Os falsos carpideiros
Nos meus tempos de meninice quando alguém morria era normal as pessoas abastadas pedirem os servicos de mulheres carpideiras para dar mais honra aos ja defuntos e suas Exmas famílias .
As " carpideiras " senhoras ja' de alguma linhagem que de preto de cabeca aos pe's e com xailes que quase cobriam as suas cabeças , mais nos pareciam umas feias bruxas de algum conto de lindas fadas ,que nos aterrorizavam mas que nos gostávamos de assistir ouvindo as suas lamentacoes com vozes lancinantes ,estridentes e falsamente chorosas
De uma maneira geral o ferrete fúnebre que marcavam estes velorios, transformados em vale de lágrimas que se tornavam sofrimento atroz dos seus familiares durante aquelas horas , eram exibidos nas salas principais da casa e se nos por mais curiosamente nos aproximávamos era-mos enxotados como mosca varejeira .
Nas famílias mais modestas ou mesmo pobres também haviam senhoras bondosas que graciosamente lamuriavam e contavam anedotas que a todos faziam rir e a madrugada se ia aproximando mais rapidamente
Nestes dias maravilhosos de hoje em que este sistema velho e caduco transformou em opiparos banquete nos dias dos funerais dentro mesmo das caves das igrejas , ou salões de festas dos seus fregueses , a confraternização enquanto as partilhas não se aproximam , fazendo dos funerais uma cerimonia social que todos se recordarao por muitos anos .
Hoje em dia por muito estranho que pareça fazem-se funerais colectivos em certas locais do mundo mais estranho ainda fazem -se funerais de tudo que tem nome proprio estando em moda pelos nossos lados o próprio enterro dos Hospitais, Paises etc, etc.
As carpideiras acabaram ,agora em seu lugar ha' uma classe nova, carpideiros que e' formada por pessoas ilustres se'rias fotogénicas e de grande formacao moral que fazem os seus santos oficios por meio de radio, imprensa e televisão , fazem o regalo de todos que os veem desfilar nas passarelas mundanas .,
mas vamos mudar de assunto e amandando uma moeda ao ar escolham um assunto para vos sentirem mais alegres e optimista no futuro.Se tiverem dificuldade na escolha deixo -vos aqui alguns ao vosso dispor para comecarem .
PENICHE JÁ NÃO TEM HOSPITAL
_______________________________
Peniche já não tem Hospital
Não queremos ser enganados !!
Por portaria já publicada no Diário da Republica,o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo já foi instinto .
O equipamento do Bloco Operatório foi desmantelado, o Serviço de cirurgia já encerrou e foi transferido para o Hospital de Alcobaça .
O Serviço de Medicina fechou , a Fisioterapia não tem verba em orçamento e consequentemente , ira ser encerrada a curto prazo .
Pessoal de enfermagem tem sido " desviado " para o Hospital de Alcobaça .
O serviço de urgências funciona a prazo ate a implementação do Centro Hospitalar do Oeste Norte que se aproxima rapidamente .
Enfim Peniche esta a fechar aos poucos o seu Hospital !!!
Tudo isto se pode ler no Peniche.blogs.com , como o Zé mais uma vez
anonimamente da' a conhecer.
Eu pergunto , só agora dia 1 de Setembro de 2009 o anónimo Zé e o PSD vem alertar e tem conhecimento do descalabro do nosso infeliz Hospital São Pedro Gonçalves Telmo !!
Estiveram sempre muito ocupados e não tiveram tempo para saberem o que eu Manuel Joaquim Leonardo e outros anónimos ao longo de diversos anos alertávamos por exemplo no oesteonline.pt ?
Eu como costumo dizer , todos tem comido da mesma panela e só nas alturas das propaganda da banha da cobra para venderem, comprarem os diversos assentos nas cadeirinhas do poder _ em letra pequena como merece _ e que se lembram do que ajudaram a destruir .
E depois ainda dizem que há ª Amigos de Peniche
Com as mais descartantes saudações democráticas sou o Manuel Joaquim Leonardo Peniche Vancouver Canada manuel de peniche @Gmail.com
Salvem Peniche Reparem a ETAR e Sereis Salvos 2 de Setembro de 2009
P. S.
Que data tem a Portaria do encerramento do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo ?
2 comentário(s) a esta notícia. [mostrar/esconder comentários]
Falsas urgências ?
Quem mente mais ?
Quem não tem medico de Família ? - são muitos mais de um milhar de doentes para um medico ?
Ou e quem mente com CHON s que depois se tornam em tempestades de areia e se diluem pelos dedos e se transformam em anexos inexplicáveis acabando por destruir hospital novo e bem equipado que era o orgulho da Cidade de Peniche e de quem ele servia ,para agravarem mais a falta de cuidados de saúde .
Porque destruir o que estava a trabalhar bem em Peniche ,para fazerem um novo em Alcobaça que nas melhores das hipóteses só daqui a sete oito anos ficara a servir os seus designos de dar mais saúde a quem tanto precisa ? .
Porque nao o deixaram ficar ate o verdadeiro CHON por vos prometido estar concluido? .
Tenho vergonha de todos vo's Excias da maneira que todos os partidos tem gerido o meu infeliz Portugal .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Sem comentários:
Enviar um comentário