sexta-feira, 11 de março de 2011

Jose Nicolau 3




Por motivos alheios a
minha vontade tenho que rectificar,
fazer segunda via e pedir desculpa
a todos que me leem


Jose Nicolau


Nas minhas viagens de ida e volta de Sacavem Peniche e vice versa enquanto iamos de viagem as minhas relacoes cada vez se tornavam mais amistosas com o Sr.Cerqueira , Como tinhamos vagar , falavamos eu das ja muitas historias que tinha para contar e o Sr. Cerqueira ao tomar conhecimento das peripecias que eu ja tinha passado e as injusticas que senhores que se escreviam com letras grande mas que eram pequenos na moral e etica humana que me impediram de ter uma carreira superior , iamos criando uma amizade que cada vez mais se estreitava, e em pouco tempo se tornou quase familiar .
Tambem ele me contou como um rapazote sem familiares nem Amigos saiu um dia da sua linda Arcos de Valedevez a caminho de Lisboa e as passas do Algarve em que se viu metido durante alguns anos da sua vida , subindo gradualmente mas com seguranca numa rota que nem sempre tinha sido muito segura
Uma vez apanharam me a dizer em voz alta a conversa que um operador de morse estava a transmitir e a minha situacao mudou radicalmente , transferiram me para a
Escola Pratica de Artilharia Pesada em Vendas Novas para ajudar a fazer parte dos instrutores que ensinavam comunicacoes e principalmente morse
Eu bem dizia que ainda nao sabia muito para poder ensinar mas um tenente das transmissoes tinha me feito um pequeno teste e dizia aos oficiais superiores que eu estava habilitado a ensinar e assim perdi aquelas regalias de ir muitas vezes a casa e certamente em noites de pescas eu poderia acarretar peixe , ou a candonga ,e assim ganhar algum que tanta falta fazia


Perdi o contacto mais assiduo com o meu Amigo Cerqueira durante alguns anos e admirado fiquei de um dia o meu Amigo Cerqueira acompanhado com o Sr Jose Nicolau se aproximou de mim e disse me .
Manuel o nosso Amigo Jose Nicolau anda para aqui atrapalhado e eu lembrando me das suas historias contadas nas nossas viagens disse aqui ao Jose que o Manuel talvez o poderia ajudar.
Se estava admirado ainda mais admirado fiquei pois nao estava a ver em que eu o poderia ajudar,
O nosso Amigo Cerqueira no seu falar calmo foi directamente ao assunto
O Jose Nicolau precisa que um dos seus Amigos lhe fizesse um favor e eu disse ao jose Nicolau que voce era a pessoa indicada para ter essa iniciativa .
Assim fiquei a saber que o Sr Jose Nicolau andava la por Lisboa a tentar legalizar uma fabrica de peixe congelado mas eles em Lisboa so lhe dificultavam as coisas e nao havia ninguem que conseguisse andar com o projecto para diante e assim ele me pedia para eu ir falar com o Almirante Tenreiro pois segundo eles diziam era a pessoa que nao queria mais fabricas de peixe congelado .
Assim que ouvi falar no nome do Almirante Tenreiro eu disse que nao lhe ia pedir nada .
Nem sequer queria falar com ele.
Oh Manel se nao quer ir falar com o Tenreiro , va falar com o medico do Presidente da Republica diga lhe que esta fabrica faz ca falta para dar mais trabalho e progresso a Peniche .!
Ainda muito surpreendido consegui anuir a ir tentar falar com o Oficial Medico Galvao Rocha que defacto era medico da Casa Presidencial da Republica .
E assim comecei as minhas idas e vindas a Lisboa , fui quatro vezes para este efeito e finalmente o Sr. Jose Nicolau conseguiu com que a licensa lhe fosse passada.
Eu ia para um lado e o Sr. Jose Nicolau ia ter com outros amigos seus .
Anda nao foi muito facil porque a posse da fabrica disseram me que era do Senhor Humberto
que era gerente na Fabrica Congelacao , Nunca me meti com esses permenores mas vou vos dizer que por causa disto ainda apanhei uns grandes sustos .
Quem levou de carro tres vezes ida e volta para Lisboa foi o Sr. Jose Nicolau que me parecia que tinha doenca do sono, pois por diversas vezes o carro queria saltar para o meio ou saltar para fora da estrada , iamos sempre acompanhados com o sr. Rui se estou certo no seu nome que tinha um grande barracao que servia de garagem a carros particulares em frente a antiguissima fabrica do Visconde que no lugar do pendura estava sempre com atencao e havia sempre a mao dele para ajudar no volante em caso de emergencia .
E interessante que pela minha parte pedi ao Oficial Medico Doutor Galvao Rocha ao Director da Escola de Pesca que verdadeiramente nao recordo o nome e a Directora da Escola Senhora Dona Eugenia Goncalves Monteiro e possivelmente mesmo o Presidente da Republica Almirante Americo Tomaz por intermedio do Doutor Galvao Rocha tambem entrou neste negocio .
P .S .
Faco notar que este oficial Medico Doutor Galvao Rocha por meu intermedio fez muito bem a quem precisou bastantas vezes dele aqui em Peniche , arredores e Lisboa sendo o Falecido meu Amigo Rui ,da Tia Chiquita o ultimo que por meu intermedio o Doutor Galvao Rocha livrou da marinha e nao foi para a guerra de Africa. .
O Sr. Manuel Cerqueira que durante as ferias os seus filhos Jose Manuel ja falecido e o Julio que durante anos fizeram ferias na casa Jose Nicolau nos ultimos anos de eu estar em Portugal passaram para a minha casa em Peniche de Cima porque a praia era mais linda..!!!
Ainda me recordo com satisfacao e respeito todos os intervenientes nesta historia
de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o porto de pescas ludicas e turisticas de Peniche , Reparem a ETAR ,Livrem nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas , Deem um coval digno para descancar ao nosso
Hospital no cemiterio de Alcobaca , Salvem o Baleal,Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário