sexta-feira, 30 de março de 2012

                                                      

                                          
                                                  ARCO  IRIS     
   
  
    Sempre controverso desde os meus 13 anos de idade e  ate agora , revisitei os meus arquivos e encontrei este pequeno escrito que me fez lembrar uma das profundas batalhas que por estas bandas tenho travado ,um dialogo tambem de surdos  em que a minha opiniao embora sendo ouvida algumas vezes , os politicos teem modificado  os seus cenarios de actuacao consoante as ocasioes propicias para durante as suas campanhas eleitorais conseguirem captar os arcos iris e companhias limitada na ansia de que com  sua contribuicao conseguirem uma maioria que hoje a achando   pervessa  na proxima ocasiao ja e   acessiva aos seu programas eleitorais .
             Embora ja desde muitas decadas  ter proclamado que as pessoas tem o direito de usarem o seu corpo da melhor maneira para se sentirem felizes , desde sempre tenho tambem declarado que sou um acerrimo defensor  da nao perfilhacao de criancas por casais do mesmo sexo
              E foi assim que comecou uma Batalha que esta sempre no meu espirito.
            
          





PortugalClub       Cardigos  Brasil  

Ao Presidente
Casimiro Rodrigues

                                                                     Comunistas
                                                              ( titulo publicado pelo nosso     camarada Eduardo Neves Moreira )
                                                                                        no PortugalClub

                   Cada vez mais , pretendo através do PortugalClub educar-me com os escritos que os nossos camaradas das mais diversas  cores políticas , digníssimos e potentosos escritores/as ,poetizas/poetas , juristas , comentadores /as ,  teólogos , historiadores nobres e menos nobres  - quando digo menos nobres cito alguns que escrevem a historia á sua maneira , ás vezes eivadas de tantas falsas verdades , ou ignorãncia maldosa e libertina .
 , Daqueles que dão escrita ás diversas " meninas " que sendo tão pequenitas falam de uma maneira tão nobre que até o Céu se admira , daqueles politicos que como politicos que são só nos mostram as suas virtudes politicas partidiárias , escamoteando  as virtudes dos seus adversários  , daqueles EX  , sim com letra grande  que tão prosaicamente terminam as suas lições de arte de bem escrever ,o que nos querem transmitir , á nossa selecta audiência que como se vê não arreda pé  e a vista dos ecrans que  estão há frente de si  .
                   Não posso deixar de incluir , não posso esquecer - me desse  " EX " policia da PIDE que tão humanamente falou , escreveu da sua verdade que até teve grande audiência batendo palmas .
Tambem não quero deixar de mencionar esses  "  pacóvios " que de coração  nas mãos expoem as suas humildes prosas recheadas de arte de dar Amôr  e Compreensão  .
                   Certamente deixei muitos de fora ,não por menosprezar os seus valores mas sim porque a minha cabeça velha e tonta já não dá para mais , por isso peço as minhas desculpas .
Aprendendo sempre com o nosso PortugalClub hoje mais uma vez ,  vejo aqui falado , um novo Partido denominado Arco Iris  .
                   Como nunca tive conhecimento desse certamente potencial Partido e como estudioso profundo da historia dos Partidos  , agradecia que me informem quando ; aonde ; ano ; País ; e quem foi fundador/es e o motivo em vista da defesa do quê ? de quem ?
Como sempre desejando a todos vós Saude e Amôr e Dinheiro -tinha-me esquecido do dinheiro que faz mover as causas nobres mas já ai vai ,
 sou o
Manuel Joaquim Leonardo     Manuel de Peniche
Vancouver Canada
28 - 11 - 06                 
PS
No após Revoluçao dos Cravos fui convidado por cerca de 17 ? Partidos para ingressar nas suas fileiras ,sòmente  o Partido Comunista Português não apresentou nenhuma proposta para  ingressar nesse Partido.
Não aceitei nenhum convite e ainda hoje não sou filiado em nenhum Partido ,mas hoje  ao ouvir falar que  o Partido Arco Iris existe e porque já gosto do nome do Partido talvez se me convidassem a ingressar ,eu me consideraria honrado com o convite    
Manuel de Peniche

quarta-feira, 28 de março de 2012

                                                                                                                              


                                             Noticias na imprensa Portuguesa
Varios jornais portugueses ja teem trazido a' " baila" - girica portuguesa aplicada antes do novo acordo Portugues -Brasileiro - e por mim aprendida nos distantes anos de 1941 na minha quarta classe com distincao em que" baila " significava, trazer a' conversa , assuntos que diariamente eram noticia meia escondida pois a P.I.D. E . sigla da policia internacional de defesa do estado era ja' a nossa sombra , e agora livremente a's vezes, com uma leviandade que comeca a bradar aos ceus e que sera' bom comecarmos a estudar cientificamente a maneira de administrarmos uma educacao adequada a quem exagera da profunda liberdade intelectual que em todo o Mundo se faz sentir.
E assim verifico que a actual e esclarecida imprensa portuguesa esta a lancar na ribalta da Politica Portuguesa o nome de Sua Excia o actual Ministro da Economia Portuguesa Dr. Vitor Gaspar com uma aureola ja equiparada a um dos mais ilustres economistas de Portugal o Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar .
Como modesto que sempre tenho sido durante a minha ja longinqua vida e tendo tido o meu Doutoramento na Universidade da Vida ,na minha modesta opiniao sugeria que nao se deve, nem tentar sequer , fazer uma aproximacao consultiva entre estas ilustres figuras Publicas pois recentemente fiz um estudo sobre as figuras politicas de Suas Excias o
Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar e O Dr. Alvaro Cunhal aquando ingratammente alguem pos em competicao na escolha do mais Ilustre Portugues Contemporaneo os nomes de Salazar contra Cunhal , HOMENS PARECIDOS MAS NADA IGUAIS.
Nessa compilacao que tomo a liberdade de publicar pode- se ver que o Doutor Antonio de Oliveira Salazar com os seus defeitos e virtudes como economista nunca precisou de ensinamentos de entidades embora brilhantemente conceituadas estrangeiras para governar durante os seus primeiros anos de governo com uma sabedoria que o tornou famoso em todo o Mundo como economista que foi .
Para terminar agradecia que se possivel me ajudassem a compilar dados pessoais , tecnicos , literarios , e governativos do Ilustrissimo Dr. Vitor Gaspar para que possa eu ainda fazer uma biografia actualizada .
Tenho feito bastantes buscas na internet mas ate ao momento sao pouco conclusivas
Com as mais respeitosas saudacoes sou o
Manuel Joaquim Leonardo 28/3/2012
Peniche Vancouver Canada manueldepeniche@shaw.ca fielamigodepeniche.blogspot.com




               O Sr. Professor Doutor António de Oliveira Salazar nasceu no dia 27 de Abril de 1889.
Veio ao Mundo de complecção fraca – nasceu fora do tempo – e quando seus pais Antonio Oliveira de 50 e sua mãe Maria do Resgate com 45 anos na altura não esperavam conceber mais filhos pois já tinham quatro filhas ,Marta de oito anos Elisa, Maria Leopoldina e laura , nasceu o menino que lhe puseram o nome de Antonio de Oliveira Salazar .
É interessante verificar que foi o apelido Salazar por parte do Avô materno que ficaria como sobrenome pessoal do menino.
Filho de gente pobre segundo consta , nunca passou necessidades . não era verdadeiramente pobre mas muito remediada .
Nasceu junto a uma estrada por onde passavam dia e noite os almocreves com as bestas de carga . Quando nasceu Maria leopoldina o casal Antonio Oliveira e Maria do Resgate transformaram parte da casa em hospedaria e taberna mas António continuou como feitor da casa agrícola dos Perestrelos e Maria do Resgate com mão autera tomava conta do negócio .
António Oliveira já era nesta ocasião intermediário na venda de terrenos em Santa Comba Dão.
Sempre muito franzino Salazar era tímido e acanhado , brincava sòmente com as suas irmãs e como não havia escola na localidade,particularmente com um funcionário da Camara de Santa Comba Dão aprendeu a contar ler e escrever .
Era já muito inteligente e esperto para contas e letras. Seus pais queriam que seu filho seguisse nos estudos e sua mãe não queria que fosse para o Liceu de Viseu pois não estava acostumado a estar em companhia de rapazes e sua mãe pensava que serviria de chacota aos outros rapazes .
Decidiram que o seu destino de estudar seria no Seminário . O jovem do Vimieiro já bem apossoado ,apenas traido pelos lábios finos e voz de falsete , em 1914 finalizou o curso com 19 valores .os sectores católicos mais reacionários enalteciam o saber e o prestigio do lente que ganhando dinheiro como jurisconsultor , trabalhava para poder finalizar o seu Doutoramento.
Pouco depois de se Doutorar Salazar acompanhou os seus Amigos Manuel Cerejeira , já formado em letras e Cabral Moncada numa viagem a França . Moncada não foi capaz de seguir viagem perdendo-se com a folia .Salazar foge como o diabo da cruz e parte para Liège para participar num encontro católico .
Manuel Cerejeira vai para Lourdes .
Salazar aprimorou-se com os hábitos e era vê-lo de bengala com castão de prata com frequência no Avenida . O corte dos seus fatos eram do famoso alfaiate Damião , de Coimbra .
Salazar não fazia nada para encobrir a sua paixão pela talvez Mulher da sua vida .
De seu nome de familia Perestrelo, a jovem filha do patrão do pai de Salazar foi sempre contrariada por seu pai pois não concordava que sua fillha fosse casar com o filho do seu caseiro .
De Salazar sòmente se conhece um desaire político :
Só teve um percalço , foi quando foi suspenso temporáriamente da docência por suspeita de activismo monarquico
Como praia de férias escolheu a praia da Figueira da Foz aonde tinha casa alugada á época .
Em 1930 o doutrinador católico Salazar ,ocupa já a Pasta das Finanças .
Tinha tomado o cargo em 1926 mas demitiu-se , nada satisfeito , cinco dias depois e regressou a Coimbra Dois anos depois deixou-se convencer por lisboa . O País estava de rastos e era preciso alguem para pôr as Finanças Públicas em ordem .
Uma tarde tropeçou na carpete do Gabinete , estatelou-se no chão partindo uma perna e da qual teve uma convalescência prolongada .
Mesmo na cama trabalhou no Orçamento e todo o Conselho de Ministros o visitaram no leito do hospital.
O Chefe de Estado ,General Carmona tambem esteve reunido á volta da sua cama .
Salazar tomou posse como Presidente do Conselho em 11 de Abril de 1933
Faleceu devido a uma queda de uma cadeira em 27 de julho de 1970
28 de Abril de 1889 --- 27 de Julho de 1970
P. S.
Dados pessoais entre mim e o Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar :
Em 1937 quando eu tinha então 8 anos de idade já de noite bateram á porta da casa onde nós moravamos .
Meu cunhado disse-me para eu ver quem era . Nessa altura estava o meu cunhado a acabar de finalizar os acabamentos de uns sapatos novos que ele fabricava e eu ainda com as mãos sujas da especie de cola que meu cunhado inventou fui abrir a porta
Fiquei algo surpreendido de ver uns srs muito bem vestidos que me preguntaram se o Sr. Alfredo Domingos se encontrava em casa .
Gritei para dentro, Padrinho estão aqui uns Srs a perguntar por si .
Manda-os entrar , disse-me e acedi a entrada . Sem maldade nenhuma naquela idade ainda não conhecia a maldade , conduzi-os ao quarto em que meu cunhado fazia a sua oficina .
Meu cunhado ao ver pessoas que desconhecia levantou-se surpreendido e perguntou quase gaguejando : Quem são os srs, ?
Amavelmente disseram-lhe , não se incomode que vimos por bem
Pareceu-me que o meu cunhado não estava muito tranquilo e aqueles srs pediram-me se fazia o favor de eu me retirar.
Sai do quarto e veio-me a á lembrança uma conversa que tinha tido com o Sr. José Pina nosso visinho da frente na qual ele tinha dito que havia uma policia que entrava na casa das pessoas e as levava presas sem as pessoas terem feito coisa má alguma Fiquei em cuidados e aguardei o mais serenamente o que se iria passar.
Talvez cerca de uma hora depois vi os três sairem do quarto e reparei que o meu cunhado estva mais ou menos satisfeito , eu já o conhecia quando as coisas lhe estavam a correr de vento em popa Acompanhamos os srs á porta e na despedida um deles passou com a mão pela minha cabeça num gesto amavel .
Passados alguns minutos o meu Cunhado que me abituei a chamar Padrinho olhou para mim e disse-me com uma voz admirada : estes srs estão malucos . Como não estava habituado a fazer perguntas que achava que não devia fazer ,continuei quêdo e mudo.
Passados uns dias comecei a reparar que o retrato do Professor Doutor António de Oliveira Salazar que nunca tinha visto em casa , ficava em cima do movel da casa de jantar sem que alguem o retirasse. Eu parecia-me que o meu cunhado não engraçava muito com aquele sr. por isso a minha admiração
Talvez um mês depois numa conversa que minha madrinha me propôs , sêr intima que nunca contasse , mesmo ao sr Pina o que ela me ia dizer.
E começou : Lembras-te daqueles srs que vieram cá a casa falar com o padrinho? .Eram pessoas mandadas pelo Professor Doutor Oliveira Salazar .
Querem que ele como é muito parecido com o Doutor Oliveira Salazar que vá ás vezes fingir que é ele , ás manifestações mas o padrinho não quer fazer de Salazar !
Fiqei muito confuso e sei que o meu Padrinho não foi
Dois anos depois abordaram novamente o meu padrinho mas ele voltou a recusar.
Muitos anos passaram e eu comecei a vêr que o meu Padrinho que quando saía ia sempre de fato parecia mesmo o Salazar, a cara , o corpo e tudo e agora até fiquei a saber que o meu padrinho era mesmo de perto de Santa Comba Dão .
--------------
Naquele tempo tinha um cunhado de nome Antonio dos Santos .
Era uma pessoa bondosa de que todos nós familiares e Amigos gostavamos e que infelizmente tinha umas crises nervosas que eram a infelicidade de todos nós
Ás vezes dava-lhe na cabeça de amarinhar pelas paredes exteriores da Fortaleza e a guarda ja tinha ordem e eram avisadas que de um momento para o outro lhes poderia aparecer aos seus olhos uma cabeça que sorrindo lhes dizia : O lá bom dia !
Desta vez já fazia muitos meses que andava doente e parecia que as melhoras não chegavam.
Como não fazia mal a ninguem as autoridades não o queriam internar numa casa de saude aonde podesse ser tratado.
Pedi ao chefe da Policia que arranjasse um protesto para que meu cunhado fosse levado para tratamento e nada. Pedi ao Presidente da Câmara que me disse tambem nada poder fazer .
Fui a Lisboa apelar a alguns Amigos que fizessem uma intervenção a favôr do meu cunhado . Mais um mês se passou e nada de novo, e foi então que escrevi uma carta dirigida ao Sr. Professor Doutor António de Oliveira Salazar .
Não recebi resposta mas duas semanas depois o meu cunhado partiu para um longo tratamento do qual durante muitos anos conseguiu fazer uma vida normal para felicidade de todos nós .
Manuel Joaquim Leonardo
Vancouver B.C. Canada 1 de Março de 2007

quinta-feira, 22 de março de 2012



                                                                   Cravos de Maio
                                                                    Cravos debotados
A maioria silenciosa ja' esta' em Peniche
Ja' nao vai a's manifestacoes do poder .
As velas dos barcos ja' estao arreadas
O mar fustiga a costa , e quem padece e' o mexilhao.
De Norte a Sul de Portugal ,o sol queima
os restos da seara que nao cresceu .
Os meninos vao para a escola de computador na mao
descalcos , saltitando  sob o sol ardente ,  na mao , ja' nao levam o pao .

Peniche da fome que em pequenino passei
Peniche que e's   gloria da minha esperanca
de ti que  nunca , nunca mais me esquecerei
luta com Homens  que  te deem a Lideranca

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

segunda-feira, 19 de março de 2012



                                     102 Fm Radio
                                        em Peniche
                                         EU GOSTO
Mais uma vez estou ca de longe ouvindo a radio da minha terra.
Mas sera que e' de facto da minha Terra ? .
Oico com frequencia e como tenho o tempo todo ,  estou esperando que
algo de novo suceda em Peniche para ser noticia na 102 fm radio e ouvidas em
todo o Mundo mas nada de novo acontece que mereca a atencao e a tecnologia
sostificada da tecnica modernizada a todos os minutos nessa estacao de radio.
Hoje sentado comodamente no cadeirao que tenho na minha luxuosa mansao que somente faz servico quando atentamento oico a radio da minha Terra
tenho esperado que a audicao da anunciada transmissao directa de noticias da contin
nuidade do nosso Hospital Sao Pedro Goncalves Telmo chegue a mim e a todos os
ouvintes que atentamente ainda acreditam em milagres que ja chegaram a outras
localidades cujos dirigentes politicos que apesar de acreditarem em Santos lancaram o pri
meiro passo para alcancarem a meta ja' pre'combinada .
Como sou muitissimo paciente fui ouvindo as interessantes cancoes que os
diversos artistas nos deliciavam ao passar do tempo e finalmente foi anunciado que derivado  a dificuldades tecnicas nao seria possivel ouvir em directo e assim indica
ram que a comferencia nos seria transmitida em indirecto uma hora depois .
Faco notar que em diversas interrupcoes nos foi indicado que as dificuldades tecnicas
persistiam em nao nos deixarem ouvir mas nunca ouve um pedido de desculpa por essa
inconveniencia como seria natural se a delicadeza estivesse incluida nos estatutos da estacao
Finalmente foi comecada  a emissao sem que como seria normal , ser anunciada a pessoa que deu inicio  ao comunicado assim como a segunda  pessoa que estava designada para tambem esclarecer a posicao dessa assembleia ao Povo de Peniche que mais uma vez nao teve ocasiao de interferir num assunto que parece que so a ele lhe diz respeito pois todos as restantes - parece me que nao ha’ excepcoes - entidades que estavam no palanque nao usam os servicos publicos mas sim os servicos privados a que estao agregados por contratos especiais governamentais com as suas  entidades empregadoras .
        Para vosso esclarecimento tenho gravado todo, o antes e depois , apresentado pela 102 fm radio  acerca deste comunicado.
 Acerca do teor do comunicado lido pelos os intervenientes  irei debrucar me mais tarde ,  num futuro proximo  mas nao deixando de para ja dizer  o seguinte :
          Eu , O Homem que fala So’ como prosaicamente sou intitulado por Vossas  Excias  consegui respostas a’s minhas exposicoes  durante estes mais de quatro anos das  diversas entidades tais como , Presidencia da Republica  , Ministerio da Saude , Procuradoria Geral da Republica  aquando das minhas peticoes acerca das  Urgencias ,fecho e desmantelamento desumano do nosso Hospital Sao Pedro Goncalves Telmo de Peniche um dos melhores Hospitais concelhios de Portugal.
          Veem agora estes senhores que tiveram uma reuniao secreta  com o  ex amigo doutor ? Carlos Sa em que nem os trabalhadores do Hospital Sao Pedro Goncalves  Telmo foram autorizados a assistir , fiel administrador que consegue  comer  com o dinheiro que aufere com a maior fraude  que o governo portugues alguma vez fez ao humilde e materizado povo do Oeste Norte de Portugal  - gostava de saber o endereco,  numero de policia e o andar que o chon esta a trabalhar dentro de uma gaveta de uma secretaria  na cidade das Caldas da Rainha para lhe enviar este correio via postal - veem agora estes senhores  reclamar quando levaram mais de quatro anos a chamar chon a um sistema que nunca existiu colaborando numa mentira  e assistindo ao desmantelamento do nosso Hospital sem nunca fazerem qualquer  reclamacao.
             Ate’ o presidente da Camara Municipal de Alcobaca protagonista da recepcao ilegal das maquinas que foram levadas  para o seu hospital , agora quer passar para os servicos de Leiria  sem a minima reclamacao de  quem deixou roubar  toda a tecnologia que existia no Hospital de Peniche .
              Quanto a mim todos os membros da Camara Municipal de Peniche e seus membros da Assembleia Municipal deveriam demetir-se para desagravo do Povo de Peniche pois nao teem honestidade moral para continuarem a exercer qualqueres funcoes legilativas em Peniche .
              Restituam todas as aparelhagens que foram levadas para Alcobaca  e Caldas da Rainha que nao lhes pertence  para assim o Hospital Sao Pedro Goncalves Telmo vir novamente a funcionar com todas as valencias  que durante mais de 23 anos firzeram de ele um Hospital de qualidade classificada de Excelente .
              Durante estes anos so’ tenho lutado para que somente depois do fantasmagosmico chon estivese concluido e pronto a funcionar e’ que se veriam  as mudificacoes que seriam feitas no Hospital de Peniche !!! .
               Lutando com todas as minhas  Forcas para Bem de Peniche e seu Povo sou  respeitosamente o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada    19 de Marco de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

