quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Gosto de relembrar




Festas Felizes para todos
Natal de 2013

Como presentemente nao me deixam publicar neste meu postal escritos originais limito-me a reescrever escritos publicados noutros blogs e hoje como sempre recordo uma publicacao que eu sempre admirei a personalidade do seu Autor ,bernardo@jornaldepeniche.pt Bernardo Costa

Enviado para no dia 1- 8 -08 para o endereço bernardo@jornaldepeniche.com . Por favor queira-me informar se recebeu ou não nesse endereço electrónico , ou se o escrito não pode ser editado. No entanto esta mensagem não veio para trás como não recebida . Para continuação da minha colaboração agradecia que por favor me diga o que se está a passar .
Manuel Joaquim Leonardo


Jornal de Peniche on line

Peniche
Portugal
( Com o pedido de publicação )


Acusado

Por escrever o meu email completo quando comeco a escrever em qualquer publicacção , os meus leitores de vez em quando dão -se ao prazer de me fazerem afirmaçoes que ás vezes se tornam aborrecidas para mim.
Como sou uma pessoa normal, respondo verdadeiramente normal a esses comentários e ás vezes até fico com mais alguns Amigos , a outros como já nao consigo zangar -me com alguem deixo passar ao lado mas como sou muito reverente sempre respondo aos comentarios que me fazem , porem nunca trago para as publicações em que aceitam os meus modestos textos qualquer comentario que me dirigem particularmente
Quem quizer comentar os meus escritos que tenha a coragem de assinando ,se dirigir tambem á fonte da informação.
Como parece que já repararam tudo o que escrevo assino com o meu nome completo , sem omissões algumas e muitas vezes tenho pedido para que não escrevam com anonimato. É preciso dar credibilidade ao que escrevemos para sermos respeitados .
Ora é precisamente aqui que as acusações chegam até a mim . que eu assino porque não estou em Peniche porque não trabalho em Peniche , porque nao tenho familiares na entidade patronal que é a Camara Municipal de Peniche que nenhum meu familiar trabalha para a Idal ou lá o que quer que seja , porque parece mal dizer aquilo que se sente e paga-se com as devidas consequencias , etc,etc, etc. .
Respondendo a todas estas ladainhas sòmente continuo a dizer que desde os meus treze anos comecei a ser descriminado pelo sistema neste caso chamado Almirante Tenrreiro , aos quinze alcunhado de comunista pelas gentes da minha terra , nos meus vintes alcunhado de ateu quando o ilustre teologo Dr. Galamba de Oliveira pela primenra vez visitou Peniche na semana Santa da Pascoa e permitiu que fizessem perguntas acerca da religiao
Aproveitei e perguntei porque é que os padres não se podiam casar o que levou a que o tema da palestra estudado pelo Senhor Doutor tivesse que ser alterado , e levou a uma acalorada "discussão " toda a semana . No final continuei a dizer que os padres deviam casar Por essa minha insistência logo alguem me alcunhou de erege . Enfim coisas da vida .
Já anteriormente nos meus dezassete quando esperava pelo meu turno para levar aos ombros o andor de Nossa Senhora da Boa Viagem foi-me recusado porque não estava vestido de fato inteiro , o Senhor Administrador do Concelho Sr. Tenente Afonso Neves e Comandante do Depósito Prisional na Fortaleza - que nome tão interessante que tinha essa prisão -não me autorizou .Eu aí ,contra tudo e contra todos gritei tão alto que fui ouvido : Ainda hei-de de ver ,os Pescadores de Peniche levarem os andores de camisa de caxemira e calcas de tirilene calçando botas de borracha até á virilha !! . Não souberam do que eu me privei para poupar e amealhar para parecer um menino rico como na altura me disseram para levar condignamente o Andor de Nossa Senhora da Boa Viagem ! .Ia todo vestidinho de novo dos pés á cabeça !!
Ainda nos meus vinte anos e enquanto servia o serviço militar fui apanhado a ler um livro da Biblioteca de Vendas Novas - lios quasi todos - que se chamava " Os Crimes de uma Associaçao Secreta " quando estava a tirar o Curso na Escola de Cabos para o Exercito . Estive detido ,não preso , durante tres meses sem poder sair do quartel
. Haviam dois Capitães que me chamavam á porta de armas e me mandavam ir fazer um recado só para eu sair por umas tardes e mais uma vez o estigma de comunista foi invocado para mim , so porque um dos personagens do romance era um conde russo ,o sarjolas que me apanhou em falta, na participacão , declarou que eu estava a ler um livro comunista !
Uma historia que ja a escrevi parece para alguns milhões de falantes da lingua portuguesa em diversas parte do Mundo via internet e não só
A essa história dei o nome de " Oficiais de cinco Estrelas ' e foram de facto Oficiais de cinco Estrelas que tão humanamente me ajudaram a remir um erro que paguei bem caro .
Depois a greve dos Pescadores de Peniche que tanto fez sofrer a minha Familia e a outras tantas Familias de Pescadores .


Até aqui neste grandioso Democratico País que se chama Canada a herança portuguesa que conseguiu durante muitos anos trazer consigo as maleitas hediondas de um Salazismo primário nas pessoas de consulos e ministros portugueses e até da propria Igreja Portuguesa local que muito ajudei na sua construção , angariando para que outros tambem dessem o seu trabalho e dinheiro , para esses continuei a ser o comunista que sempre tentava ajudar os portugueses que precisavam de conforto , ajuda na emigração em toda a acepção da palavra mas sempre de cara e nome descobertos .
Sem até hoje termos recebido beneficios alguns mas sim muitissima das vezes até com a ajuda monetaria de toda a Familia para dar-mos o suor do nosso trabalho e de muitas lagrimas
Não foram só lagrimas , tambem houveram muitas victorias ao longo destes quarenta e dois anos que nos deram muitas alegrias e as victorias colectivas para mim teem sempre mais valor .
Parece-me que com estes apontamentos eu quero mostrar que aí e aqui ou em qualquer ponto do universo aonde chegar os meus escritos teem sempre a assinatura do Manuel Joaquim Leonardo . E tu ?

Vancouver Canada Salvem Peniche Reparem a E.T.A.R. e Sereis Salvos
28 deJulho de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário