verificado no mau funcionamento nos diversos consulados que por quase todo o Mundo tenho tido conhecimento .
      Poucas vezes tenho sido ouvido mas de certas vezes a minha voz contribuiu para que certas anomalias fossem corrigidas e algumas das vezes a Justiça tem  sido feita .
Falar de Consulados foi sempre uma preocupação que tentei divulgar pois ate hoje não estou completamente esclarecido se em relação a nós emigrantes espalhados pelo Mundo temos a certeza oficial de que os  “ Consulados “ teem o dever de defender e ajudarem a resolver  os problemas de portugueses ,alguns bastantes complexos que me passaram pelas mãos gratuitamente ao longo de mais de quatro décadas , exemplo :
     Português que morreu acidentalmente num fogo no hotel em que estava hospedado  em Vancouver Canada , nos principios  da década de 1970 .
     So’  tive conhecimento do acidente algumas semanas depois  porque o meu amigo Ramos me pediu para ver se eu podia intervir para o funeral ser realizado.
No dia seguinte não fui trabalhar e dirigi-me as autoridades policiais e quartel dos bombeiros para tomar conhecimento de como se tinha dado o acidente e em que situacao estava o caso para se poder fazer o funeral ..
Na policia disseram –me que estavam a espera  do Senhor Cônsul de Vancouver   - que nessa altura não era cônsul mas sim simplesmente um encarregado dos serviços consulares de Portugal e assim esteve mais de vinte anos - esclarecesse toda a documentacao para o funeral seguir para Portugal e que não seria necessário as entidades portuguesas pagarem o seu transporte , pois ele o falecido tinha em seu poder dinheiro para pagar todas as despesas .
       Fui ao consulado e perguntei porque era que o corpo já estava a’ mais de quatro semanas na morgue  e ainda não tinha seguido para Portugal .
   O senhor encarregado consular disse-me que ainda não tinha conseguido entrar  em contacto com a Família do defunto pois era preciso a família declarar que queriam que o corpo fosse para Portugal.
       Perguntei – lhe se poderia ter os dados completos do defunto para confirmar se estavam certos e disse-lhe que eu não concordava que ainda o corpo estivesse para ser enterrado ou enviado para Portugal . Disse-lhe ainda mais que ele encarregado consular não tinha feito o trabalho como devia de ser ,. respondeu – me ainda mais bruscamente  que o consulado estava ali “ ‘para tratar dos assuntos de Portugal e não  dos emigrantes portugueses ‘’. Fiquei fulo e desabridamente abandonei a sala .
       Chegado a casa vi pelas informacoes por mim escritas e mencionadas no passaporte português  qual a terra que tinha nascido e pedi aos serviços telefónicos de Portugal se me podiam dar o numero telefónico do posto da guarda republicana mais próximo , telefonei de seguida e contei em poucas palavras o que se estava a passar. Disseram-me que não pertenciam a’quela área mas que estivesse descansado que iriam de imediato comunicar a’ família por intermédio do Posto da Guarda Republicana mais próximo , que eu desligasse que dentro de dias me iriam contactar, o que nunca mais fizeram . !
Passada mais de uma semana dirigi-me novamente a’ policia para indagar se saberiam alguma coisa do caso . Passado alguns minutos disseram-me que o corpo tinha regressado a Portugal no dia anterior  !!!. nunca recebi qualquer comunicacao das entidades portuguesas .
As minhas relacoes com o Senhor Encarregado consular eram muito boas ,mesmo cordiais mas dai para diante contactava com Lisboa quando necessitava de alguma informacao para os meus amigos  e desconhecidos pois nessa data eu  era uma pessoa que todos que precisavam de ajuda sabiam sempre aonde me procurarem .
Mais de quarenta anos passados estou sempre a continuar a receber queixas do mau serviço  e mesmo por aqui de vez em quando continuo a pedir para que tomem mais em atencao os nossos problemas
     Por aqui agora numa época em que os serviços electrónicos são os reis continuamos a ser muito mal servidos e veja –se que quem não tiver e souber trabalhar com  computadores ou telemóveis que possam fazer ligacao com a internet terão que percorrer alguns  milhares  de quilómetros para saber o que uma simples chamada telefónica poderia resolver  .
     Presentemente tenho telefonado para o Consulado em Vancouver para saber uma informacao que me pediram e entro logo em contacto com o consulado so’ que  as maquinas que atendem as chamadas estao ligadas a diversos tópicos predefinidos e  não tem resposta nem contacto para o pedido que no’s telefonamos para sermos informados   .
      Deste modo parece-me que pelo telefone não se pode entrar em contacto directo para expormos a situacao e receber a respectiva resposta  o que quanto a mim terá que ser modificado, o sistematicamente , a maquina dizer  :  …. procurem por intermédio da internet … segue o código indicado e quem  não percebe trabalhar com computador , ou não o tenha  não pode contactar com os seus serviços electronicos .   No consulado tambem tem de vez em quando as suas deficiencias ,  o que  levou ainda recentemente o Exmo Consul de Portugal em Vancouver Dr. Carlos Nuno Almeida de Sousa Amaro  a enviar -me amavelmente ,por email  um pedido de desculpa por  um erro de mau funcionamento dos servicos electronicos relacionados comigo
       O consulado de Vancouver serve os portugueses e estrangeiros  nas províncias da Columbia Britânica e Alberta cujas areas  totais são  1.587.034 Km 2.

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada           fielamigodepeniche.blogspot.com  manueldepeniche@gmail.com

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E tudo o vento o levou


                                                                                PortugalClub
                                                                                     Brasil


À    Ana Isabel e Yolanda                                   E tudo o vento o levou !!!

                                               Casa onde não há pão    Todos ralham e ninguem tem razão


                É sempre interessante ler comentários de Senhoras / Meninas no PortugalClub .
As Mulheres - as quais eu respeito , seja qualquer a sua condição social - teem por norma serem um misto de Mistério ,Ordem , Trabalho , Sacrifício etc ,etc .
                 Faço notar que estes  etc, etc, são muitos extensivos e talvez cansativos de enumerar porem são sempre adjectivos que de uma maneira geral definem esse sublime nome , Mulher ! .
                 Pegando no assunto deste meu escrito quero salientar que quase tudo - não somos perfeitos / as - que eu li acerca dos portugueses /as e outras Raças que no vosso diálogo apresentam é somente meia verdade que as Sras. tentam debater nas vossas opiniões .
Para não ser muito longo cito algumas citações e 'a minha maneira honesta tento analisar .
                  A  Dona Yolanda que viveu nos Estados Unidos da América , País " Imperialista " como muita gente gosta de chamar -, palavras vossas - viu nesse País  as mães não fazerem aborto mas sim engravidavam e faziam a doação das crianças  a pessoas que até já tinham também outros filhos legítimos  - consanguíneos -  .
                   Como Mulher talvez com filhos , netos e bisnetos eu faço-lhe algumas perguntas  :
                   É melhor a Mulher ter no seu útero durante nove meses um filho que vai nascer para depois o entregar ás sociedades de consumo que muitas das vezes ocasionam um longo sofrimento a esses seres adoptados ao longo da sua vida ?

                      É melhor o aborto inicial feito cientificamente para que a Mulher não fique a sofrer o resto da sua vida ?
                     Qual será a comparação de sofrimento da sua acção  que tomou ao longo da sua vida entre o aborto ou a entrega para adopção de sua criança ?
Em Portugal o processo de adopção é moroso , meia dúzia de anos ou mais  e em certos casos não se realiza porque os futuros pais adoptivos não reúnem condições morais ou financeiras para adoptar uma criança . Lei Actual .
                       Teem as Mulheres portuguesas se unido e chamado a atenção  dos nossos governantes para que esta situação se inverta ?  As Mulheres portuguesas  podem ter muita força , se unidas  .
                       Ou estão á espera  que o homossexualismo e o lesbianismo consigam em pouco tempo modificar a lei da adopção que vocês Mulheres nunca conseguiram ?
                        Eu não tenho nada contra os homossexuais ou lésbicas  ou das maneiras como vivem em sociedade , cada qual faz a vida que desejar mas na adopção de crianças terão em mim um acérrimo lutador para que essa permissão não lhes seja concedida  .
                        Ainda falando no seu tema  "Imperialismo  Americano " esse titulo hoje em dia não assenta bem a esse Grande  País
pois como todo o Mundo, sabemos infelizmente que para o Bom Povo Americano e para todos os habitantes do Mundo ,somente tiveram terríveis dissabores nas ultimas intenções  "Imperialistas " 
                         Também há que meditar  quando  diz que uma instituição - há quantos anos ? - recebia crianças para adoptar
para oferecer a casais normais que até tinham mais filhos eu pergunto : Quantas Famílias se poderiam dar a esse luxo hoje ,num País que uma grande  percentagem das pessoas actualmente nem sequer teem  assistência médica garantida  , quando grande parte das empresas não teem segurança social e medical para os seus trabalhadores .
                         Há  Mulheres em idade de reforma que se reformassem  hoje ,  nem sequer ganhavam dinheiro para pagar os serviços medicais ás agencias seguradoras que existem para esse fim .
                          Também ainda há muitas Mulheres que teem medo de engravidar pois trazem muitas consequências ,tais como vou enumerar poucas ,  das muitas que existem ; Perda de emprego, medo de obesidade, trabalho , sujeição ao tratamento diário da criança  e seguir a sua educação durante muitos anos .
Quantas mulheres se disponibilizam hoje em dia para estas tarefas  ? .
                          Nem as mães naturais  , nem as mães adoptivas nestes tempos modernos se sacrificam no dar seguimento ás suas Raças com as excepções de Árabes ,Chineses ,Vietnamitas , ciganos ,e países Africanos ou da Índia  .
Esta é a realidade  !
                          Quanto ao sacrifício das colegas de trabalho na Alemanha  que se prontificaram a receber metade dos seus vencimentos para que os seus colegas não fossem despedidos ,eu pergunto : Poderão os trabalhadores portugueses terem uma iniciativa dessa natureza  ,quando os seus ordenados completos não chegam para as despesas diárias ?
Poderão dar metade dos quinhentos euros mensais que recebem ?
                           Só umas perguntas indiscretas ,terá a Sra. ,Menina Yolanda começado já a fazer a sua cotização mensal para ajudar os necessitados que trabalham em Portugal e até ficam sem os seus empregos  ?
Se já não trabalha , julgo que já certamente está a receber crianças gratuitamente  enquanto as suas mães trabalham
                             Concordo plenamente que o luxo que certos meninos teem como , consolas telemóveis viagens e cafés a toda a hora comerem diariamente em restaurantes será excessivo .
Já não concordo quando diz : "  Em casa comem carne que é cara  em vez de leguminosas e hortaliças "  Então eu pergunto  :; Então essas mulheres não teem o direito de comer carne se assim o desejarem e poderem  ?  Teem que ser vegetarianas ?
                              Também ir de casa para o trabalho de carro e não nos transportes públicos  etc , faço notar que hoje em dia poderá ser imprescindível ter um automóvel para poder ir para o trabalho em Portugal . Ou não conhece verdadeiramente a situação em Portugal ?

 Com os melhores cumprimentos sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Vancouver B. C,
Canada

P.S. Faço notar que desde 1966 que vagueio por muitos Países sendo os E.U.A. um dos que mais tenho percorrido e tenho acompanhado as evoluções  sociais dessa Grande Nação    

P.S.
Só mudei o titulo           “ E tudo o  vento o levou “ .

Fará sentido ir às ondas  magnéticas   siderais  desenterrar o machado de guerra , nos tempos actuais ?

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Serao a mesma pessoa


















                          
                            Serão a mesma pessoa ?



Ministro Alvaro Santos PereiraAcerca de dois anos Pessoa que me dizia ser meu Amigo dizia-me que ele perdia um um grande Amigo mas Portugal ganhava uma pessoa competentissima para ajudar a reestabelecer as finanças que andavam nas ruas da amargura .
Os tempos passaram e a desilusao voltou  .As esperancas deram lugar a uma apatia e a um volte face


que so' tem trazido  situacaoes caricatas que em nada abona a credibilidade governativa  a um pa'is que mais do que dinheiro , precisa de uma credibilidade governativa  em que a honestidade deveria ser a base  principal que fizesse unir o Povo Portugues que tao massacrado tem sido , derivado a' falta de

orientacao que campeia num campo de batalha recheado de minas que a todo o momento
poderão causar danos de uma gravidade exponencial e levar ao descalabro total a Nação que também não poderá continuara ser dirigida como se a falência total seja a salvação idealizada pelos actuais governantes que cada vez mais ,não teem a confiança da Nação.

     ""  As  minhas  Amizades  são violentas  são para ficar  mas com as tempestades que o meu mar provoca muitas  ficam para tra's ""
Manuel Joaquim Leonardo
                   Peniche        Vancouver Canada
Este  escrito          levou-me   a escrever 40  horas   foi o melhor que me deixaram    escrever .
Parece mentira    mas e'verdade     tem que ir outra vez para o estaleiro
































quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Historias de Peniche

                       



                                                                       Historias da Minha Cidade
                                                                                      Peniche

         Quando edializei a publicação deste meu blogue foi com a intenção de por no papel factos por mim passados ou dos quais tenho tido conhecimento para  que  todo o Meu Mundo ficasse a saber que eu não sou o que me pintam com a amabilidade anónima que alguns poucos se teem mostrado mesmo assim , dedicarem - me nas suas benventuradas considera coes  quando a mim se dirigem .
         Como cão que sempre conheci o meu dono quando este me trata com carinho  e dedicação faço-lhe sempre um retorno que tento sempre que seja  fiel , merecedor das benesses  que a sua compreensão faca agregar a todos os mortais que connosco ,  no nosso dia a dia se aproximam de no's .
        Na minha maneira autrograda de escrever com simplicidade mas sempre aprofundando  humanamente  todos os assuntos que me proponho dar expressão . sou visto ,  - assim mo teem dito - como um Homem das mais diversas   intrepertacoes  que a's vezes confundem os meus leitores  .
        Talvez isto aconteça porque muitos de vos me lêem muito rapidamente sem terem o tempo de saborearem e meditarem sobre o que vos tento trazer ao vosso conhecimento, sem preconceitos concebidos no parecer bem , ser correcto a' vossa maneira de ser .
        Para talvez o comprovar aqui vos deixo :

                                                                   O  Politico ?
           No meu Mural do Facebook  ,apareceu-me ha' poucos dias  uma postagem em que Manuel António Garcia Gonçalves  se declarava candidato Independente a' Câmara Municipal de Peniche     
         Apresentando a sua fotografia  , o novo candidato a's próximas eleicoes como independente   apresentou um  texto que eu penso que era o que   pensava e as regras  que  propunha enaltecer seguindo a linha politica do então Primeiro Ministro Português  ,  Senhor Professor Doutor  António Oliveira Salazar .
       " " António Oliveira Salazar, nunca teve simpatia por Hitler e pouco ou nada tinha a ver com os fascismos europeus .
De origem modesta ,Salazar não se destacou pela bravura no campo de batalha   , ou por uma oratória demagógica  mas pelas suas proezas académicas , o  que o distingue de Franco , Hitler  ou Mussolini " "  Manuel António Garcia Gonçalves .
     Fiz-lhe de imediato o convite que poderia publicar todos os dias três  comentários de sua propaganda politica a'sua ordem , como muitos de vo's o poderam comprovar .
Manuel António Garcia Gonçalves  nunca mais publicou  participação politica mas sim enviava  por dia mais de uma dezena de postagens das mais diversificadas , com musicas ,vídeos e outros temas sem interesse para serem publicados .
      Voltei - o a avisar e ele de seguida mandou novamente dezassete postagens seguidas  que encheram por completo a edição da pagina . Sem mais demoras eu excluiu da minha pagina , atitude que eu jamais vou esquecer durante a minha vida .
 Na noite seguinte quando regressava a casa em Peniche foi barbaramente assassinado  como sera' do conhecimento de todos vo's . Que a Justiça não deixe de ser feita  rigorosamente
Paz a' sua Alma  A todos da Família as minhas profundas condolências .

                                                              
                                     um habitante de Peniche segundo lamento sentido do seu proprio Filho.