quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lavagante 20012

 
                                                                                     Lavagante Canadiano    fugio !!! ?


              
                      Para começar em cheio o Novo Ano de 2012 tinha sonhado abrir com uma fotografia de um suculento lavagante canadiano , só que nem sempre os sonhos se concretizam e assim vou começar com uns pequenos perceves comprados no Mirandum , esse suculento Restaurante'  para alguns 'em Peniche e segundo me juraram na ocasião não haviam maiores , o que acreditei piamente .
                Como este ano será de grande sucesso e para começar logo nos primeiros dias chegou um grande navio carregado de electricidade oriunda da Finlândia ?  que por sinal não embandeirou em arco como internacionalmente e' uso e costume quando qualquer navio entra pela primeira vez  em qualquer porto do mundo.
                 Também com essa visita se consumou a inauguração do tão ventilado e prescrito Porto Comercial de Peniche  !!! que apesar de ferocíssima controversa ,  já originou uma famosa frase distinta , de alguém famoso" na " minha terra  - notem que não digo da" minha" terra Peniche , pois esse senhor nunca foi ,nem sera' de Peniche- para mal dos meus pecados :
" enquanto eu for presidente  na Câmara nunca havera' Porto Comercial em Peniche " frase dita e escrita a vista de outros ilustres e menos ilustres na minha terra e que eu nunca esquecerei .
                  Como estou um pouco afastado de Portugal  as noticias chegam-me através da net e assim fiquei a saber pelo Senhor Manuel Martins cujo,me parece estar bem informado com dados científicos de pessoa que sabe lidar com esta matéria  que escreveu no Blogue  Peniche Portugal sem censura que ...o Estaleiro Naval de Peniche estão de parabéns pois receberam condignamente o navio holandês " EEMS TRANSPORTER"que  transportou ate' Peniche  os três módulos de produção de energia  a partir das correntes submarinas para serem instalados  junto a' costa de Peniche " Almagreira " . Os responsáveis da Enersis  e da Ocean Power Delivery dizem que a nível Global, estima-se que o mercado em causa valha 325 mil milhões  de euros ?, um pouco mais do que o produto interno ( PIB) português gerado em dois anos .
Uma equipa interministerial - três Secretários de Estado- a' qual manifestamente  pretendiam mostrar a magnitude do projecto e dos números que podera' envolver
Como não e' uma estimativa camarária que cada vez se engana mais nos seus cálculos que da a conhecer , vou acreditar ,  porem com algumas duvidas pois verdadeiramente não sei como o senhor Manuel Martins também chegou a esta conclusão .
              Gostaria que fosse mais explicito e me diga  :
Este mercado de 325 mil milhões  e' relativo a quantos anos de execução , exploração e em que ano será contabilizada   a primeira anuidade, cinco , dez anos . ou mais ? Lembrem-se que Peniche precisa hoje que amanha ja' e' tarde de dinheiro para fazer a contabilidade das suas despesas . Ou mais uma vez não haverá respostas hoje ,a estas pertinentes perguntas , e vamos ficar no mais o menos ?
A potencia de energia eléctrica será distribuída para Peniche ao mesmo tempo que for enviada para Lisboa . Porto , ou Algarve ?. As  Cesaredas já fornecem ha' anos   energia eléctrica que não vai para Peniche .
Para onde ela vai ? Para a Nazare'.....? .
Ja' alguém o disse ....
Com Votos de Felicíssimo Ano Novo para todo o Mundo sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada  4/1/2012
     

Sem comentários:

Enviar um comentário