sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Antonio de Oliveira Salazar

                                                     
                     "Antonio Oliveira Salazar ,nunca teve simpatia por Hitler e pouco ou nada tinha a ver com os fascismos europeus,
De origem modesta, Salazar nao se destacou pela bravura no campo de batalha ,ou por uma oratoria demagogica , mas pelas suas proezas academicas o que o distinguia de Franco ,Hitler ou Mussolini "
Manuel Antonio Garcia Goncalves ,
uma opiniao de um iniciado na corrida de fundo para a Camara Municipal de Peniche

                                                                                       

     


Nao vou mudar uma virgula 

Ao Presidente do PortugalClub Brasil                                                            (  1 – 2 )
Casimiro Rodrigues
Com o pedido de publicação


                                         O  Maior  Português de todos os Tempos 

         Antes de sair o  veredicto  de quem é  o maior Português de todos os tempos gostaria de vos dar umas achegas , conhecimentos por mim próprio investigados  em diversas fontes de pesquisas que me levaram muito tempo para finalmente os dizer em poucas palavras . Um estudo mais apurado e cientifico poderão fazê-lo os nossos camaradas historiadores tais como J. Verdasca  O. Pina , Justo e tantos outro que connosco habitam  e que se dedicam a escrever sobres todas as Histórias da Humanidade           Outros factos que eu sei que quase apostava que mesmo os Historiadores  que queimam as suas pestanas a tentar desvendar os segredos mais secretos destas individualidades ficam muito aquem  do que foi presenciado por mim em certos factos verdadeiros que são historicos e como costumo dizer fazem parte da História da minha vida .
              Tambem para descargo da minha e muitas consciências gostaria que o nome do Sr Professor Doutor Antomio de Oliveira Salazar ficasse em primeiro lugar , pois ficaria resolvido o grande problema  de esta eleição estar eivada de falsas vantagens ou desvantagens  políticas  acerca da eleição  do Maior Português de todos os tempos ,   
                Assim a Sra Dona Maria Elisa dormiria mais sossegada pois os fantasmas que certamente pupulam  a sua cabeça se desvaneciam e certamente a sua mente inventiva  e criadora de programas tão excelentes na nossa televisão  ficaria mais uma vez ,mais capacitada para pôr em prática mais uma das suas fabulosas  e  espectaculares produções  sonhadas na estranja e posta na prática no Nosso Portugal dos  Pequeninos .
                 Mas vamos afinal ao tema que me propus esclarecer  que é o seginte :
                         
                     Salazar e Cunhal tão parecidos mas nada iguais  !
          

            As pessoas  e os factos abonatorios ,ou contraditórios destas duas figuras historicas  contemporâneas  que tanto se fizeram Amar e Detestar .
  
          O Sr. Professor Doutor  António de Oliveira Salazar  nasceu no dia 27 de Abril de 1889.
             Veio ao Mundo de complecção fraca – nasceu fora do tempo – e quando seus pais  Antonio Oliveira de 50  e sua mãe Maria do Resgate com 45 anos na altura não esperavam conceber mais filhos pois já tinham quatro filhas ,Marta de oito anos  Elisa, Maria Leopoldina e laura , nasceu o menino que lhe puseram o nome de Antonio de Oliveira Salazar .
             É interessante verificar que foi o apelido Salazar por parte do Avô materno que ficaria como sobrenome pessoal do menino.    
Filho de gente pobre segundo consta , nunca passou  necessidades . não era verdadeiramente  pobre mas muito remediada  .
              Nasceu junto a uma estrada por onde passavam dia e noite os almocreves com as bestas de carga . Quando nasceu Maria leopoldina  o casal Antonio Oliveira e Maria do Resgate transformaram parte da casa em hospedaria e taberna  mas António continuou como feitor da casa agrícola dos Perestrelos  e Maria do Resgate com mão autera tomava conta do negócio .
              António Oliveira já era nesta ocasião intermediário na venda de terrenos em Santa Comba Dão.
              Sempre muito franzino Salazar era tímido e acanhado , brincava sòmente com as suas irmãs e como não havia escola na localidade,particularmente com um funcionário da Camara de Santa Comba Dão  aprendeu a contar ler e  escrever .
              Era já muito inteligente e esperto para contas e letras. Seus pais queriam que seu filho seguisse nos estudos e sua mãe não queria que fosse para o Liceu de Viseu pois não estava acostumado a estar em companhia de rapazes e sua mãe pensava que serviria de chacota aos outros rapazes .
               Decidiram que o seu destino de estudar seria no Seminário . O jovem do Vimieiro já bem apossoado ,apenas traido pelos lábios finos e voz de falsete , em 1914 finalizou o curso com 19 valores .os sectores católicos  mais reacionários enalteciam o saber  e o prestigio do lente que ganhando dinheiro como jurisconsultor , trabalhava para poder finalizar o seu Doutoramento.
               Pouco depois de se Doutorar Salazar acompanhou os seus Amigos Manuel Cerejeira , já formado em letras  e Cabral Moncada  numa viagem a França . Moncada não foi capaz de seguir viagem perdendo-se com a folia .Salazar foge como o diabo da cruz e parte para Liège para participar num encontro católico .
 Manuel Cerejeira  vai para Lourdes  .       
                Salazar aprimorou-se com os hábitos e era vê-lo de bengala com castão de prata  com frequência no Avenida . O   corte dos seus fatos eram do famoso alfaiate Damião , de Coimbra .
                 Salazar não fazia nada para encobrir a sua paixão pela talvez Mulher da sua vida .
                 De seu nome de familia Perestrelo,  a jovem filha do patrão do pai de Salazar   foi sempre contrariada por seu pai pois não concordava que sua fillha fosse  casar      com o filho do seu caseiro .
                 De Salazar sòmente se conhece um desaire político :
Só teve um percalço  , foi quando foi suspenso temporáriamente  da docência por suspeita de activismo monarquico
                 Como praia  de férias escolheu a praia da Figueira da Foz aonde tinha casa alugada á época .
Em 1930 o doutrinador católico Salazar ,ocupa já a Pasta das Finanças  .
Tinha tomado o cargo em 1926  mas demitiu-se , nada satisfeito , cinco dias depois e regressou a Coimbra  Dois anos depois deixou-se convencer por lisboa  . O País estava de rastos e era preciso alguem para pôr as Finanças Públicas em ordem .
                   Uma tarde tropeçou na carpete do Gabinete  , estatelou-se no chão  partindo uma perna e da qual teve uma convalescência prolongada .
                    Mesmo na cama  trabalhou no Orçamento e todo o Conselho de Ministros  o visitaram no leito do hospital.
                     O Chefe de Estado ,General Carmona tambem esteve reunido á volta da sua cama .
                      Salazar tomou posse como Presidente do Conselho em 11 de Abril de 1933
                      Faleceu devido a uma queda de uma cadeira em 27 de julho de 1970                            
                             

                              28  de Abril de 1889      ---        27 de Julho de 1970

                  
               
P. S.
Dados pessoais entre mim e o Professor Doutor Antonio de Oliveira Salazar      :


                       Em 1937 quando eu tinha então 8 anos de idade já de noite bateram á porta da casa onde nós moravamos .
Meu cunhado disse-me para eu ver quem era . Nessa altura estava o meu cunhado a acabar de finalizar os acabamentos de uns sapatos novos que ele  fabricava e eu ainda com as mãos sujas da especie de cola que meu cunhado   inventou fui abrir a porta
                        Fiquei algo surpreendido de ver uns srs muito bem vestidos que me preguntaram se o Sr. Alfredo Domingos se encontrava em  casa .  
Gritei para dentro, Padrinho estão aqui uns Srs a perguntar por si .
Manda-os entrar , disse-me e acedi a entrada  . Sem  maldade nenhuma naquela idade ainda não conhecia a maldade , conduzi-os ao quarto em que meu cunhado fazia a sua oficina .    
             Meu cunhado ao ver pessoas que desconhecia levantou-se surpreendido e perguntou quase gaguejando : Quem são os srs, ?
             Amavelmente disseram-lhe , não se incomode que vimos por bem
Pareceu-me que o meu cunhado não estava muito tranquilo e aqueles srs pediram-me se fazia o favor  de eu  me retirar.
           Sai do quarto e veio-me a á lembrança  uma conversa que tinha tido com o Sr. José Pina nosso visinho da frente  na qual ele tinha dito  que havia uma policia que entrava na casa das pessoas e as levava presas sem as pessoas terem feito coisa má alguma      Fiquei em cuidados  e aguardei o mais serenamente o que se iria passar.      
             Talvez cerca de uma hora depois vi os três sairem do quarto e reparei que o meu cunhado estva mais ou menos satisfeito , eu já o conhecia quando as coisas lhe estavam a correr de vento em popa    Acompanhamos os srs á porta  e na despedida um deles passou com a mão pela minha cabeça num gesto amavel .
              Passados alguns minutos o meu Cunhado que me abituei a chamar Padrinho olhou para mim e disse-me com uma voz admirada : estes srs estão malucos . Como não estava habituado a fazer perguntas que achava que não  devia fazer ,continuei quêdo e mudo.

Passados uns dias comecei a reparar que o retrato do Professor Doutor António de Oliveira Salazar que nunca tinha visto em casa , ficava em cima do movel da casa de jantar sem que alguem o retirasse.    Eu parecia-me que o meu cunhado não engraçava muito com aquele sr. por isso a minha admiração
Talvez um mês depois numa conversa que minha madrinha me propôs ,  sêr intima que nunca contasse  , mesmo ao sr Pina o que ela me ia dizer.
               E começou : Lembras-te  daqueles srs que vieram cá a casa falar com o padrinho? .Eram pessoas mandadas pelo  Professor Doutor Oliveira Salazar .
Querem que ele como é muito parecido com o Doutor Oliveira Salazar que vá ás vezes fingir que é ele  , ás manifestações mas o padrinho não quer fazer de Salazar !
                 Fiqei muito confuso e sei que o meu Padrinho não foi
Dois anos depois abordaram novamente o meu padrinho mas ele voltou a recusar.
                 Muitos anos passaram e eu comecei a vêr que o meu Padrinho que quando saía ia sempre de fato parecia mesmo o Salazar,  a cara , o corpo e tudo e agora até fiquei a saber que o meu padrinho era mesmo de perto de Santa Comba Dão .
                                                           --------------
                  Naquele tempo     tinha um cunhado  de nome  Antonio dos Santos .
Era uma pessoa bondosa de que todos nós familiares e Amigos gostavamos  e que infelizmente tinha umas crises  nervosas  que eram a  infelicidade  de todos nós
                 Ás vezes dava-lhe na cabeça de amarinhar pelas paredes exteriores da Fortaleza e a guarda ja tinha ordem e eram avisadas que de um momento para o outro lhes poderia aparecer aos seus olhos uma cabeça que sorrindo lhes dizia  : O lá bom dia  !
                 Desta vez já fazia muitos meses que andava doente e parecia que as melhoras não chegavam.
Como não fazia mal a ninguem as autoridades não o queriam internar numa casa de saude aonde podesse ser tratado.
                 Pedi ao chefe da Policia que arranjasse um protesto para que meu cunhado fosse levado para tratamento e nada. Pedi ao Presidente da Câmara que me disse tambem nada poder fazer .
                 Fui a Lisboa apelar a alguns Amigos que fizessem uma intervenção a favôr do meu cunhado . Mais um mês se passou e nada de novo, e foi então que escrevi uma carta dirigida ao Sr. Professor Doutor António de Oliveira Salazar . 


Não recebi resposta mas duas semanas depois o meu cunhado partiu para um longo tratamento do qual durante muitos anos conseguiu fazer uma vida normal para felicidade de todos nós  .

Manuel Joaquim Leonardo
Vancouver B.C. Canada      1 de Março de 2007 


Sem comentários:

Enviar um comentário