quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Aconchego em Peniche

                                                 Com a cortesia  de conversar em Peniche
                                             


                              O  Aconchego em Peniche


           Há dias no blogue conversar em Peniche aconteceu uma noticia que pôs em polvorosa pessoas que contribuem para que uma  instituição destinada a crianças necessitadas ,se mantenha viva ,  actual e transparente ? .
Mas vamos aos factos:
           José Maria Costa dono e Pai assumido do blogue “ conversar em Peniche “ é uma pessoa  que parece que todos nós sabemos  - como nessa noticia foi proclamado alto e a bom som  “ um reformado que não quer fazer nada “.Esqueceram se de na mesma forma os delatores de esclarecer  as normas que esse bloguista instituiu as suas regras para o filho que em boa hora pariu  mas que eu vou relembrar :
    Algumas das vezes assumirá um papel de raiva .ou de guerra . será provocador qb  .       
  Comprometido. Não será isento nem de erros nem de verdades (  os meus , e as minhas ) o resto se verá …..  Está lá tudo escrito !!!
          Mal conheço o Senhor José Maria Costa  . A ultima vez que falei para ele foi há já mais de onze anos numa reunião da Assembleia da Câmara Municipal de Peniche , na Associação Recreativa de Peniche e lembro-me que ele nessa altura não ficou muito satisfeito comigo , numa interpelação que lhe fiz
Parece-me que aliás nunca tínhamos dirigido a palavra um ao outro antes dessa reunião.
        O Senhor José Maria Costa nunca foi das minhas relações  , sendo apenas filho de um Homem ,o qual eu muito respeitava .
       Quanto ao sr. João Augusto Tavares Barradas ilustre Presidente ? do Centro Solariedade e Cultura de Peniche  que assinou em nome da Direcção  o desagravo ,comunicado enviado ao” blogue conversar em Peniche “ pela Técnica Psicóloga  Clínica  Marisa Constantino é uma pessoa minha conhecida com muitas más recordações certamente por ambas as partes – para o recordar digo-lhe que ainda á dias estive lendo a sua carta que teve a honra de me enviar em nome da Câmara Municipal de Peniche em que me avisava que no tal dia ás tantas horas iria uma maquina “ destruidora “ para demolir um armazém de apoio á agricultura por se encontrar ilegalizado.Faco-lhe notar que foi no seu mandato que começou a saga que agora já vai nos quase 25 anos e certamente irá ser relembrada ate as calendas gregas – também deste modo aproveito para lhe agradecer ,o saber que Peniche tem mais um Dr. que eu desconhecia , verificando eu que Peniche minha terra cada vez tem mais pessoas  com uma formação técnica e doutorada  -Dr. que pede meças a qualquer cidade do meu ainda Portugal .Bem hajam . -Ver cabeçalho ,endereço  no topo da comunicação desagravo ,enviado ao sr Dr. José Maria Costa  pelo sr. João Augusto Tavares Barrada .-
          A Senhora  Marisa Constantino , Técnica Psicológica Clínica , não tenho a honra de a conhecer pessoalmente  “ parece-me “
          A Senhora  JeMCM que parece-me que também  é Maria  Maia  sempre a eterna contusão ou medo? em não assinarem os seus honrosos nomes por extenso  só me deixou uma certeza : lê há muito os meus comentários aos quais não liga a mínima patavina  , o que apesar disso ainda me torna mais famoso nos diversos jornais e blogues de todos os continentes – ver : MSN ,Google , Sapo ,Jornal do Fundão . Gazeta das Caldas . Jornal das Caldas . Jornal Lusitana  , português clube na nete entre outros mais ,como o Mosquito em Portugal nos longínquos anos de1941 s quase sempre com o nome : Manuel Joaquim Leonardo Peniche Vancouver Canada . Manuel Joaquim Leonardo , etc. etc.
Tenham Paciência levarão muitas horas na procura e leitura mas dou-vos uma certeza irão aprender muito “ se quiserem” .
            Deixei o nome do Senhor João Pinto ou Carlos Pinto para ultimo por uma razão :
Penso não o conhecer e apesar de ser lerdo como me classifica  , não tenha cuidados pois já me teem chamado mil vezes pior do que isso,  aceito que as pessoas a quente me ofendam , pois quando a tempestade passa vem sempre a bonança  e não há nada melhor para que na paz de espírito lermos  e relermos o que escrevemos  e assim consigamos vislumbrar certos pontos no horizonte nebuloso em que vivemos alguns momentos  mas com um céu límpido e verdadeiro conseguimos amenizar sempre as inconveniências que muitas das vezes nos saem da boca para fora e por isso vamos aos factos  :
      
        José Maria Costa passava no passeio junto aos correios ,  olhando inebriado para o  Aconchego , uma obra que onze anos antes tanto lutou contra tudo e contra todos para que fosse uma realidade quando nessa época como vereador  ,na Câmara municipal de Peniche .
 Finalmente a obra nasceu  e logo de seguida   crianças de diversas idades foram  confiadas  aos serviços  que até agora teem feito os possíveis para que crianças que não tinham o carinho familiar  pudessem ter uma mão amiga que vinte quatro horas ao dia   zelavam por elas  dando-lhes  Amor e segurança total para que sentindo-se protegidas conseguissem fazer uma vida Familiar o melhor possível .
        Algo de anormal chamou a atenção a José Maria  .Olhando mais atentamente por entre as roupas estendidas ao sol nas janelas pareceu vislumbrar duas crianças que debruçadas no parapeito das janelas  estavam perigosamente expostas a uma queda que poderia trazer consequências  fatais se elas inadvertidamente conseguissem empoleirar no beiral das janelas , como o tentavam fazer
         Sacando da maquina  para possível prova na reclamação que logo na sua mente estava já a ser formada e seria apresentada a quem de direito dentro em breve  . inadvertidamente ouviu uma voz de uma Senhora que o avisou que era proibido fotografar crianças sem autorização.
 Sentindo-se ofendido com a atitude da senhora e o dizer desta, perdeu as estribeiras e dentro da razão de justiça que  julgava  ter , disse coisas que não devia dizer., confessando –o mesmo no  seu blogue.
 E assim começou uma saga em que eu também me deixei enrolar com um comentário em que pedia para estar presente a um duelo  que parecia que se iria realizar .

          De seguida apareceu um comunicado de desafronta do Centro Solariedade  e Cultura de Peniche  - ao qual eu escrevi que era pior a emenda do que o soneto -que tentando apresentar o assunto á sua maneira e preparando-se a fugir a uma critica que ficou no ar:
 Falta de pessoal suficiente  para evitar estas falhas de segurança  que se podem tornar em acidentes muitos perigosos .
         Assim na minha maneira de analisar as janelas sem protecção alguma .se elas se desequilibrassem de cima do parapeito das janelas , as crianças cairiam desamparadamente nas pedras do passeio  pois as grades existentes  de protecção deixariam as  crianças  passar entre a parede e essa suposta protecção .e foi isso que  Senhor José Maria Costa logo no momento verificou  e por esse motivo reagiu momentaneamente a tanta falta de cuidado.
Relativamente a fotografia das crianças.não esta muito nítida nem reconhecíveis as crianças, sendo assim uma maneira de por em xeque um fotografo de tão grande projecção dentro e  fora das nossas fronteiras
              Quanto a mim se houvesse mais contenção no comentário do Centro Solariedade  e Cultura de Peniche a historia morreria mais cedo, não daria ocasião a uma serie de comentários indecorosos em que a desonra dos comentários se  tornaram mais  perigosos , quando escritos e não assinados mostrando a real condição humana em quem já perdeu o sentido da honra e dignidade na sociedade em que está envolvido já há muitos e muitos  anos  .

Sò mais uma pergunta que sua Excia o  sr, João Augusto Tavares Barrada certamente nos deixara sem resposta :
    Já pediu ao serviços competentes para que sejam enviados/as mais assistentes sociais para que o opróbrio não calhe a cair em cima de alguém que é até a menos culpada .
Com os melhores Cumprimentos assino respeitosamente ,
Manuel Joaquim Leonardo                              Aconchego
Peniche Vancouver Canada               No “ conversarempeniche.blogspot.com “ nos dias
Peniche 29 de Agosto de 2012-       Agosto , 07 -2012 a14 de Agosto de 2012-08-29

Sem comentários:

Enviar um comentário