sábado, 20 de agosto de 2011

Berlenga Ilha dos Meus Sonhos


Capitulo N- 1                                                                                Foto
                                                                                          Nuno           Leitao



                                                                       Berlenga

                                                                                    A Ilha dos meus Sonhos

               Desde muito menino, se , se pode dizer ser menino com sete anos de idade, visitava a Berlenga Grande , como entao era designada ,para passar uns fins de semana com o meu irmao Joao , para a maioria dos Amigos o Joao da Noite e minha cunhada  Virgolinda quando nessa epoca faziam umas estadias no verao para verem se conseguiam juntar como as formigas mais umas migalhas para que os invernos que eram muito longos e mal passados ,se amenizassem  com os proventos das pescas sazonais na Ilha .
               Vivia em Lisboa com a minha irma e cunhado  e sonhava mesmo acordado, pensando  quando poderia voltar a pisar os rochedos sempre solidos da " minha" ja' Berlenga .
               E constantemente via-me correndo atras dos coelhos pelas encostas da Minha Ilha ,corridas estas que eram o terror da minha cunhada Virgolinda  que me gesticulava ao longe como me dizendo nao corras ou senao vais la parar abaixo .
 E era sempre com alegria que mostrava quando chegava os meus trofeus poucos mas que satisfaziam a nossa refeicao de carnes .
                Levei uns tempos a aprender a apanhar coelhos pois enquanto corria atras deles nunca os conseguia apanhar.
Mudei de tactica e como os via a dormir profundamente ao Sol junto as suas tocas pensei aproximar-me o mais silenciosamente possivel , contra o vento , lancava-me para cima do pobre coelho que as vezes parecia estar esmagado antes de ir para o tacho.
Algumas das vezes ate eu ficava todo esfolado , pois deslizando por cima das pedras e terra solta parecia um Santo Cristo
                E foi engracado quando pela primeira vez consegui apanhar um pequeno coelho e descendo as arribas ate a praia  indo com ele atravessado no meu peito , com a sua cabeca debaixo da cova do meu braco o maroto deu-me uma tao grande dentada na carne que eu institivamente o larguei e assim foi-se embora o meu trofeu, para gaudio da minha cunhada que assistindo a cena ria com uma satisfacao desmedida .
A partir dessa altura o meu irmao ensinou-me a matar logo o coelho para assim ja nao haver problemas adicionais .
                 Como nao haviam habitacoes construidas, dormia-mos ,a minha cunhada e o meu irmao  a maior parte das noites na lancha de pesca e eu  na pequena cova da praia em cima de uma tabuas que tinham dado a' costa e nem a musica das orquestas das  cagaras  e outras especies que mesmo de noite sobrevoavam o local me encomodavam pois eu dormia como se estivesse num Paraiso irreal .
                  O Senho Morgado que nessa altura vivia na Ilha durante todo o ano  fazendo parte da vigilancia e guarda da Fortaleza Sao Joao Baptista ,muitas das vezes convidava-me para la ir dormir nas casamatas  mas eu nao gostava de la estar
                 Entretanto o meu irmao conseguiu a posicao como motorista de uma pequena traineira e durante uns anos deixou de frequentar a Ilha .   
 So nos comecos dos  anos quarenta voltaram a' Ilha e continuaram ate ao  fim da sua  vida a fazer da Ilha Berlenga o seu ganha  pao.
                 Como foi natural eu comecei tambem a voltar nessa data a frequentar com eles a  "Minha Ilha  "
Tambem por casualidade para a Capitania do Porto de Penichenos anos de 40 foi para  Comandante do Porto o 1- Tenente Antonio Andrade e Silva , o qual touxe consigo uma area de progresso e notoridade para a nossa Vila de Peniche
                 Segundo os meus conhecimentos existem diversas referencias  de onde se podera inferir que entre 1940 e quarenta e tres tera sido promovido a Capitao Tenente  ( passando a ter o tratamentode Comandante )
De qualquer modo nao tenho nenhum documento que possa provar esta suposicao  - toda a documentacao referente a epoca  esta no Acervo da Blibliotaca Central da Marinha - e nao consegui ate a data qualquer informacao complementar .
                 O  1- Tenente Antonio Andrade e Silva visitando a Ilha dos Sonhos certamente apaixonou-se por ela e vendo a miseria em que os habitantes pescadores se encontravam , logo providenciou para que um bairro, casas  , para os pescadores fosse edificado na Ilha e em pouco tempo realizou esse sonho.  Eu ate achava graca que dando serventia aos pedreiros se encontrava uma Senhora , Maria de seu nome e Camaroa de alcunha , a qual levava um saco tabuleiro a cabeca ora com pedras ora com massa para edificacao das casas . Essa Senhora ate foi uma das Mulheres mais  faladas em bem nessa epoca  
 E assim foi edificado o bairro para os pescadores na Berleng na epoca de mil novecentos e quarenta , quarenta e tres

.Continua

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada       20 de Agosto de 2011  manueldepenichemail.com



Sem comentários:

Enviar um comentário