segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Consulados no Mundo



                                                                                                             
                                                                 Com a devida cortesia de consolados 

                                                                  Consulados portugueses no mundo
                                                                                     e o seu funcionamento



      Nestas andanças visitando por necessidade ou por tentar ajudar outros nossos compatriotas desde 1966 ,tenho tomado conhecimento da maneira como teem funcionado estes centros de informação , representativos do Governo Português no estrangeiro .
      Desde então tenho sido uma voz não muito querida nos meandros do Palacio das Necessidades  em Lisboa .
De vez em quando faco sentir de viva voz , ou por escrito as minhas recomendacoes que ao longo destes anos tenho verificado no mau funcionamento nos diversos consulados que por quase todo o Mundo tenho tido conhecimento .
      Poucas vezes tenho sido ouvido mas de certas vezes a minha voz contribuiu para que certas anomalias fossem corrigidas e algumas das vezes a Justiça tem  sido feita .
Falar de Consulados foi sempre uma preocupação que tentei divulgar pois ate hoje não estou completamente esclarecido se em relação a nós emigrantes espalhados pelo Mundo temos a certeza oficial de que os  “ Consulados “ teem o dever de defender e ajudarem a resolver  os problemas de portugueses ,alguns bastantes complexos que me passaram pelas mãos gratuitamente ao longo de mais de quatro décadas , exemplo :
     Português que morreu acidentalmente num fogo no hotel em que estava hospedado  em Vancouver Canada , nos principios  da década de 1970 .
     So’  tive conhecimento do acidente algumas semanas depois  porque o meu amigo Ramos me pediu para ver se eu podia intervir para o funeral ser realizado.
No dia seguinte não fui trabalhar e dirigi-me as autoridades policiais e quartel dos bombeiros para tomar conhecimento de como se tinha dado o acidente e em que situacao estava o caso para se poder fazer o funeral ..
Na policia disseram –me que estavam a espera  do Senhor Cônsul de Vancouver   - que nessa altura não era cônsul mas sim simplesmente um encarregado dos serviços consulares de Portugal e assim esteve mais de vinte anos - esclarecesse toda a documentacao para o funeral seguir para Portugal e que não seria necessário as entidades portuguesas pagarem o seu transporte , pois ele o falecido tinha em seu poder dinheiro para pagar todas as despesas .
       Fui ao consulado e perguntei porque era que o corpo já estava a’ mais de quatro semanas na morgue  e ainda não tinha seguido para Portugal .
   O senhor encarregado consular disse-me que ainda não tinha conseguido entrar  em contacto com a Família do defunto pois era preciso a família declarar que queriam que o corpo fosse para Portugal.
       Perguntei – lhe se poderia ter os dados completos do defunto para confirmar se estavam certos e disse-lhe que eu não concordava que ainda o corpo estivesse para ser enterrado ou enviado para Portugal . Disse-lhe ainda mais que ele encarregado consular não tinha feito o trabalho como devia de ser ,. respondeu – me ainda mais bruscamente  que o consulado estava ali “ ‘para tratar dos assuntos de Portugal e não  dos emigrantes portugueses ‘’. Fiquei fulo e desabridamente abandonei a sala .
       Chegado a casa vi pelas informacoes por mim escritas e mencionadas no passaporte português  qual a terra que tinha nascido e pedi aos serviços telefónicos de Portugal se me podiam dar o numero telefónico do posto da guarda republicana mais próximo , telefonei de seguida e contei em poucas palavras o que se estava a passar. Disseram-me que não pertenciam a’quela área mas que estivesse descansado que iriam de imediato comunicar a’ família por intermédio do Posto da Guarda Republicana mais próximo , que eu desligasse que dentro de dias me iriam contactar, o que nunca mais fizeram . !
Passada mais de uma semana dirigi-me novamente a’ policia para indagar se saberiam alguma coisa do caso . Passado alguns minutos disseram-me que o corpo tinha regressado a Portugal no dia anterior  !!!. nunca recebi qualquer comunicacao das entidades portuguesas .
As minhas relacoes com o Senhor Encarregado consular eram muito boas ,mesmo cordiais mas dai para diante contactava com Lisboa quando necessitava de alguma informacao para os meus amigos  e desconhecidos pois nessa data eu  era uma pessoa que todos que precisavam de ajuda sabiam sempre aonde me procurarem .
Mais de quarenta anos passados estou sempre a continuar a receber queixas do mau serviço  e mesmo por aqui de vez em quando continuo a pedir para que tomem mais em atencao os nossos problemas
     Por aqui agora numa época em que os serviços electrónicos são os reis continuamos a ser muito mal servidos e veja –se que quem não tiver e souber trabalhar com  computadores ou telemóveis que possam fazer ligacao com a internet terão que percorrer alguns  milhares  de quilómetros para saber o que uma simples chamada telefónica poderia resolver  .
     Presentemente tenho telefonado para o Consulado em Vancouver para saber uma informacao que me pediram e entro logo em contacto com o consulado so’ que  as maquinas que atendem as chamadas estao ligadas a diversos tópicos predefinidos e  não tem resposta nem contacto para o pedido que no’s telefonamos para sermos informados   .
      Deste modo parece-me que pelo telefone não se pode entrar em contacto directo para expormos a situacao e receber a respectiva resposta  o que quanto a mim terá que ser modificado, o sistematicamente , a maquina dizer  :  …. procurem por intermédio da internet … segue o código indicado e quem  não percebe trabalhar com computador , ou não o tenha  não pode contactar com os seus serviços electronicos .   No consulado tambem tem de vez em quando as suas deficiencias ,  o que  levou ainda recentemente o Exmo Consul de Portugal em Vancouver Dr. Carlos Nuno Almeida de Sousa Amaro  a enviar -me amavelmente ,por email  um pedido de desculpa por  um erro de mau funcionamento dos servicos electronicos relacionados comigo
       O consulado de Vancouver serve os portugueses e estrangeiros  nas províncias da Columbia Britânica e Alberta cujas areas  totais são  1.587.034 Km 2.

