quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O meu Chapeu de Abas Largas

                                                                     




                                            O Meu Chapéu de Abas Largas 

             Hoje fui almoçar fora   .
A minha Mulher pagou-me o almoço  num  restaurante .
É dia de festa e temos  que assistir á Procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem de Peniche .
Sempre  que por aqui gravito na semana de festas procuro um lugar de destaque no Alto do Vilas .
Hoje como de costume  esperei que o som do rufar da nossa garbosa  Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peniche que desde longa data mantém  um recorde de primeiro lugar na fila ,  anunciasse que a Procissão vinha a passar .
           Consoante a Procissão   desfilava ia verificando que o brilho  majestoso que sempre sentia no dia da  nossa Procissão estes últimos anos tem sido esvaziado no essencial , na concorrência brilhante que os nossos Homens do Mar  desfilavam nas suas maneiras de vestir com um cunho das gentes do mar.transportavam os andores engalanados que desfilavam na procissão e davam ainda ,um já pouco sabor das outroras  procissões  de terra da Nossa Senhora da Boa Viagem.
          Ainda me lembro  da euforia que grassava  envolta das cerca de noventa traineiras e barcos de menor porte matriculados na Capitania do Porto de Pesca de Peniche  na azafama de engalanar com esmero e carinho as suas embarcações , para apresentar ,coisa inédita em Portugal  a procissão nocturna em Honra de Nossa Senhora Rainha do Mar , Senhora da Boa Viagem .
            E eram já aos milhares de crentes de Peniche e forasteiros que acorriam, a presenciar esta já tão grande manifestação da Fé   que sempre se multiplicou até aos finais dos anos setenta .
 Hoje em dia nota-se que estas celebrações tem perdido o  muito do brilho e esplendor  com a pouca movimentação da frota da pesca que ao longos destes anos está em decadência e próxima da sua agonia final- reflexões que sem medo  de represálias  preponho-me  a fazer eco, pois apesar de ser o Homem que fala Só, sinto-me com o dever moral de tentar mostrar como o Rei vai Nu e que  só se morre uma vez .
            Por motivos de saúde não pude acompanhar e documentar foto-graficamente como é meu costume todas as passagens e paragens no percurso da nossa Procissão e assim como já é meu habito  aproveitei para que fique para a historia de Peniche mais uma vez a presença civil dos nossos dirigentes que tão garbosamente marcham  empunhando a coberta do Palio.
            Esperando pelo retorno da procissão juntei-me aos muitos indigentes como eu e pessoas que precisando de acentos para alivio das suas maleitas pacientemente esperavam que a Procissão passasse  pela rua sempre bem engalanada  junto ao Estela Maris de Peniche  e também esperando pela procissão estava a postos já esse maravilhoso cantor de seu primeiro nome Vítor que sempre tão bem e sentimental  canta a Senhora da Boa Viagem  .....
            Sempre que oiço essa canção derivado ao meu sistema  nervoso as lágrimas surgem abruptamente dos meus olhos sem que eu as possa parar e assim mais uma vez fui traído pelo meu sentimentalismo .
Logo de entre a assistência  uma senhora vendo a minha comoção , amorosamente  aproximou de mim perguntando :
Estas-se sentindo mal ?
Respondi-lhe custosa mente que seria só por uns minutos e  ficaria bem quando terminasse a minha emoção.
             Nestes precisos momentos passava o Palio junto de nós´e também a canção tinha acabado e a assistência como de costume batia palmas ao Vítor pela sua mais uma vez Feliz e extraordinária actuação .
Algo extraordinário  sucedeu, o Senhor Presidente da Câmara de Peniche que olhava para o nosso lado, enquanto batíamos palmas  disse por duas vezes sonoramente  : muito Obrigado  muito Obrigado .....

 Enquanto esperava pelo retorno da Procissão e lendo tantas menções de agradecimento  ao nosso saudoso Monsenhor Bastos  pela obra que nos deixou  , o meu pensamento   voltou a fazer uma pergunta que há  tantos anos julgaria que seria Justa . Não seria tempo de também agradecer   em placa toponímica  bem visível o Nome da Ex-ma Sra  Dona Amália e a algumas outras  Extraordinárias Famílias de Peniche que também ofereceram imóveis e propriedades por exemplo os terrenos do Lar se Santa Maria e outros serviços ?
         Aqui fica esta lembrança ,  Sem imóveis oferecidos a obra ficaria  mais pequena ou nem nada existiria
 Manuel Joaquim Leonardo   12/05/29    14/08/14
Peniche Vancouver Canada
P.S.
Um Escrito com um teor aproximado a este foi eliminado anteriormente neste meu Blogue. Vamos a ver como este vai sair .



        

Sem comentários:

Enviar um comentário