quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Trocar a vida pela morte

 
 
 
    
                                               Trocar a Vida pela Morte
 
                                                   Santa Maria dos Anjos
                                                           
                                                               Caxinas    Povoa de Varzim
 
                Saiu de Peniche cerca das  21 -30  horas da noite   rumo ao mar da pesca  Cascais que seria a futura base da pesca do linguado  aonde deveria chegar com cerca de oito horas de viagem normal ,
                 O mar estava encapelado de uma ondolacao forte que se fazia sentir derivado a vento    de sudoeste ,segundo  boletim meterologico .das autoridades marítimas ' , indicação na imprensa diária .
Próximo da Praia das Macas  e quando navegava junto dos baixios  uma volta de mar traicoeiramente apanhou-o inundando a parte da re' da embarcação uma segunda volta de mar voltou a cair em cima da embarcação fazendo-a submergir imediatamente .
                  Um dos seis Homens da sua tripulação foi varrido pelo mar mas conseguindo -se segurar a uma bóia de sinalização das artes que por acaso se encontrava junto de si  conseguiu agarrando -se a ela  chegar a' praia sendo o único seu sobrevivente embora ainda tenha sentido alguém que desesperadamente o segurava por uma perna que perdendo as suas forcas acabou desaparecendo para ate agora ,  não ser ainda encontrado o seu corpo .
                    E' com lágrimas nos olhos que me sinto magoado com a morte destes nossos companheiros de glorias e misérias que este nosso Mar de vez enquanto nos contempla mas não posso  terminar esta Historia que me fustiga como chicotadas  dadas pelas suas vagas que algumas vezes me quiseram comer , eu também sou um dos vossos ....
                    Por isso mais uma vez vou tentar descrever pondo em papel tudo aquilo que ao longo dos anos tenho  feito e poucos   , querem ouvir os meus conselhos de segurança para as embarca coes que muitas das vezes temos sido obrigados a embarcar  em barcos que quase não oferecem nenhuma segurança , ou em outras vezes os nossos mestres nos obrigam em arriscar as nossas vidas com vendaval em que devíamos estar observar  em terra junto aos seu molhes ou praias resguardados dos perigos iminentes   d a sua bruteza que se torna maravilhosa de observar em segurança .
Eis aqui algumas observa coes  e causas que se podiam evitar para chegarmos sempre a bom porto :
                    Depois de começar nos Doris do bacalhau, seguindo traineiras de Pesca , arrasto nas costas de África  mestre de Pesca e dono de uma embarcacao de pesca costeira , longo curso e marinha Mercante canadiana   rebocadores do alto no Canada ,vou-vos falar do meu barco de pesca do alto precisamente com 11 metros de comprimento ,vou-vos dizer o que sempre fiz para minha segurança e dos meus camaradas  da minha embarcacao que algumas tempesteadas nela apanhei  e conseguimos chegar a porto mesmo quando já poucas esperanças haviam de chegarmos a terra .
Fui algumas viagens de Peniche a Vila Real de Santo António pescando com covos de lagosta, redes de emalhar ou poucas com  aparelho , etc.
                       Muitas embarca coes  da classe da Santa Maria dos Anjos  estão equipadas e desenhadas de uma maneira em que facilmente pode suceder o pior naufrágio   : são  equipadas com bordas altas  na sua popa  que em caso de uma vaga alterosa  de trave's inundam completamente as saídas de agua e inundam completamente a embarcacao que nunca mais poderá submergir
Pior ainda como e' natural as escotilha de acesso a's instala coes na popa muitas das vezes estão semiabertas . 
                       Em viagens longas  e com mau tempo todas as escotilhas de possíveis entradas e saídas de pessoal deverão sempre estarem fechadas .
Uma embarcacao nunca deve navegar em alguma circunstancia  somente com um homem ao leme pois pode suceder  algum improviso  queda ao mar , sono  ,ficando a embarcacao a' deriva ....
                        Todas as redes no convés assim como toda a palamenta deve estar amarrada convenientemente  , parte das redes não estavam completamente As embarca coes devem navegar a uma distancias considerável da costa  mesmo que se tenha  grandes conhecimentos  por onde estão a navegar .
Parece que as artes não estavam safas e em posição de serem lançadas para pescar o que essa hipótese esta' afastada , infelizmente teem se dado grandes naufrágios por as redes serem lançadas mesmo a borda de agua  Poderia este naufrágio ter sido evitado ? quanto a mim , Sim  se tivessem permanecido no porto de Peniche ate ao vir da alva
Agora todos choramos a morte dos nossos entes queridos e camaradas mas de uma maneira geral esquecem com facilidade e consecutivamente , infelizmente novas desgraças  nos esperam no nosso dia a dia .
                  E' bom não esquecer  que um verdadeiro bom Mestre de Pesca e' aquele que trabalha para que as suas tripula coes  e bens cheguem sempre com vida e saúde a' terra  o peixe se não vier desta vez, vem sempre na próxima

A todas as Famílias enlutadas as nossas sentidas homenagens
Manuel Joaquim Leonardo          12/5/ 1929 ---- --- 21/1/2015
Peniche Vancouver Canada


 

sábado, 10 de janeiro de 2015

E eu e' que ando mal da cabeca

                                                          



                                                            E eu e' que ando mal da cabeça !!!

         Parece que eu tinha uns seis anitos- ver a data da placa invocativa na parte oeste das muralhas da fortaleza na Ribeira Velha -vim com um grupo de Amigos de Lisboa , aonde na data eu vivia , de automóvel assistir a' inauguração do Porto de Pesca de Peniche , por Sua Excita o Presidente da Republica Portuguesa  Marechal Carmona .
         Diziam-me os meus familiares  que foi uma viagem atribulada pois fomos encontrar no desvio para a saída em direcção de  Mafra   a cauda do poletao de autocarros e automóveis ,da comitiva  presidencial que desfilava em direcção de Peniche .
Sem querer fomos engolfados  no cortejo e levamos mais de seis horas nessa  viagem Lisboa Peniche .
           Por circunstancias varias  profissionais   acompanhei sempre a evolução e a LUTA que diversas vezes  tivemos que manter para que a expansão do Porto de Pesca e seu abrigo se desenvolvesse para bem do progresso de Peniche e o melhor estar do seu POVO.
           Sofri na pele as amarguras e o opr
obio a que no's pescadores fomos submetidos ao longo dos anos mas conseguimos manter um dos melhores portos de pesca do Pais ate' que ........
           Um iluminado protector apareceu  vindo espalhando a fe' , abundância , e mais união nas hostes favorecidas das gentes de Peniche  e com ideais sublimes vai transformar agora todo o mal que durante anos alguns tentaram manter e melhorar 
                                Vai fazer da área do Porto de Peniche o seu parque industrial , afixando 
 novas industrias  dentro de uma área que cada vez já tem cerceado mais  o seu diminuto poder de expansao !!!  segundo noticias oficiais do  glorioso jornal noticiário da terrinha .......
 
               Mas o que me faz corar de desespero são os seus fieis parceiros acólitos, eleitos democraticamente  e em maioria vestirem os seus melhores trajos para celebrarem tão enciclitica ideia !!! .

 Publicamente - ainda me lembro e alguns ainda se lembram também- quando eu disse que Peniche deveria de ter um porto comercial  de cabotagem sua excia disse alto e bom som :
           Enquanto eu mandar Peniche nunca vai ter um Porto Comercial !!! .

.... e eu que julgava que os   meus moinhos de vento seriam vencidos com a minha espada !!!! ......

 
                                      PARQUE  INDUSTRIAL DO VAL GROU
                                                        PENICHE  PORTUGAL
      
                             IDEIA HONESTA DE QUEM NÃO TEM SABIDO   O SENTIDO  QUE A  HONESTIDADE TEM

PS.
 
APROVEITAVA PARA PEDIR AO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PENICHE QUE  SE DIGNE DEIXAR CONVERSAR COM O SR . NO SEU EMAIL OFICIAL DA CÂMARA , HA' TANTA COISA A FALAR SOBRE OS VERDADEIROS  INTERESSES DE PENICHE .
 DIZEM-ME QUE SOU BOM CONSELHEIRO E OS MEUS SERVIÇOS COMO SEMPRE SERÃO GRATUITOS
VOU CONTINUANDO A TENTAR COMUNICAÇÃO
com os melhores cumprimentos sou o
Manuel Joaquim Leonardo              12/5/1929 --- 10/1/2015
Peniche Vancouver Canada


 







 

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Ja 'Ha' Mais de 28 Anos

                                                                                                                                                       Foto
                                                                                                                                                  Peniche terra de mar e sol
                                                                                                                                                                                   Agradecido

                                                                            Ha' mais de 28 Anos !!!

     Não ha' melhor maneira do que airosamente  fazer o meu escrito de despedida do final de 2014
em opinião relacionada com a minha Peniche  neste meu blogue .
 São 23 : 15 horas locais em Vancouver e penso antes do ano terminar,  ter exposto mais um assunto que me da' pouca alegria em relembrar a quem de direito que anda muita falta de dignidade humana a'solta  pelo nosso jardim de Peniche .
     Relendo  ao acaso os números mais próximos,passados  do Jornal a Voz do Mar verifiquei mais uma vez noticias que se tornam interessantes  embora   focando assuntos em que a imaginação dos seus autores  não estão servindo  os  verdadeiros interesses de Peniche  . Esta e' a minha modesta pessoal opinião.....

                                                      Kelly Slater e a Chave de Ouro da Cidade de Peniche

      Simbolizar alguma personalidade com a oferta da Chave de Ouro da Cidade  de  Peniche  não deveria ser o aproveitamento  para a edilidade ter ocasião de  se mostrar mais uma vez com cerimonias de circo - eu sei e' uma afirmação muito forte -,  Kelly Slater  e' que tem de agradecer a Peniche  ter as celebres ondas dos Super Tubos que fazem a alegria dos campeões  e que os obrigam a ca' voltar e a ganharem dinheiro e troféus  .........a foto com a descrição de direitos reservados da chave da Cidade  que não se podera' utilizar para publicação  sem autorização  , também e' muito forte  , então os fregueses de Peniche não teem autorização de copiar e publicar  ? ......

 .......... ...       segundo António José Correia  " neste momento ha' quatro intencoes de investimento privado  projectos para dentro da Área portuária  , duas novas unidades conserveiras  e duas unidades de transformação de pescado projectos apresentados  no âmbito  do PROMAR (programa Operacional do Mar ) e que poderão ser uma mais valia para o desenvolvimento económico no sector das pescas no concelho "  O autarca  adianta que  " o Município de Peniche  esta' a acompanhar de perto  " esses projectos de investimento  mas "  lamenta " os atrasos nos processos de candidatura  decorrentes da localização  , numa critica ao Governo  no que diz respeito a' agilização dos procedimentos  na formalização das candidaturas  aos apoios estruturais a projectos para a área do mar .........

 ...... as eleicoes estão próximas  .
Mas eu pergunto : para dentro do porto ? Então a área industrial do Val Grou ? As instala coes na área da Fabrica da Ramirez ? Isto tem pano para mangas em breve .........

..........Antes que me esqueça  com tantas industrias novas desde já faço um aviso :    Aproveitem os troncos das palmeiras para futuras  saídas dos fumos , chamine's  pois ficavam esteticamente mais bonitas  e poupavam alguns bons milhares de euros na despesa total sem contar com " luvas "  que parece  para tudo tem de ir de " luvas" calcadas . Já tenho planos para construção  como me dizem que sou o senhor " engenheiro" não quero deixar os meus saberes nas mãos dos outros
Ja' anda para aqui um bichinho que me da' cabo da cabeça .
Para começarem o Ano ja' começam bem.
As melhores saudacoes do
Manuel Joaquim Leonardo Peniche Vancouver Canada  12/05/  1929      1/1/2015