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada           fielamigodepeniche.blogspot.com  manueldepeniche@gmail.com

4 comentários:

  1. Trabalhei no ano de 1968 no Recife. Lá conheci o então Consul de Portugal. Passados todos estes anos, encontro-me em Portugal. Muito gostaria de saber o seu nome, para um possível contato em Lisboa. Lembrei-me do seu blogue na expetativa de poder ter uma ajuda nesse sentido.
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz
    mstomaz@sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo e Senhor
      Nao estou a compreender bem qual e' o sentido do seu pedido
      Se sao noticias ou dados desse Sr entao em Vancouver posso-lhe informar que o Sr. Encarregado Consular ja faleceu ha' muitos anos em Portugal.
      Informo-o que mais uma vez fui apanhado e nao posso agora fazer algum
      email no meu computador . Assim que o poder contactar sera' com prazer que o farei Agradecido pela sua contribuicao ,
      Com os melhores cumprimentos sou o
      Manuel Joaquim Leonardo

      Eliminar
    2. Amigo e Senhor
      Nao estou a compreender bem qual e' o sentido do seu pedido
      Se sao noticias ou dados desse Sr entao em Vancouver posso-lhe informar que o Sr. Encarregado Consular ja faleceu ha' muitos anos em Portugal.
      Informo-o que mais uma vez fui apanhado e nao posso agora fazer algum
      email no meu computador . Assim que o poder contactar sera' com prazer que o farei Agradecido pela sua contribuicao ,
      Com os melhores cumprimentos sou o
      Manuel Joaquim Leonardo

      Eliminar
  2. Amigo e Senhor Manuel Leonardo,
    Muito grato pelas suas informações.
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar