quinta-feira, 12 de maio de 2011

Amigos de Verdade

                                                    Amigos de Verdade


         Na lista dos meus Amigos que graças ao meu Deus quase que não teem fim , há sempre alguém que parecendo esquecido esta sempre vivo dentro do meu coração .
         Hoje vou- vos falar de um Amigo que só há pouco tempo vos posso invocar nas minhas colunas pois agora como já esta reformado e fora das influencias do seu  trabalho em serviço publico vos vou contar uma historia após 25 de Abril .
         Estávamos ainda no rescaldo do 25 de Abril e eu já começava a ver que as coisas não estavam a seguir o caminho por tantos desejado.  A mudança estava emperrada por atritos de Poder que todos queriam alcançar para poderem impor as suas novas Liberdades,Direitos e Garantias .
          Naquela época estava eu de bem com diversas pessoas das minhas rela coes politicas , financeiras e consulares nesta cidade de Vancouver e falando com alguns deles acerca de Portugal e das suas mudanças politicas disse que  agora que a situação se estava a  aclarar era a ocasião de tentar um projecto arrojado derivado aos seus custos financeiros mas que eu laboriosamente  tinha em mente
 Não vou explicar sucintamente o modo como consegui impor a minha ideia para a qual consegui o apoio desejado e em poucos meses  consegui  viajar para Portugal com as costas um pouco quentes monetariamente.
         A ideia era construir um complexo hoteleiro , com  diversos  apoios estruturais  em Peniche na então área que hoje esta implantado o Estádio do  Grupo Desportivo de Peniche e áreas circundantes .
Cheguei com uma trance de dois milhões de dólares canadianas em bolsa para poder começar a negociar se possível ,os terrenos por mim indicados e como a alma do negocio e o segredo ,só os intervenientes  locais estavam ao corrente do que se estava a passar.
         Já no ano anterior tinha levado levantamentos topográficos que um engenheiro meu amigo de Lisboa me tinha conseguido arranjar por intermédio de terceiras pessoas e que serviram como estudo prévio a apresentar  aos financiadores de Vancouver .
Ainda me lembro bem  a cara que o meu   Amigo de infância – andou na escola ate a terceira classe, comigo em Lisboa - fez quando lhe disse que era para tentar construir uma pequena marina em Peniche ! .
        Eu já tinha tentado saber por Lisboa a quem de factos as diversas áreas de terrenos pertenciam pois de antemão já sabia que havia três entidades que poderiam interferir , como a área florestal ,  a  fazenda publica e a   hidráulica , todos tratados em Ministérios diferentes .
        Em boa hora contactei com o meu Amigo Carlos  Sá . pois por intermédio dos meus escritos na Voz do Mar ,  comecamo nos a conhecer melhor e criamos uma amizade que para  mim ainda hoje se mantém muito forte e indaguei-lhe se ele sabia quem e que tinha a supervisão daquelas zonas e assim me simplificava muitas das passadas que teria de dar .
 Carlos Sá  disse –me que a certeza não tinha  mas que se eu quisesse ele requeria na Câmara umas plantas  topográficas  dos citados terrenos ,
         Uma semana depois já tinha precisamente em ponto diminuto as mesma áreas que eu já possuía mas que me serviram para eu poder indagar junto dos diversos ministérios que calcorreei em busca das devidas localiza coes .
 Carlos Sá disse-me que talvez a área da Fazenda Publica seria o ministério  mais indicado para começar .
          Segui o seu conselho  e por diversas vezes tentei falar com o Director dos Serviços o qual estava sempre ausente e tive que pedir a outro Amigo que nessa época os tinha ate no Governo para me possibilitar  uma audiência com Sua Excia e somente assim fui  recebido .
          Recebeu-me esse Sr. quase com modos desabridos quando lhe disse que estava emigrado e que gostaria de saber quem tinha a jurisdição daquelas áreas de terrenos disse-me que o ministério dele não  intervinha no assunto  e disse-me que ano sabia a quem eu me pudesse dirigir .
          Fui  de seguida para a hidráulica , disseram- que em principio também não lhes pertencia .
Somente poderiam interferir se a construção chegasse as proximidades do mar e finalmente fui aos serviços florestais .
Ai encontrei um Senhor que amável e atentamente me escutou e no final me esclareceu que a principal área  indicada por mim , pertencia a Fazenda Publica
           Fiz –lhe ver que já tinha estado no Ministério e que o próprio Director Geral me tinha dito que os seus serviços não tinham nada com o assunto .  Com calma escreveu umas palavras e entregando-me a folha de papel  disse-me :
           Vá ao Ministério da Fazenda Publica peca uma audiência com o  Director Geral e entregue-lhe esta folha de papel . Se ele lhe voltar a dizer que essa parte de terreno não pertence ao seu ministério , telefone me por favor
            Depois de mais três semanas  fui recebido por sua excelência que ao me ver perguntou  com um pouco mais de educação , porque estava de volta aos seus serviços .
Disse lhe que voltava porque tinha sido informado que a maior parte da área por mim descrita e indagada pertencia a Fazenda Publica , por isso queria ver a possibilidade de começar  a apresentar requerimentos de algumas das áreas para ver a possibilidade de construir um projecto turístico , nunca lhe esclarecendo verdadeiramente a ideia inicial .
Somente esclareci que era um projecto de alguns milhões de dólares canadianos que  queríamos  ver investidos quanto mais depressa melhor .
             Com um sorriso sarcástico começou a informar me que qualquer projecto a construir  de uma maneira geral levaria alguns anos a ter   aprovação e depois disso levaria mais uns bons tempos a começar a sua construção , acrescentando que actualmente e nestas circunstancias  só pessoas doidas  e que tentam vir de fora construir no nosso Pais .
             Respondi lhe educadamente que era por a situação estar incerta e que queríamos comprar ou negociar os terrenos necessários para o Projecto o  mais rapidamente possível e acrescentei que ele não devia ficar incomodado  pois o dinheiro não era dele e deste modo nada perderia .
              Voltei a contactar com um Amigo e perguntei se sabia alguma via para a solução do problema o  qual me respondeu que os processos de esclarecimentos , informa coes  eram de facto os que mais entraves tinham ,  derivado as pessoas que super intendiam essas voltas  que teriam que ser dadas nesses ministérios ,  serem ainda todos ,  anteriores  leais servidores do Estado Novo
               Ainda consegui fazer esperar em Vancouver  mais dois anos para  ver se algo de novo  sucedia e recomeçarmos negocia coes , sem que que nada se resolveu  e assim o projecto ficou sem efeito
                Dizia se nessa época que a velha maquina enferrujada não queria que houvesse investimentos  , Progresso em Portugal .
Foram quatro meses de “ ferias” muito mal sucedidas  que tive na ocasião.
Três anos depois  houve uma limpeza tardia nesse Ministério e quase todos os antigos fieis servidores  foram reformados .
                 Queiram acreditar ou não , ate esta data  foi só o   Senhor Carlos Sá que me tentou ajudar na resolução de um problema que poderia nessa data ajudar me a mim , assim como ao progresso da nossa cidade .
                  Mais uma vez Senhor Carlos Sá , aqui fica o meu agradecimento .
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o porto de pescas lúdicas , turísticas de Peniche . Reparem a ETAR . Livrem nos das areias contaminadas do Forte do Baluarte , Dêem um coval digno para descansar ao nosso Hospital no cemitério de Alcobaça . Salvem o Baleal , Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário