segunda-feira, 30 de março de 2015

sera que ja esta normal ?

Coisas que nao esquecem







                Coisas que nao se esquecem

coisas que pessoas boas me fazem

Coisas que pessoas boas me fazem.

Mais uma vez conseguiram destruir um escrito que nao era ate muito critico e como sempre feito com a maior educacao possivel.
Vou tentar reconstruir , mais um teste
Manuel Joaquim Leonardo     12-5 -1929    ------30-3-2015
Peniche Vancouver Canada

sem

Coisas

                                                         

terça-feira, 10 de março de 2015

O Comunista ? O bom Samaritano







                                                                 O  Comunista ?

                                                               O bom samaritano


         Ainda se lembram da minha estorieta    que escrevi  quando fui de Peniche a Lisboa a pe' com os meus, menos de catorze anitos de idade quando fugia da vergonha de um moço grande que cheio de saúde tirava o trabalho a um deficiente que pouca saúde tinha para calcorrear as ruas da então Vila de Peniche? . 

Sim , talvez breve num momento no meu actual tempo de ócio  voltarei a contar uma pequena pagina da minha vida    que nunca mais esqueci .  ...

...... ... quase no final daquela tarde já ' para o lado do crespusculo  depois de um dia de andarilhar  encontrava'me, de baixo ao alto mirando , a configuracao na rua principal da aldeia de Ponte de Rol  ainda a mais de cincoenta quilometros da meta da minha ja longa corrida  cuja meta era Lisboa , Capital do meu querido Portugal 

O riacho   veslumbrava - se   ao virar da rua  a cerca de uns trezentos metros  e eu perguntava a mim mesmo se deveria pernoitar ja' ao sul do rio , ou  ao norte, ponto cardial que ja' entao me comandava aonde me encontrasse  . Tirando calculos e medidas  imaginarias procurava tentar saber  qual o caminho que se podesse chegar a's casinhas terreas que la' no alto  a mais de dez metros da base da estrada ,como autenticos miradores de menagem enchergavam a pequena mas riquissima planice que a caminho do sudoeste alimentava ja' ,de vegetais e seus derivados  a cidade de Lisboa e seus arredores .

        Finalmente descobri andando uns passos adiante,  embutida  profundamente  na ravina que quase nao se notava da rua  umas ingremes escadas que nos levavam ao topo das perfiladas habitacoes  todas com o seu logradouro  viradas para o nascente .

       Com um pouco de esforco mais . cheguei ao alto e desde logo observando um local dentro da area dos pomares  pensei que passaria ali melhor debaixo de uma arvore  a noite mais perto do meu Deus .  

        Ajeitei uns torroes para alizar melhor a cama  e metido  dentro da saca de cem quilos  com um  cajado de meu pai  junto de mim   que me serviu de companhia   para afuguentar algum   possivel animal que me atacasse , preparei-me para dormir .

Alguns minutos depois e parecendo que dormia ao ouvir uma rastolhada levantei-me  estramunhado e vejo na minha frente um corpo humano que me disse :

Nao tenhas medo ....

O que e' que fazes aqui ? 

Aparentando uma grande calma consegui dizer-lhe :

Estou tentando passar a noite aqui para amanha chegar mais cedo a Lisboa que e' o meu destino .

_ Se quizeres entra para a minha casa .

Nao me fiz rogado e apanhando a saca e os parcos haveres segui-o, a' sua casa que ficava logo em frente. 

Minutos passados ja ele sabia a minha historia toda bem contada e ja tinha comido um bom bocado de pao e uma posta de peixe frito que pelo sabor e espinhas pareceu-me ser cachucho  .

A luz do candeeiro estava-se  a apagar e ele encheu -o novamente e sentando-se na tosca mesa virando-se para mim disse  :

Eu tenho que apanhar a camioneta da carreira para lisboa muito cedo , eu trabalho nos estaleiros , eu vou ler ainda um pouco o Jornal , se quizeres estendes a saca  em cima do tapete e dormes aqui .

Olhando eu de revez consegui ler o titulo do jornal  que era um titulo para mim muito interessante embora eu nunca tivesse  ouvido falar de um jornal com aquele nome, o qual nunca jamais esqueci.

O titulo do Jornal era  :

                                                        AVANTE

Embora cansado e com sono nao consegui adormecer   e quando ele leu o jornal e se levantou , rasgando  o jornal em pequenos pedacos depositou la' fora o Jornal dentro de um fogao de ferro que possivelmente servia para assar ou fazer a sua comida regou-o com petroleo  e queimou-  o ficando em cinzas  com uma vassora pequena e uma pa' levou as cinzas e andando no campo fora quando apareceu  a pa' estava vazia e limpa.

Achei tudo aquilo estranho e antes de abandonar a casa ainda fui verificar se via algum resquidio de papel . nao estava la nada  !

Anos muito tarde ainda voltei a procurar conhecer aquele bom Samaritano  .

Nao o consegui ,gostava de saber ao menos o seu nome !!!

                                      Comunistas actuais  ? nem so' 

  Desde Ha 28 anoa ate' agora que comunistas e zelozos que todos os anos nas procissoes da Nossa Senhora da Boa Viagem minha Padroeira   levam o Palio nao teem coragem de acabar com uma telenovela  que se tornou politica e imoral

               Que o vosso senhor os imole em fogo   pois com as vossas benezes nao chegam aos ceus  !!!

Manuel Joaquim Leonardo  12 / 05 1929 -------- -----10 /03/2015

Peniche Vancouver Canada