sábado, 20 de dezembro de 2014

Meias Verdades , grandes mentiras ......

                                                                     

                                                                             

                                                  Meias verdades ,grandes mentiras .....


    Mais uma vez a pesca da sardinha em Portugal esteve em foco, na propaganda televisivel do  governo português . com o colóquio dos  que infelizmente  são forcados a fazerem parte dos poucos figurantes  que ainda  comem o  pão que o diabo amassa nas empresas da pesca da sardinha em Portugal .
     Já tinha ouvido falar desse documentario que a a estacao de televisão internacional portuguesa  tinha lançado  mas somente hoje em casa tive ocasião de ver a sua repetição .
  Com os meus 85 anos de idade actualmente , vivi e tomei conhecimento da propaganda politica do partido único do nosso Portugal  desde os meus  catorze anos de idade .
Com as   graças do meu Deus , ainda , apesar de algumas mazelas actuais no meu corpo, me dizem que a minha memoria debilitada como alguns me fazem o favor de me salientar  ,pede messas com os nossos historiadores que fazem por escrever as suas  memorias que não observaram ao vivo mas que  as contam agora 'a sua maneira  ou do seu patrão  dos quais são   uns fieis agentes publicitarios .
    Nos tempos passados embora não concordando  admitia que a propaganda  governamental tivesse uma razão de ser  para , pelo menos refrescar  o ego politico do estado novo  cujos elementos formavam uma " selecta matilha das piores gentes da época em Portugal  " - estes nossos actuais governantes são uns santinhos - e arredores que nos fazia razia   das nossas reformas sociais ,....... das nossas precárias escolas  ainda incipientes  ..da nossa frota de pesca  mais de sessenta  embarcacoes  de arte do cerco e mais de vinte embarcacoes  de  pesca local no Porto de Pesca de Peniche  ..... No tempo da primeira greve dos seus  pescadores  , nos primórdios dos  anos de sessenta em que os cabecilhas escolhidos pelos armadores foram despedidos das suas embarcacoes  e desapareceram durante uns poucos de anos que embora não sendo presos temiam pela sua Liberdade se voltassem para Peniche . Factos Históricos que os futuros chefes fieis  dos pescadores a seu tempo , fizeram esquecer mas que não ignoram pois eu estou- lhes sempre a relembrar .
Alguém tenha coragem e nos diga quantas embarcacoes da pesca da sardinha de Peniche existem matriculadas em Peniche das que foram matriculadas antes e apo's 25 de Abril .
As que saíram ?  Qual foi o historial delas ?

 Falaram  em percentagens  nessa reportagem mas esqueceram-se  de mencionar que quando no's começamos as negociacoes  do futuro contrato-anos sessenta - ganhávamos 40% do que ia para a lota menos umas alcavalas que os armadores apresentavam para serem sempre descontadas do monte maior
Quando uma noite finalizamos assinando o primeiro contrato escrito dos Pescadores de Peniche ficamos a ganhar 49% do peixe vendido a' lota eu assinei a minha assinatura e  acrescentei
Manuel Joaquim Leonardo assina vencido .
 De facto eu queria  51% e os meus colegas ,o António e o Chuvas assinaram a percentagem apresentada pelos armadores de 49%  ficando eu em minoria .............

 So' que !!!!!!!! nessa mesma madrugada apareceram panfletos  aos milhares pelas ruas de Peniche   !!!!!!

 Foram ainda nessa madrugada presos pela P.I.D.E. oito Pescadores e mais de duas dezenas de pessoas de Peniche. !!!!! e o contrato que no's fizemos desapareceu para Sempre .......
Alguém já tinha  de antemão planos para o contrato não  chegar a bom termo  .........

Não quero acabar este meu escrito sem deixar de mencionar o nome do distinto Oficial da Marinha
Comandante Silvano Ribeiro que  foi desterrado para o comando de um pequeno navio na Guine ' Bissau Portuguesa  ate ao 25 de Abril  . perdendo assim uma promissória carreira  por ter ajudado os pescadores de Peniche ,
Manuel Joaquim Leonardo  12/05/1929 ------- 20/12/2014
Peniche Vancouver Canada
 

Sem comentários:

Enviar um comentário