terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Gaivotas de Peniche

                                                            Gaivotas da minha Terra


Como estou afastado da minha Peniche algumas centenas de léguas pequeninas procuro sempre nas águas
cristalinas da minha memorável Fonte Boa visualizar no seu saudoso espelho de agua os reflexos das nuvens que acima da minha cabeça simplesmente redopiam ou mais fogosamente afastam para os lado da maresia , os seus castelos de sonhos que se volatizam formando desenhos de encantar e que as fadas nunca se cansam de arquitectar .
Ainda me lembro quando esta Fonte nos tempos antigos se encontrava quase seca e no fundo da sua nascente , cuja mal cabia o balde que gentilmente se acoitava como menino esperando pelo sono no regaço de sua mãe ate que a seiva da nascente sorrindo lhe depositava um humilde meio litro de agua que com todo o carinho era içado e despejado com todo o cuidado não se fosse perder qualquer gota de agua na bilha que golosamente e de boca escancarada esperava por ela
.E assim se passavam horas cantarolando ate que a bilha conseguia ficar cheia e regressar mos a casa
Como e bom hoje nesta época moderna termos agua em casa com fartura tanta que ate a estragamos sem do nem piedade !!
Também se assim não fosse não poderia eu hoje estar a ver este espelho de agua que quase transborda , desta mais que muitas vezes centenária Fonte Boa .
Que o meu Deus a conserve sempre assim para que os meus bisnetos e os bisnetos dos meus bisnetos possam contemplar as suas faces joviais nesta agua cristalina que sempre ficara assim límpida para os nossos vindouros

E foi nestas águas cristalinas que consegui encontrar um pequeno escrito no Blog Conversar em Peniche hoje dia 3 de Janeiro de 2011 em que o tema eram as Gaivotas da minha Terra , cujo recomendo _ desculpem mas ainda não consegui aprender a palavra magica Aqui para poderem ir ler a noticia em síntese , como me dizem com razão, cada vez estou mais burro _ , desculpem o meu auto elogio .
Fiquei muito desgostoso com o que li e verifico que cada vez mais a minha Peniche esta mais ao abandono tanto pelas autoridades sanitárias que deveriam de ter o dever de olhar pela saúde publica dos mais pobres e as autoridades municipais que como sempre se vai verificando só estão nos seus lugares com o pacto de sangue de quem for eleito Presidente da edilidade terá de qualquer maneira fazer os oito anos de mandato para assim poderem usufrirem a pauperria reforma vitalícia ,não interessa o que esse conjunto harmonioso de ideias brilhantes esteja a fazer de mal ou bem em prol da Comunidade .
Podem os srs presidentes das câmaras defraudarem o espolio de uma Terra o meio ambiente as suas condicoes de vida que nada lhes sucede , ninguém lhe pede por contas daquilo que prometeu , dos 80% do que prometeram que juram cumprir , e quase não chegou aos 15% .
Só se fica com uma certeza , no dia que outro ira pelas circunstancias da vida ocupar o lugar que vagou ,deixara de ser o sr dr. e passara a ser o José , o João,o Manuel , o Francisco que antigamente era , só com os seus generosos 8 anos de pensão completa vitalícia , mais as suas ajudas de custo que ao longo do seu mandato conseguem amealhar que os tornara mais gordos mas sem visualização , pois de uma maneira geral só 3 % dos presidentes deixam uma memoria colectiva favorável no Povo que juraram servir .Já aproveitei em dar uma ideia para se tentar afastar essa praga das gaivotas que assolam dormitando , poisando e sujando os campos de treinos e no parque lúdico a entrada de Peniche , com umas bombas mais potentes do que do género de bombas de Santo António ou um pequeno canhão que periodicamente dispararia invólucros de pólvora seca , na primeira acção , ou a situação mais drastrica de morte seleccionada ,
Deixem'se de conversa fiada os naturistas e defensores dos animais pois sugiro outra solução mais humanista , organizem grupos que se prontifiquem a policiar , afugentar e limpar os detritos das aves para assim mostrarem o seu amor aos animais
Então os humanos não teem direitos e garantias para poderem viver melhor neste Mundo Cão ,neste caso ,para viverem neste Mundo de Gaivotas ?
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
P.S.
Em caso de as brigadas de salvação das gaivotas vierem a usar fardamento obrigatório , sugeria que usassem cores alaranjadas pois seria a condizer com a nova vaga que ira assolar as Praias de Peniche

Salvem o porto lúdico e turístico de Peniche, Salvem o hospital , dêem lhe um coval digno novo no Cemitério de Peniche , Reparem a ETAR , Salvem o Baleal ,Salvem Peniche e Sereis salvos .

Sem comentários:

Enviar um comentário