Com a devida vénia do blogue
Pinturas de Peniche
                                            Com o meu pedido e agradecimento a todos que o quizerem publicar
Intruducao :

Este comentário publicado  em 3 de Marco de 2012 e' um rebentar da revolta que muitos de nos temos acomulado durante tantos anos dentro de no's ,so' perca por ser um pouco tardio mas não deve passar despercebido junto do povo da Peniche .Por minha parte há muitos anos que tenho  falado em reuniões publicas em Blogues ,Jornais e em tudo que eu possa conseguir a sua publicação assim como em reuniões camarárias e Assembleis Municipais sendo ate' conhecido pelo Homem que fala so'.

1 Comentário

Fechar esta janela Ir para o formulário de comentários

Anónimo ramiro viegas disse...
"Palavras levam o vento" já diz o Povo e com razão.Por acaso a Câmara,a comissão de acompanhamento que foi criada, conhece o teor do relatório efectuado pela equipa contratada pelo M.da Saúde para estudar a reestruturação dos hospitais (Encerramento.Pois bem,quanto ao hospital de Peniche, consta nesse relatório que no mesmo se encontram três médicos no quadro pelo que, o encerramento é fácil e rápido. A estrutura vende-se aos privados para os Serviços Continuados.È preciso falar a verdade aos Penichenses e, acabar de vez com a mentira.Também sabemos que hoje a venda do hospital é o caminho que está escrito,o desmantelamento do bloco operatório já indiciava que algo de muito concreto já estava bem definido. Contudo, amanhã pode ser que surja outra solução mas em quem nós devemos confiar com tanta coisa escondida.Será que ninguém na Câmara e na comissão de acompanhamento,tenha tido acesso ao documento da equipa contratada pelo Ministério da Saúde? Não deveria ter sido exigido a consulta do mesmo pelos autarcas em quem todos nós votámos? Acreditaram no Poder centralista? ainda não tiveram a competência para reconhecerem que continuamos a viver numa ditadura agora de Partidos que, fala no Povo mas só para o explorar e enganar.Caso se confirme a venda do hospital, conforme o previsto que resposta vão dar os autarcas a todos os que neles confiaram? Que foram enganados? Não é possível que eu venho a assistir a essa justificação esfarrapada de desleixo e falta de competência para defender os interesses de uma população que hoje como no passado se encontra abandonada.Fazendo parte do território Nacional Peniche é,mais insular que a Madeira e os Açores.Como o Povo diz "Vamos aguardar para ver" apesar de ser grande a amargura com que assisto a todo este desenvolvimento do encerramento do hospital caso o mesmo venha a acontecer julgo que o caminho mais correto será a demissão de todos os eleitos para os diversos órgãos autárquicos pois, não demonstraram capacidade para encontrar uma solução para um problema que vem agravar ainda mais a assistência médica à população de Peniche.
3

