segunda-feira, 16 de junho de 2014

A minha linda e tipica Penihe




                                                                                     
                                                                                   Foto
                                                                    Autor desconhecido de momento
                                               


                            A minha linda e típica Peniche 

              Hoje dia 11 de Junho de 2014 cerca das 5 horas da tarde  depois de mais uma  reunião famosa com um amável membro dos serviços técnicos urbanísticos  da nossa Câmara Municipal de Peniche  caminhava de regresso ao meu carro estacionado no novo parque de estacionamento do Clube Naval de Peniche , olhando á minha frente o altaneiro edifício da Capitania  do Porto  de Peniche , momentaneamente  veio- me á minha memoria as datas de finais dos anos cinquenta , princípios  de sessenta  em que essa Casa foi palco da primeira greve dos pescadores de Peniche , tão desconhecida dos zelosos  dirigentes dos homens do mar que após o 25 de Abril tiveram sempre medo de a  mencionarem alguma vez .
           Também o Largo do Pelourinho testemunhou a maior manifestação das gentes do mar e suas Famílias , no tempo da chamada Ditadura Salazarista , empilhando alguns  milhares de Seres Humanos  que nessa época tiveram a coragem de dizerem Basta mas que no futuro sofreram as ma´s consequências  da sua ousadia ,com o maior desprezo e opróbrio dos governantes de então           Regressado forçosamente pois as minhas condições de saúde não o permitiam  para finalizar ?  uma telenovela de vinte e oito anos  das mais insólitas cenas degradantes  que se possam imaginar         Mesmo precariamente  ja´ tinha percorrido as paisagens muito minhas queridas  e dei a volta as riquezas cada vez mais inacabadas  ,  cumprimentando varias personagens Humanas  mas muito tipicas que fazem de Peniche uma Terra Sem Par .e hoje sinto-me como insuflado com um ar puro  pelas  conversações  e finalmente saber que tudo estava   finalizado.
Bem hajam os Homens de Bem ! ! ! .

         Estava tão emocionado que mesmo no passeio junto a porta do edifício da Câmara  não reparava que mais  de dez carros estavam parados na rotunda e seu acesso  porque alguém posicionado no meio da rua estreita impedia a sua circulação .
       Um individuo de cerca dos quarentas anos , de boa complexão física e de aspecto muito aceitável   que logo me pareceu que estava com um grave problema físico ,  gesticulando e cruzando a rua  sem sair do centro da via já estava a ouvir o vozeirão que os automobilistas e ocupantes dos carros  já´faziam sem o demoverem a atravessar a rua .
     ""  Eu entretanto também estava aguardando para a travessar quando um jovem e possante condutor de um carro próximo correndo se dirigia para o intruso de modo desabrida para futura confrontação ?
           Eu momentaneamente pensei que deveria agir e mantendo-me entre um e outro dirigi-me  ao causador  de todo este burburinho  e com voz suave e calmamente disse-lhe :

                O senhor parece que esta´com dificuldade para atravessar a rua , eu  posso ajudar ? .
 Olhando para mim atentamente   pôs um dedo cruzando a sua boca como  dizendo-me mimicamente  :
 -Cale a boca  ! 
Eu não desarmei e suave , calmamente continuei falando com ele  dizendo-lhe :
_No outro lado da rua esta´menos sol e nos´vamos conversando ...
Ainda deu mais umas rabicudas  sempre acompanhado por mim sem o forcar  .

O jovem condutor aguardando a pouca distancia nunca mais disse  nada mas o condutor de uma viatura dos serviços de saneamento ainda lhe dirigiu uns piropos inoportunos  que certame poderia levar mais fogo para a fogueira não fora a situação precária  do prevaricador. 
Pacificamente  saiu do meio da rua e rumou em direcção aos bombeiros ,Prageira.
Ja com os carros em movimento´uma voz jovem e bastante sonora gritou :
OBRIGADO . 
 Este obrigado foi uma palavra bem ouvida por mim e que muito me comoveu  .
Faço notar que não conheço pessoalmente qualquer actor desta 
parte  da  Historia da minha Vida .
Ficou em mim o sentido do Dever cumprido e o numero de  matricula do primeiro carro em fila .
Manuel Joaquim Leonardo    12-05-29  -- 17-06-2014
Peniche Vancouver Canada 



1 comentário: