sexta-feira, 17 de maio de 2013

Greve dos Pesdadores de Peniche 1961

                                                                Foto autor desconhecido
                           Indiminizacao por despedimento
                                                1962
                    Greve dos Pescadores de Peniche  na Historia

     Estava a trabalhar como trabalhador temporário na Sociedade Frigorifica de Peniche quando nesse dia o meu Amigo Jorge marinheiro ao serviço a's ordens do Sr. Comandante  Silvano Ribeiro na Capitania do Porto de Peniche me veio dizer  que o Sr Comandante me pedia quando um dia tivesse vagar que fizesse o favor de ir a' capitania pois precisava de falar comigo.
     No dia seguinte logo de manha cerca das 10 horas pedi ao  Rogério meu encarregado na fabrica , se me autorizava a sair talvez por uma hora .
      Eu já tinha dado baixa da traineira Portomar na qual eu já andava havia mais de três anos e por motivos de umas falas justas que troquei com o meu Mestre e  Amigo Silvino Nogueira da Silva  _ Silvino Cego de alcunha  mas nada de cego ele tinha -ele entendeu por bem despedir-me da  embarcação da qual ele era também sócio .      Penso que voltarei a fazer mais um capitulo para a historia dos pescadores de Peniche ,contarei o que o levou  ele a tomar essa decisão pois como Homem  bom e Honrado que era ,e' merecedor que toda a verdade venha ao de cima ,contar-vos- hei talvez dentro em breve.
       Chegado a' Capitania fui logo atendido pelo Sr. Comandante Silvano Ribeiro o qual entrando logo em directo ao assunto que nos tinha juntado mais uma vez naquela sala de boas e ma's memorias  me disse :
       O que e' que se passou contigo, foste despedido do teu trabalho e não me disseste nada ?
        Respondi-lhe que pensava que nada lhe teria a dizer pois o meu mestre tinha todos os poderes para entender se me queria mais como seu camarada .
       -  Manuel estas enganado , o teu Mestre ou donos das embarcacoes , não podem despedir nenhum dos pescadores que estavam a negocionar o Contrato Colectivo de Trabalho em Peniche  durante um ano,teem que os ter ao serviço e se insistirem no despedimento teem que dar-vos uma indeminizacao monetária igual ao vosso salário anual do ano passado .
Foi um acordo secreto que concordamos
         Estas condicoes fui eu que as consegui implementar antes de começarmos com as negocia coes  e o Governo e os Armadores aceitaram de boa fe' sem problema algum  , por isso tera's que pedir a indiminizacacao que  ira's receber em pouco tempo .
 Se os teus colegas forem despedidos também irao receber por isso peco-te que os informes quanto mais depressa melhor
        - Senhor comandante eu por mim não quero receber nenhum dinheiro ou ficar la' no barco mais um ano ,  quanto ao António e o Chuvas nunca mais os vi  e ja' os procurei diversas vezes indo a's suas casas mas dizem-me que qualquer um deles  não estão em Peniche  eu tenho perguntado se eles estão presos e a Família diz que não estão presos pois qualquer deles dava noticias a' família .
           O senhor Comandante Silvano Ribeiro disse-me :
Manuel tu tens sido muito forte mas agora esta's a fraquejar, esse dinheiro não te faz falta a ti e a' tua Família ?
 Com   firmeza respondi-lhe :  eu não estou a fraquejar  , sou um Homem novo , certamente terei uma  longa vida a' minha frente e poderei conseguir melhorar a minha situação e ter algum dinheiro por isso não quero que me digam se a minha situação monetária melhorar que foi por causa deste dinheiro que consegui ser alguém !!! Tambem nao fico no barco pois nao quero estar numa embarcacao durante um ano em que eu ou o meu mestre nao nos sentimos a'vontade
Nunca receberei esse dinheiro e amanha ou ainda hoje vou avisar as famílias para se eles forem despedidos dos seus barco pedirem  a indiminizacao a que teem direito.

 O Senhor comandante Silvano Ribeiro foi deslocado para um navio sem ter a acabado a sua comissão por inteiro em Peniche e eu somente o voltei a  contactar assim que se deu o 25 de Abril .
A Policia  Internacional  e Defesa  do Estado foi sempre uma nuvem escura muito grande para mim .
Com as melhores saudacoes sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada        fielamigodepeniche.blogspot.com
17 de Maio de 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário