sexta-feira, 18 de março de 2011

Arroz de marisco










          



                             ( foto Manuel Joaquim Leonardo )

       
                                                         Hoje há arroz de marisco


             A mesa já esta posta e os comensais começam a chegar.
Como e costume os convidados nunca sabem qual a qualidade do tacho que se segue .
Fazemos isto por precaução , pois de outra maneira  quando soubessem de antecedencia o que ia para o tacho consoante o paliativo deixariam de comer em certas  circunstancias  alguns dias ,para assim poderem forrar a tripa a larga e assim armazenarem o mais que podessem .
              A surpresa e sempre bem vinda  , sejam  papas de milho com torresmos , temperadas com a competente banha de porco,  sopa com todos  os ingredientes ou as sardinhas assadas comidas a mesa  em cima do pão escorrendo a sua gordura para dentro do prato com as batatas e salada que fica deste modo com um sabor divinal !tenho sempre o cuidado de ter a ordem um pouco de carne  e um tacho a parte para os meus convidados que por motivos de saúde não se podem meter em cavalarias, quero dizer peixarias altas e e  vê - los de olhos tristes de carneiro mal morto apreciarem a goludice com que os outros felizardos  saboreiam as iguarias fazendo-lhes uma inveja total.
                 Muitas das vezes contrariando o medo que os seus conjugues teem porque  a dieta não comporta com tanto desalinhamento enchem -se de coragem e dizem com uma voz milufa que quase não se ouve  : O filho e só hoje ! e la começam a cair nas garras do  Baco que condescendente os deixa comer , enchendo de indignação do fígado ,o pâncreas  , o coração e principalmente a obesidade com a sua perda de linha já com idade avançada .
                   Agora como as coisas estão mais feias derivado a postura da policia  e com o preço dos  vinhos que cada vez estão mais pela   hora da morte  , pergunto qual e que toma conta do volante a volta para casa . Depois de ouvir quem e que vai ficar a secar , tomo nota num caderno de apontamentos para que assim eu possa dizer : oh menino , oh menina , agora já tens a tua conta , a partir de agora só  podes beber agua da Fonte Boa .
Por regra como tenho dois bons cozinheiros famosos em casa cada qual de sexo diferente tenho por norma elucidar qual deles fez as iguarias e os meus convidados no final estragam a Festa pois de uma maneira geral vão agradecer  ao chefe que não confeccionou o manjar o que leva a grandiosas discussões  entre eles depois do jantar  terminar .
( Este texto e pura ficção
Se tiver semelhanças com a realidade
e pura coincidencia )

Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
Salvem o porto de pescas lúdicas e turísticas de Peniche ,Reparem a ETAR ,Salvem-nos das areias contagiadas do Fosso das Muralhas , Dêem um coval digno para descansar ao nosso Hospital no cemitério de Alcobaça Salvem o Baleal ,Salvem Peniche e Sereis Salvos






Sem comentários:

Enviar um comentário