quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Luis Correia 7

                                                                            Luís Correia

        Neste ultimo capitulo vou tentar mostrar o Homem Humano que parecendo que estava fechado hermeticamente numa cápsula de onde raras vezes saia durante dois anos e meio , veio conversar  comigo , pedia e aceitava opiniões que ate a mim próprio me parecia que estava falando não com um patrão sisudo e muito importante mas sim  com alguém que me queria muitas das vezes ,me por a par de negócios , estava entusiasmado com as caldeiradas experimentais que andava sempre estudando tudo o que poderia aprender para que o peixe que iria ser enviado para muitas partes do Mundo pudesse chegar e aguentar com bom aspecto nos seus destinos ,  mais tempo do que o da concorrencia .
        Aquando um dia  que por poucos minutos mais , um trabalhador que foi encontrado completamente enregelado  cujo corpo esteve mais de três horas numa câmara frigorifica inanimado ate eu o ir buscar , que os médicos me disseram tempo depois que se ele la estivesse talvez mais dez minutos que ficaria afectado o seu cérebro de tal maneira que poderia ficar vegetariano sem saber aonde e como estava

         E foi bonito para mim ver a fisionomia daquele homem  que parecia que ainda estava a viver  a situação que tinha também passado com aquele acidente . embora não estivesse presente mas que alguém lhe transmitiu a maneira como  eu tinha agido, nos primeiros socorros  que dei ao meu companheiro de trabalho
          E ele perguntou me se eu não tinha tido nojo de dar respiração   boca a boca a uma pessoa que minutos depois a sua baba se misturava com a minha saliva e eu continuei ate que o mandei seguir para o hospital  !
Esta historia será contada ao pormenor noutra ocasião, merece ser contada derivado ao seu interesse humano mas caricato ate ao momento que eu decidi ver umas calcas que estavam penduradas no cimo das caixas na câmara,  salvo erro 3  E u sei exactamente em qual câmara  isso sucedeu embora já não tenha a certeza que aquela câmara seria a n' 3 .
           Um dia o Rogério chegou ao pé de mim e disse me
_ Manuel o Sr. Luís Correia disse me para te dizer que quando tu estivesse disponível que fosse  ao seu escritório .
 Fui quase de seguida e  ele depois de me cumprimentar  foi directamente ao assunto que me tinha levado ali .
Manuel eu sei que tu estas a dar horas a mais  ao pessoal .
           Julgava eu que seria outro assunto mais importante que lhe levasse a chamar me ao escritório . Assim que o sr. Correia me disse que estava a dar mais horas ao pessoal fiquei mais descansado  e com a minha fleuma que ele  dizia que apreciava em mim  disse  :
          O Sr.pode ser mais especifico , se poder diga me por favor quando dei horas a mais aos meus camaradas pois eu não estou  a ver em que altura eu poderia dar mais horas do que aquelas que tenho por direito a fazer a companhia pagar aos trabalhadores .
_ E quando de madrugada vêem carregar os carros para os embarques em Lisboa ...
 Eu já nessa altura já tinha compreendido que  seria nesses dias dos embarques  mas eu não me tinha esquecido que um dos serviços que ele me pediu foi para eu ver como poderíamos fazer para que as portas das câmaras  não  estivessem muito tempo abertas sem ser necessário
        Deste modo verifiquei quanto tempo normalmente levava a carregar cada camioneta  e verifiquei aproximadamente quantas horas levavam um numero  de carros a carregar e assim fiquei com  com uma anotação no meu livro
No embarque seguinte falei com os meus camaradas e disse’lhes   . Nos vamos começar  o carregamento e no tempo normal leva se quatro horas ,a carregar x de carros .
Se nos poder mos   levar menos tempo eu pago a todos as horas que levaríamos a fazer o embarque anteriormente .
         Desta maneira vocês poderiam descansar mais uma ou duas horas  e ninguém ficava a perder ,nem a nossa empresa ,  nem nos
          Se vocês concordarem eu responsabilizo me para que sempre que  trabalharmos um pouco mais depressa  seremos pagos com as mesmas horas  .  Concordaram .
Expliquei ao sr. Luís Correia tudo como se passava e perguntei lhe  Se o sr. entender  que se deve fazer o serviço como normalmente o fazíamos  eu faço mas eu dizia que esta solução iria poupar as maquinas e  o  gasóleo e os operários descansariam  mais tempo .
          O sr Luís Correia disse me que continuasse a trabalhar dessa maneira e pediu me desculpa do que tinha dito.
Continua
 Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

 Salvem o porto lúdico e turístico de Peniche ,  Salvem o Hospital dêem lhe uma campa nova para descansar em paz ,Reparem a ETAR ,  Salvem o Baleal, Salvem Peniche e sereis Salvos
P. S .
Peco vos desculpa pois disse vos que este seria o ultimo escrito acerca deste Grande Homem de Peniche  mas por motivo inesperado , altos valores se levantaram ., terei de finalizar por estes dias este meu escrito .

Sem comentários:

Enviar um comentário