sábado, 25 de junho de 2011

Uma Historia Falsa....

                                                                   
                                                          Uma estória falsa contada mil e uma vez.... ..

           Nos meus tempos antigos , quero dizer na minha meninice  os meus Pais  ensinavam-me  que mentir era um pecado mortal.
 Hoje nos tempos modernos os pais ensinam  aos seus filhinhos que a psiquiatria e a saúde mental é uma conjugação de mentiras proclamadas com fé inabalada que se tornam verdadeiras ao virar da esquina e assim essa situação  que antigamente se chamava demência  se está  a tornar numa  comum doença  que para nosso infortúnio se tem instalado em Portugal .
           Como caso único de mentira colectiva temos o Centro Hospitalar Oeste Norte - o tal prometido que deveria ser construído de raiz nos distritos de Alcobaça  ou Caldas da Rainha  e até já tem terreno comprado para a sua edificação em Alfazeirão  - como contrapartida á fuga , do novo aeroporto  de Lisboa , para outras paragens .
           Daí que o Centro Hospitalar Oeste Norte  tenha levado umas quantas pessoas  em esquizofrenia total , a uma comorbilidade , ansiedade  de depressão  de total demência , ansiedade de depressão muito acentuada  e de casualidades ainda não conhecidas  , nada benéficas para a sua saúde .
           Assim  directores de jornais , pasquins que se editam em papel  e muitos também na chamada neta  - uma glória  da inteligência  humana  mas que por este andar não vai acabar em bem  - conjuntamente com alguns ilustres  presidentes  de Câmaras locais , proclamaram  :
            O Hospital novinho em folha , é nosso !!! ... em Caldas da Rainha .
Já outro  gritava ... Fui comprar o terreno para que o novo hospital  seja construído na minha querida freguesia de Alfazeirao  .
            Ainda outros   diziam  ... O CHON não pode ir para Alfazeirão  porque se tem de pagar portagens !!!....

Dos restantes presidentes dos concelhos  que vegetam nos seus castelos vizinhos todos ficaram satisfeitos  com as suas mordomias  desponiveis para servirem os seus fieis paroquianos .
 E tudo parece que foram Victoria  !
             Em alguns , a sua voz  estridente a que nos acustomaram durante muitas décadas  agora já não e potente  e aceitam o fim  da gloria com um roubar  de um microfone  da mão  que agora começa a tremer no corpo do velho lobo politico  que antes era o meu ídolo 
             So  que mesmo nas estorias eivadas  de pura ficção , há  sempre um vencido  e muitos dignos perdedores  pois os vencedores estão cheios de oprobio  que os acompanhara  ate ao fim das suas gloriosas vidas .
Dos perdedores não se fala pois de Peniche nada se diz apesar de ser o roubado .
 Houveram roubos de tecnologia de ponta , do que faziam.     o Hospital novo de Peniche – 23 anos – um dos melhores  hospitais concelhios de Portugal  .   O hospital  esta desmantelado  ...
             O Centro  Hospitalar Oeste Norte  esta construído  dentro de uma gaveta de uma secretaria algures na Cidade das Caldas da Rainha  .
Continuando com esta estoria fictícia  Peniche reclama  que toda a tecnologia  levada para os hospitais de  Caldas da Rainha e Alcobaça volte para Peniche enquanto  o novo  Centro Hospitalar Oeste Norte  não estiver construído e pronto a funcionar,   daqui a dez anos ?  e assim o Hospital de Peniche  continue a servir  todos os portugueses  que dele necessitem  como o fazia  antes da ficção CHON .
               So que doentes  mentais precisam de ser tratados  e assim começa nova ficção ..... O Centro  Hospitalar Oeste Norte , aquele que funciona numa gaveta de uma secretaria  algures na Cidade das Caldas da Rainha   , vai ter um departamento  de Psiquiatria  e saúde mental  . A revelação foi feita  durante o 13  Seminário  do Núcleo de intervenção  na área da Saúde  de Caldas da Rainha  . Álvaro Carvalho  coordenador da saúde mental , anunciou  que tinha  assinado  o diploma  que criava o departamento .
                 O Director  do Departamento  será nomeado pelo Conselho  de administração do CHON, em comissão de serviço  por um período  de três anos  de entre médicos  psiquiatras  ou psiquiatras da infância  e da adolescencia .

 Será coadjuvado  por um enfermeiro  com capacidade  de saúde mental e psiquiatra  e por  um administrador  hospitalar .
 O Serviço de Psiquiatria  e Saúde mental da infância  e da adolescencia .
será coadjuvado  por um enfermeiro  com capacidade  de saúde mental  e psiquiatria  e por um medico especialista em pedopsquiatra .
O mapa de pessoal  inclui  para alem do  director  do departamento  e do coodernador , seis psiquiatras , 2 médicos  pedo psiquiatras , 34 enfermeiros , 23 psicólogos , 7 psicomotristas .11 assistentes operacionais  e 3 elementos  para o secretariado  clínico .     Poder-se-há ler noticia mais completa  no www.jornaldascaldas .com em 22’-06-2011
 Com mais  estes serviços  o Chon  que esta a funcionar  de dentro de uma secretaria algures na Cidade das Caldas  da Rainha terá que se mudar para um guarda fato , tal são os técnicos , algures num anda da Cidade das Caldas .
Mais outra estoria de ficção  que contada mais mil e  duas vezes não se tornara realidade .

 Ainda se diz que nestes tempos ainda existem pessoas com  vergonha .
Manuel Joaquim Leonardo   B.I. 6545682   25-05-1990 Lisboa
Peniche Vancouver Canada

Sem comentários:

Enviar um comentário