quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Regresso a casa

                                                           Regresso a casa


                   Depois de quatro meses de ferias um pouco forcadas na minha Peniche eis-me de novo em casa
                   Já tinha saudades da minha casa nesta também minha Cidade de Vancouver Canada que há mais de quarenta  e quatro anos me recebeu a mim e todas a minha Família como  seus  filhos dilectos .
                   Por aqui pouca diferença economica vim encontrar , pois apesar das ondas ciclonicas que assolam o Mundo , o Canada consegue navegar economicamente na crista das ondas mas veremos o novo orçamento na primavera , aqui em Vancouver B.C. o que nos trará .
                   De Portugal , da Europa e principalmente de Peniche aquilo que consegui compreender e' que uma recessão económica esta' implantada com  consequencias tremendas em todos os países da União Europeia  e não so' , em que os próprios trabalhadores também não dão contributo para a própria resulocao dos problemas pois com greves desmedidas não irão a lado algum que lhes resolvam os seus problemas reais .
                    Quando eu ha' mais de dez ,  quinze  anos , dizia em Portugal que a recessão tinha começado a chegar,ouvia dizer que em Portugal não se podia viver  melhor , que tudo rolava numa boa onda e eu via fabricas a fechar apesar de haver encomendas  e os seu admiráveis gestores iam abrir  noutros países em que a mão de obra mais barata e ate' com mão de obra infantil , oferecia um lucro fácil e imediato.
                     E pior ainda essas empresas na sua maioria tinham usado dinheiros públicos para que os portugueses tivessem trabalho . Foi um fartar vilanagem , como costumo  dizer .
                     Porque talvez como estando longe dos problemas locais tinha mais  discernimento calmo para verificar que a nossa Educação nas escolas começava a detiorar , que os serviços públicos na Saúde iam em rampa de declínio total , que o crime começava a  imperar impunemente eu dizia que algo de mal estava no meu Pais .
                     Chamavam-me  doido com os meus comentários , diziam-me que  eu nao estava a ver bem o que muito de bom estavam os portugueses a usufruir .
                     Quando eu reclamava que estávamos em cedências atrás de cedências a's novas leis impostas pela nossa adesão a' União Europeia  era censurado  ainda mais do que do tempo da velha Senhora .
                      E diziam-me que estávamos em Democracia  que se podia escrever verdades que todos sabiam que existiam, que se podia falar , sem receio que represálias viessem complicar o nosso posto de trabalho a nossa liberdade de expressão as nossas necessidades de Justiça  . Mentirosos !!!
                      Mas em Peniche Senhor ?
                              Bom em Peniche ....

Sem comentários:

Enviar um comentário