quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Hospital Sao pedro Goncalves Telmo de Peniche




Tudo farei para que toda a Historia macabra do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo de Peniche venha a publico ate a Justiça seja feita a Peniche e todas as valências regressem de Alcobaça e Caldas da Rainha para que  o Hospital de Peniche volte a ser um dos  melhores  hospitais   de Portugal


In  
Jornal das Caldas  com a devida vénia


para Torres Vedras


Fevereiro 8th, 2012 10 Comments

1Reduzir tamanho de letra Aumentar tamanho de letra Imprimir Enviar por email
Carlos Sá foi à reunião de Câmara mas não falou da fusão dos hospitais e Fernando Costa também se manteve em silêncio
O Governo prepara-se para fundir o hospital das Caldas com Torres Vedras e com isso as urgências hospitalares nas Caldas passam a ser básicas, com a perda de diversas valências.
Perante este cenário o Partido Socialista apelou “à revolta” da população das Caldas e do Oeste de modo a não perder o hospital nas Caldas.
“Este Governo tem recuado a muitas tentativas de desmantelamento de serviços. Devemos alertar e despertar a população para a crítica e para a revolta da perda de um bem tão essencial. Se a população se empenhar e se as forças vivas estiverem ao lado da defesa do Hospital, o Governo será obrigado a recuar”, afirmou João Paulo Pedrosa, deputado por Leiria do PS.
O também presidente da distrital socialista disse que “não há mal em fundir Caldas com Torres”, mas “Caldas não pode perder valências, deve por outro lado ganhar”. “Caldas deve manter e alargar as suas valências”, disse.
O mais efusivo e que apelidou de “roubo”, foi Jorge Sobral, que considera que têm havido reuniões na Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa com autarcas e deputados eleitos por Leiria de forma pouco clara.
“Sabemos que é uma realidade que é posta em prática. Teremos de perguntar e pedir responsabilidades aos deputados eleitos por Leiria e que são das Caldas. Temos de exigir aos deputados que receberam os votos aqui nas Caldas que sejam claros na defesa dos interesses de quem os elegeu. Está em marcha uma tentativa de retirar as mais valias das Caldas da Rainha. É uma solução que não é discutida abertamente. Estão a retirar valências que são prestadas a mais de 300 mil pessoas. Não são boatos, são realidades que só podem ser travadas com uma luta concreta e dinâmica. Nós não queremos aceitar mais este roubo. Na saúde não pode haver hesitações. São realidades que têm de ser travadas. Exigimos que isto seja discutido pela população e não sermos apanhados com decisões tomadas. O que está em causa é a nossa vida, a vida dos nossos filhos”, afirmou.
Segundo Delfim Azevedo, com esta transferência o Hospital das Caldas que já perdeu as especialidades de reumatologia e oftalmologia e poderá perder ortopedia, dermatologia, urologia, neurologia e, mais grave, a cirurgia, o que torna o hospital das Caldas numa unidade de segunda categoria.
“Esta não é uma altura para partidismos, é altura de cerrar fileiras e, se necessário, voltar à rua. A saúde dos nossos filhos e netos, o futuro desta região, tem de ser defendido com convicção e sem medos. Isto é uma afronta. Apelamos aos cidadãos desta região que se unam na defesa do seu Centro Hospitalar”, exortou Delfim Azevedo.
O vereador do PS mostrou-se contra o facto de “tudo se passar nas costas das pessoas”. “Somos contra que Caldas perca qualquer especialidade. Nós gostaríamos de participar nesta discussão e gostávamos que a população participasse”, defendeu.
“Na quinta-feira (dia 2) de tarde houve reuniões com deputados do PSD na ARS de Lisboa, onde esteve a deputada Conceição. Na próxima terça-feira (dia 7) vai haver uma reunião com o presidente da Câmara. O presidente da câmara também disse que iria pedir uma audiência ao ministro da saúde. Algo se está a passar e que está a incomodar muita gente. Quando alguém que teve uma reunião na ARS me diz que já foi bom conseguir manter as urgências nas Caldas, é de loucos isto”, declarou Delfim Azevedo.
“Isto não é uma luta dos partidos, é uma luta da região. Vamos pedir uma reunião de urgência da Assembleia Municipal para discutir este assunto, onde a população vai ser chamada e onde os elementos da ARS vão ser chamados. Vamos emitir um comunicado à população sobre este assunto, para que esteja presente. Não queremos que as pessoas e a Assembleia Municipal fiquem a olhar para o lado quando tudo isto paira nas nossas cabeças”, disseram Delfim Azevedo e Jorge Sobral.
Entretanto, o Hospital das Caldas prepara-se para dispensar 80 pessoas até ao final deste mês, mas Carlos Sá, confrontado com este facto, após ter estado na reunião de Câmara da passada segunda-feira, não confirmou este número, assumindo que até agora “foram dispensados 27 trabalhadores”, fruto de reestruturação de serviços.
Com a deslocalização do hospital das Caldas para Torres Vedras, as urgências de Caldas passam a ser básicas, à semelhança daquilo que se passa em Alcobaça e Peniche. Aliás, na cidade piscatória o hospital fecha e a unidade passa para cuidados continuados. Já a população de Cister passa a ser encaminhada para Leiria.
Esta negociação tem vindo a definir-se desde Dezembro, com reuniões entre autarcas que se mantêm em silêncio e nada dizem à população.
Uma das causas para esta fusão e descentralização poderá estar o passivo do Hospital das Caldas, que aumenta todos os meses em cerca de um milhão de euros.
Carlos Sá, presidente do conselho de administração, que não quis comentar esta medida, considerou ainda assim que a dívida “cresce menos do que anteriormente”, fixando atualmente nos 40 milhões.
Já sabedor desta iniciativa de fusão, o PSD Oeste em Janeiro, numa visita à unidade de Torres Vedras, anunciou essa possibilidade.
Depois da valência de reumatologia e oftalmologiaimpossibilitou a manutenção do serviço”, desdramatizando a falta de médicos, mesmo que no domingo tivesse pronto para ser afixado um papel a dizer que o serviço não estava disponível.
A confirmar-se toda esta situação agudiza-se o facto de qualquer emergência médica realizada pelos bombeiros de Caldas, Peniche, Óbidos e Bombarral terem de enviar os doentes para Torres Vedras, e com isso o socorro poderá estar comprometido, uma vez que o tempo de deslocação será maior e os custos também.

Carlos Barroso


Tags: Sociedade

10 COMENTÁRIOS ATÉ AO MOMENTO ↓

  • 1Aurélio Dias Gonçalves // Fev 8, 2012 at 5:39 pm
    É uma vergonha e é triste que um hospital como o das Caldas se tenha vindo a degradar e a ver os seus profissionais desmotivados desde alguns anos para cá.
    Começando pela gestão duma tal senhora Sabino, em que os luxos adquiridos ainda são evidentes, passando por um tal senhor Manuel Nobre, que além de ter sido o que menos se preocupou com as normais progressões nas carreiras ainda contribuiu para desmotivar e enterrou ainda mais a instituição em conjunto com a aberração da senhora que veio de Alcobaça. De tal forma que tudo acabou no auto-reconhecimento das suas incapacidades e levar à nomeação da actual administração está a dar no que se vê!
  • 2Carlos Gaspar // Fev 8, 2012 at 6:03 pm
    É uma seita de VENDIDOS. Uns com medo de perderem a confiança política (Costa, Tinta, Oliveira, Conceição), o outro com medo de perder o tacho como é o caso desse tal Carlos Sá. Ou nos revoltamos ou vai tudo por água abaixo.
  • 3Zézinho // Fev 8, 2012 at 6:54 pm
    concordo com o sr Carlos
    São todos da mesma massa, não valem nada e a culpa é nossa
  • 4Manuela Cruz // Fev 8, 2012 at 7:29 pm
    A associação Caldas da Rainha-Torres Vedras não irá resultar, Caldas ficaria melhor associada a Santarém, que o poderia tutelar, organizar, disciplinar, tem mais valências do que Torres, fica a 30 Km, 20 min,Caldas tem afinidades com o Ribatejo , não tem com a região saloia.
    Ponham Alcobaça em Leiria e Peniche em Torres se quiserem poupar um CA, extinguindo o CHON
  • 5Manuela Cruz // Fev 8, 2012 at 7:37 pm
    Recado para o comentador Carlos Gaspar: não insulte gratuitamente este 2º CA do CHON que quando pegou nele há 17 meses o CHON tinha uma dívida de 50 milhões que crescia a um ritmo de 1,5 milhões por mês. Se o CHON continuasse com o 1º CA teria neste momento uma dívida de 80 milhões, touro bravo este CHON !
  • 6Mamadu // Fev 8, 2012 at 8:38 pm
    Enquanto discutiram se o novo hospital ficava em Alfazeirão ou 500m mais abaixo na tornada, perdeu-se oportunidade de ter um hospitla novo, que por esta altura devia estar para abrir. Agora Fernando Costa está caladinho porque está no ultimo mandato. E como tal devem ter pedido para não levantar ondas, que tem um tacho qualquer no governo. Esta administração hospitalar deu cabo de tudo e ninguém se atreveu a contestar. O mesmo queriam fazer na Figueira da Foz mas todos os diretores de serviço demitiram-se e tudo voltou a traz. Aqui desde que tenham o tacho está tudo bem. Destruiram o hospital de Peniche e todos apladiram. Agora vão sofrer na pele.
  • 7Mamadu // Fev 8, 2012 at 8:45 pm
    O hospital com o hospital já empenhado até aos cabelos. Compraram carros para a administração. Pagam fortunas ( milhão de euros ano)por aluguer de contentores onde funcionam serviços como a farmácia. Uma fortuna em relva e todos os meses mais de 600 euros para os pombos. E aquela magnifico monumento que ninguém sabe o que é aquilo, com aquela agua cheia de porcaria que deve ter custado largos milhares de euros. Deviam ir todos para a jaula!!
  • 8Manuela Cruz // Fev 8, 2012 at 9:04 pm
    O CA que destruíu o hospital de Peniche foi o outro, o tal 1º CA que fez a proeza nunca vista em Portugal de encerrar um piso cirúrgico (Peniche) porque ter condições optimas para trabalhar – em Cirurgia de Ambulatório e Ortopedia programada Mas aos lobbies de Caldas não interessava trabalhar bem no público, lá se ia a sua privada !
  • 9Manuela Cruz // Fev 8, 2012 at 9:17 pm
    Desconhecia que aqueles espetos ao pé do charco da água para os ratos beberem são um monumento que foi pago pelos meus luxuosos impostos ! Aquele 1º CA seria louco ? Porque inimputável é !
  • 10toufartodisto // Fev 8, 2012 at 10:32 pm
    A administração despede, baixa salários e pede esforços aos funcionários, mas continua a utilizar as viaturas, gasolina e portagens pagas para uso particular.
    Estes senhores até podem, como dizem, apresentar melhores resultados em relação à anterior administração mas deve ser à custa de falta de manutenção de equipamentos.
  • 11Manuel Joaquim Leonardo // Fev 9, 2012 at 3:43 am
    O Homem que fala So
    Mais uma vez teste comentarios nao entram
    Manuel Joaquim Leonardo
    Peniche Vancouver Canada
    O Seu comentário está a aguardar aprovação do moderador.
  • 12Manuel Joaquim Leonardo // Fev 9, 2012 at 4:27 am
    Nota
    Estou a escrever agora no msn antes foi no googles.
    Entao meus Amigos das Caldas da Rainha?
    Semearam ventos , colhem vendavais ……
    O Homem que Fala So , ao longo deste anos tem mostrado aqui que o CHON foi a maior vigarice de todos os governantes apos o 25 de Abril no Oeste Norte de Portugal.
    Nunca uma so voz se ergueu a colaborar contra o que se esta a passar com o Hospital de Peniche .
    O CHON tem comandado de dentro de uma gaveta de uma secretaria algures nas Caldas da Rainha o mau destino de 250.000 pessoas ….
    Acabem com o CHON e a essa gente sem escrupulos que se acoplamentaram a uns servicos que nunca existiram legalmente.
    Ja mandei alguns comentarios com este teor mas nao foi possivel entrarem ,pelo googles mas agora estou a tentar o msn .
    Vejam proximamente a verdade deste escandalo que ninguem quer travar, nofielamigodepeniche.blogspot.com e tenham vergonha de tudo que as entidades nas Caldas da Rainha , Alcobaca e Peniche teem encoberto para acabarem os Servicos Nacionais de Saude em Portugal .
    Que a Justica seja feita Hoje que amanha ja e tarde !!!
    Manuel Joaquim Leonardo
    Peniche Vancouver Canada
    O Seu comentário está a aguardar aprovação do moderador.

COMENTE ESTA NOTÍCIA


Sem comentários:

Enviar um comentário