domingo, 4 de março de 2012

ELECTICIDADE NA ALMAGREIRA PENICHE

Com a devida venia do
Publico
A mesma conversa ?
O que tras de novo para Peniche ?
Uma maneira eleitoral de fazer propaganda politica barata.
Falar mal de mim ou vice versa ,e sempre fazerem lembrarem de mim.
Tambem fica censurado ?
A ver vamos !!!
I
Foto: Enric Vives-Rubio
Os Estaleiros de Peniche podem desempenhar um importante papel nesta área de actividade
Peniche tem projecto que aproveita energia das correntes marítimas
04.03.2012
Carlos Cipriano
Mais do que a produção, o objectivo da instalação, que tem o apoio da União Europeia, visa desenvolver uma tecnologia que possa expandir este tipo de energia que é renovável e limpa.
Aproveitar as correntes submarinas do fundo do mar para produzir energia eléctrica é o objectivo do projecto Waveroller, de tecnologia finlandesa, que vai instalar no mar de Peniche uma plataforma com três módulos capazes de produzir 300 kilowatts-hora (KWh).

O software e grande parte do hardware são, obviamente, finlandeses. Os portugueses têm a seu cargo os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar, que é da responsabilidade dos Estaleiros Navais de Peniche.

Os trabalhos estão em curso desde Janeiro e, em Maio, deverá ser depositado a três milhas (cerca de 5km) da praia da Almagreira (Baleal), a uma profundidade de 25 a 30 metros, a estrutura sobre a qual assentam três asas que se movem ao sabor das correntes, e que estará ligada a terra por um cabo submarino pelo qual será transportada a energia eléctrica que será injectada na rede da REN/EDP.

A receita assim obtida será residual, como residual é também a quantidade produzida. Trezentos KWh é menos de 10% da capacidade de um moinho eólico, mas Carlos Mota, administrador dos Estaleiros Navais de Peniche, recorda que isto é pura I&D (investigação e desenvolvimento) e que não é por acaso que se trata de um projecto financiado pela Comissão Europeia, através do 7º Programa-Quadro.

O objectivo é, pois, experimentar, aperfeiçoar, optimizar, de modo a que mais tarde se possa produzir mais e melhor tecnologia e expandir esta fonte de energia, que é renovável e limpa, porque não tem quaisquer impactos ambientais negativos. Nem sequer paisagísticos, porque os equipamentos estão no fundo do mar.

Denominado Surge - Simple Underwater Renewable, o projecto tem como parceiros a AW Energy Oy, que lidera, e a Multimart Oy e a ABB Oy, todos finlandeses. A parte portuguesa é composta pela Câmara Municipal de Peniche, Estaleiros Navais de Peniche, Instituto Hidrográfico, Centro de Energia das Ondas e a empresa do grupo Lena Eneólica. Há ainda um parceiro alemão (Bosch Rexroth) e outro belga (Instituut voor Infrastructuur).

António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, eleito pela CDU, disse ao PÚBLICO que foi contactado pelos finlandeses em 2006. "Eles tinham uma ideia de que a costa desta zona tinha condições interessantes para acolher este tipo de projectos e eu disse que faria sentido utilizar as competências locais na área dos estaleiros e no mergulho", lembrou. A autarquia tem actuado também como "agente facilitador" na ligação com a administração central, procurando obter as autorizações e licenciamentos necessários numa área sobre a qual não há praticamente legislação por ser muito inovadora.

Mais 25 mil horas

Para os Estaleiros Navais de Peniche, que sofreram nos últimos meses uma quebra nas encomendas, este projecto não é um negócio da China, mas representa, ainda assim, 25 mil horas de trabalho. Mais importante, contudo, é que, se isto resultar, esta empresa poderá vir a ser o embrião de um cluster idêntico ao que é hoje o da energia eólica.

Para 2013 os finlandeses projectam instalar uma versão pré-comercial com uma capacidade de 5 MWh, ou seja, 17 vezes mais do que a da plataforma agora em construção.

Os estaleiros penichenses são a maior empresa privada de construção naval do país e tiveram em 2011 um volume de negócios de 15 milhões de euros, mas o seu administrador não quis divulgar os resultados líquidos, limitando-se a enfatizar que, "apesar do momento de recessão económica, foram positivos na ordem das centenas de milhares de euros".

A empresa de construção naval conta, actualmente, com 120 trabalhadores, mas ainda no Verão passado eram 220. Carlos Mota explica que esta redução se deveu à também quebra do volume de trabalho que ocorreu no segundo semestre de 2011.

Notícia corrigida às 13:08. Corrigidas as nomenclaturas Kilowatt e não quilowatt. E a percentagem no quarto parágrafo de 1% para 10%

I
Foto: Enric Vives-Rubio
Os Estaleiros de Peniche podem desempenhar um importante papel nesta área de actividade
Peniche tem projecto que aproveita energia das correntes marítimas
04.03.2012
Carlos Cipriano
Mais do que a produção, o objectivo da instalação, que tem o apoio da União Europeia, visa desenvolver uma tecnologia que possa expandir este tipo de energia que é renovável e limpa.
Aproveitar as correntes submarinas do fundo do mar para produzir energia eléctrica é o objectivo do projecto Waveroller, de tecnologia finlandesa, que vai instalar no mar de Peniche uma plataforma com três módulos capazes de produzir 300 kilowatts-hora (KWh).

O software e grande parte do hardware são, obviamente, finlandeses. Os portugueses têm a seu cargo os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar, que é da responsabilidade dos Estaleiros Navais de Peniche.

Os trabalhos estão em curso desde Janeiro e, em Maio, deverá ser depositado a três milhas (cerca de 5km) da praia da Almagreira (Baleal), a uma profundidade de 25 a 30 metros, a estrutura sobre a qual assentam três asas que se movem ao sabor das correntes, e que estará ligada a terra por um cabo submarino pelo qual será transportada a energia eléctrica que será injectada na rede da REN/EDP.

A receita assim obtida será residual, como residual é também a quantidade produzida. Trezentos KWh é menos de 10% da capacidade de um moinho eólico, mas Carlos Mota, administrador dos Estaleiros Navais de Peniche, recorda que isto é pura I&D (investigação e desenvolvimento) e que não é por acaso que se trata de um projecto financiado pela Comissão Europeia, através do 7º Programa-Quadro.

O objectivo é, pois, experimentar, aperfeiçoar, optimizar, de modo a que mais tarde se possa produzir mais e melhor tecnologia e expandir esta fonte de energia, que é renovável e limpa, porque não tem quaisquer impactos ambientais negativos. Nem sequer paisagísticos, porque os equipamentos estão no fundo do mar.

Denominado Surge - Simple Underwater Renewable, o projecto tem como parceiros a AW Energy Oy, que lidera, e a Multimart Oy e a ABB Oy, todos finlandeses. A parte portuguesa é composta pela Câmara Municipal de Peniche, Estaleiros Navais de Peniche, Instituto Hidrográfico, Centro de Energia das Ondas e a empresa do grupo Lena Eneólica. Há ainda um parceiro alemão (Bosch Rexroth) e outro belga (Instituut voor Infrastructuur).

António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, eleito pela CDU, disse ao PÚBLICO que foi contactado pelos finlandeses em 2006. "Eles tinham uma ideia de que a costa desta zona tinha condições interessantes para acolher este tipo de projectos e eu disse que faria sentido utilizar as competências locais na área dos estaleiros e no mergulho", lembrou. A autarquia tem actuado também como "agente facilitador" na ligação com a administração central, procurando obter as autorizações e licenciamentos necessários numa área sobre a qual não há praticamente legislação por ser muito inovadora.

Mais 25 mil horas

Para os Estaleiros Navais de Peniche, que sofreram nos últimos meses uma quebra nas encomendas, este projecto não é um negócio da China, mas representa, ainda assim, 25 mil horas de trabalho. Mais importante, contudo, é que, se isto resultar, esta empresa poderá vir a ser o embrião de um cluster idêntico ao que é hoje o da energia eólica.

Para 2013 os finlandeses projectam instalar uma versão pré-comercial com uma capacidade de 5 MWh, ou seja, 17 vezes mais do que a da plataforma agora em construção.

Os estaleiros penichenses são a maior empresa privada de construção naval do país e tiveram em 2011 um volume de negócios de 15 milhões de euros, mas o seu administrador não quis divulgar os resultados líquidos, limitando-se a enfatizar que, "apesar do momento de recessão económica, foram positivos na ordem das centenas de milhares de euros".

A empresa de construção naval conta, actualmente, com 120 trabalhadores, mas ainda no Verão passado eram 220. Carlos Mota explica que esta redução se deveu à também quebra do volume de trabalho que ocorreu no segundo semestre de 2011.

Notícia corrigida às 13:08. Corrigidas as nomenclaturas Kilowatt e não quilowatt. E a percentagem no quarto parágrafo de 1% para 10%

Energia das ondas


I
Foto: Enric Vives-Rubio
Os Estaleiros de Peniche podem desempenhar um importante papel nesta área de actividade
Peniche tem projecto que aproveita energia das correntes marítimas
04.03.2012
Carlos Cipriano
Mais do que a produção, o objectivo da instalação, que tem o apoio da União Europeia, visa desenvolver uma tecnologia que possa expandir este tipo de energia que é renovável e limpa.
Aproveitar as correntes submarinas do fundo do mar para produzir energia eléctrica é o objectivo do projecto Waveroller, de tecnologia finlandesa, que vai instalar no mar de Peniche uma plataforma com três módulos capazes de produzir 300 kilowatts-hora (KWh).

O software e grande parte do hardware são, obviamente, finlandeses. Os portugueses têm a seu cargo os trabalhos de montagem final e preparação da fixação da estrutura ao fundo do mar, que é da responsabilidade dos Estaleiros Navais de Peniche.

Os trabalhos estão em curso desde Janeiro e, em Maio, deverá ser depositado a três milhas (cerca de 5km) da praia da Almagreira (Baleal), a uma profundidade de 25 a 30 metros, a estrutura sobre a qual assentam três asas que se movem ao sabor das correntes, e que estará ligada a terra por um cabo submarino pelo qual será transportada a energia eléctrica que será injectada na rede da REN/EDP.

A receita assim obtida será residual, como residual é também a quantidade produzida. Trezentos KWh é menos de 10% da capacidade de um moinho eólico, mas Carlos Mota, administrador dos Estaleiros Navais de Peniche, recorda que isto é pura I&D (investigação e desenvolvimento) e que não é por acaso que se trata de um projecto financiado pela Comissão Europeia, através do 7º Programa-Quadro.

O objectivo é, pois, experimentar, aperfeiçoar, optimizar, de modo a que mais tarde se possa produzir mais e melhor tecnologia e expandir esta fonte de energia, que é renovável e limpa, porque não tem quaisquer impactos ambientais negativos. Nem sequer paisagísticos, porque os equipamentos estão no fundo do mar.

Denominado Surge - Simple Underwater Renewable, o projecto tem como parceiros a AW Energy Oy, que lidera, e a Multimart Oy e a ABB Oy, todos finlandeses. A parte portuguesa é composta pela Câmara Municipal de Peniche, Estaleiros Navais de Peniche, Instituto Hidrográfico, Centro de Energia das Ondas e a empresa do grupo Lena Eneólica. Há ainda um parceiro alemão (Bosch Rexroth) e outro belga (Instituut voor Infrastructuur).

António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, eleito pela CDU, disse ao PÚBLICO que foi contactado pelos finlandeses em 2006. "Eles tinham uma ideia de que a costa desta zona tinha condições interessantes para acolher este tipo de projectos e eu disse que faria sentido utilizar as competências locais na área dos estaleiros e no mergulho", lembrou. A autarquia tem actuado também como "agente facilitador" na ligação com a administração central, procurando obter as autorizações e licenciamentos necessários numa área sobre a qual não há praticamente legislação por ser muito inovadora.

Mais 25 mil horas

Para os Estaleiros Navais de Peniche, que sofreram nos últimos meses uma quebra nas encomendas, este projecto não é um negócio da China, mas representa, ainda assim, 25 mil horas de trabalho. Mais importante, contudo, é que, se isto resultar, esta empresa poderá vir a ser o embrião de um cluster idêntico ao que é hoje o da energia eólica.

Para 2013 os finlandeses projectam instalar uma versão pré-comercial com uma capacidade de 5 MWh, ou seja, 17 vezes mais do que a da plataforma agora em construção.

Os estaleiros penichenses são a maior empresa privada de construção naval do país e tiveram em 2011 um volume de negócios de 15 milhões de euros, mas o seu administrador não quis divulgar os resultados líquidos, limitando-se a enfatizar que, "apesar do momento de recessão económica, foram positivos na ordem das centenas de milhares de euros".

A empresa de construção naval conta, actualmente, com 120 trabalhadores, mas ainda no Verão passado eram 220. Carlos Mota explica que esta redução se deveu à também quebra do volume de trabalho que ocorreu no segundo semestre de 2011.

Notícia corrigida às 13:08. Corrigidas as nomenclaturas Kilowatt e não quilowatt. E a percentagem no quarto parágrafo de 1% para 10%

sexta-feira, 2 de março de 2012

Maroscada

Maroscada ainda nao foi

Maroscada

 Somente a testar a maroscada ,Já vai ? não vai ?
Vamos ver . As minhas desculpas mas os meus amigos trabalham bem
Fazem bom trabalho de sapeiros  Ate sempre