sábado, 5 de março de 2011

Jose Nicolau

                                                                 José Nicolau
                                                        3
                      
Nas minhas viagens de ida e volta de Sacavem Peniche e vicie versa enquanto íamos de viagem as minhas rela coes cada vez se tornavam mais amistosas com o Sr.Cerqueira ,  Como tinhamos vagar , falávamos eu das já muitas historias que tinha para contar e o Sr. Cerqueira ao tomar conhecimento das peripécias que eu  já tinha passado e as injustiças que senhores que se escreviam com letras grande mas que eram pequenos na moral e ética humana que me impediram de ter uma carreira superior   , íamos criando uma amizade que cada vez mais se estreitava, e em pouco tempo se tornou quase familiar .
                Também ele me contou como um rapazote sem familiares nem Amigos saiu um dia da sua linda Arcos de Valdevez  a caminho de Lisboa e as passas do Algarve em que se viu metido durante alguns anos da sua vida  , subindo gradualmente mas com segurança numa rota que nem sempre tinha sido muito segura
                 Uma vez apanharam me a dizer em voz alta  a conversa  que um operador de Morse estava a transmitir e a minha situação mudou radicalmente , transferiram  me para a
Escola Pratica de Artilharia Pesada em Vendas Novas  para ajudar a fazer parte dos   instrutores que ensinavam comunica coes e principalmente Morse
                 Eu bem dizia que ainda não sabia muito para poder ensinar mas um tenente das transmissões tinha me feito um pequeno teste e dizia aos oficiais superiores que eu estava habilitado a ensinar  e assim perdi aquelas regalias de ir muitas vezes a casa e certamente em noites de pescas eu poderia acarretar peixe , ou a candonga ,e assim ganhar algum que tanta falta fazia


                  Perdi o contacto mais assíduo com o meu Amigo Cerqueira  durante alguns anos  e admirado fiquei de um dia o meu Amigo Cerqueira acompanhado com o Sr José Nicolau se aproximou de mim e disse me .
                 Manuel o nosso Amigo José Nicolau anda para aqui atrapalhado  e eu lembrando me das suas historias contadas nas nossas viagens disse aqui ao José  que o Manuel talvez o poderia ajudar.
Se estava admirado ainda mais admirado fiquei pois não estava a ver em que eu o poderia ajudar,
                 O nosso Amigo Cerqueira no seu falar calmo foi directamente ao assunto
O José Nicolau precisa que um dos seus Amigos lhe fizesse um favor  e eu disse ao José Nicolau que você era a pessoa indicada para ter essa iniciativa .
Assim fiquei a saber que o Sr José Nicolau andava la por Lisboa a tentar legalizar uma fabrica de peixe  congelado mas eles em Lisboa só lhe dificultavam as coisas e não havia ninguém que conseguisse andar com o projecto para diante e assim ele me pedia para eu ir falar com o Almirante Tenreiro pois segundo eles diziam era a pessoa que não queria mais fabricas de peixe congelado .
Assim que ouvi falar no nome do Almirante Tenreiro eu disse que não lhe ia pedir nada .
Nem sequer queria falar com ele.
                Oh Manel se não quer ir falar com o Tenreiro , vá falar com o medico do Presidente da Republica diga lhe que esta fabrica faz cá falta  para dar mais trabalho e progresso   a Peniche .!
                 Ainda muito surpreendido consegui anuir a ir tentar  falar com o Oficial Medico Galvão Rocha que de facto era medico da Casa Presidencial da Republica .
                 E assim comecei as minhas idas e vindas a Lisboa , fui quatro vezes para este efeito e finalmente o Sr. José Nicolau conseguiu com que a licença lhe fosse passada.
Eu ia para um lado e o Sr. José Nicolau ia  ter com outros amigos seus .
Anda não foi muito fácil porque a posse da fabrica disseram me que era do Senhor Humberto
que era gerente na Fabrica Congelação , Nunca me meti com esses pormenores mas vou vos dizer que por causa disto ainda apanhei uns grandes sustos .
               Quem  levou de carro três vezes ida e volta para Lisboa foi o Sr. José Nicolau que me parecia que tinha doença do sono, pois por diversas  vezes  o carro queria saltar para o meio ou saltar para fora da estrada , íamos sempre acompanhados com o sr. Rui se estou certo no seu nome que tinha um grande barracão que servia de garagem   a carros particulares em frente a antiguissima fabrica do Visconde que no lugar do pendura estava sempre com atencao e havia sempre a mao dele para ajudar no volante  em caso de emergencia .
               E interessante que pela minha parte pedi ao Oficial Medico Doutor Galvao Rocha ao Director da Escola de Pesca que verdadeiramente nao recordo o nome    e a Directora da Escola Senhora Dona Eugenia  Goncalves Monteiro   e possivelmente mesmo o Presidente da Republica Almirante Americo Tomaz por intermedio do Doutor Galvao Rocha  tambem entrou neste negocio .
 P .S .
Faco notar que este oficial Medico Doutor Galvao Rocha por meu intermedio  fez muito bem a quem precisou bastantas vezes dele aqui em Peniche , arredores e Lisboa  sendo o Falecido meu Amigo Rui ,da Tia Chi quita o ultimo que por meu intermédio o Doutor Galvão Rocha livrou da marinha e nao foi para a guerra de África. .
O  Sr. Manuel Cerqueira que durante as ferias os seus filhos  José Manuel  já falecido e o Júlio  que durante anos  fizeram ferias na casa José Nicolau  nos últimos anos de eu estar em Portugal passaram para a minha casa em Peniche de Cima porque a praia era mais linda..!!!
                   Ainda me recordo com satisfação e respeito todos os intervenientes nesta historia
de Peniche
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada

Salvem o porto de pescas lúdicas e turísticas de Peniche , Reparem a ETAR ,Livrem nos das areias contaminadas do Fosso das Muralhas  , Dêem um coval digno para descansar ao nosso Hospital no cemitério de Alcobaça ,Salvem o Baleal, Salvem Peniche e Sereis Salvos

Sem comentários:

Enviar um comentário