quarta-feira, 20 de abril de 2011

As amendoas da Pascoa

                                        Há "  dois mil empregos por preencher " , no sector das pescas  !!!!! .
   
                                                                             As amêndoas da Pascoa

                Recentemente em noticias publicadas no Jornal Oeste on line ,   Amigos de Peniche blogue , Sua Excia o secretario de estado das pescas Luís Vieira revelou oficialmente em Peniche que abundam  lugares nas fileiras da pesca em Portugal .
                Numa ocasião destas que dizem que não há quase governo em Portugal , uma afirmação destas parecia-me uma mentira de 1- de Abril . Corri logo para o calendário para eu verificar com os meus próprios olhos  se havia alguma probalidade possível para que esta mentira fosse mesmo verdadeira  e fiquei baralhado pois agora uma mentira dita num dia , no dia seguinte pode se tornar  verdadeira . e por precaução esperei nos dias seguintes  o desmentido formal ou a confirmação deste facto .
                Nenhum desmentido apareceu , assim como não apareceu nenhuma confirmação á minha duvida .
E eu que ando sempre com uma bussula no bolso " derivado á minha jovialidade  tenho que andar com ela pois de um momento para o outro , o tempo pode virar tempestade  e eu perder o Norte " ...  logo me enchi de escrunfeloses e agitadissimo propus , a mim próprio verificar se enxergava o sentido doutoroso de tal afirmação .
                Como ando , segundo me dizem constantemente , com falta de visão  o que confirmo veentemente que é verdade , pois cada vez,vejo mais longe de mim as notas de vinte euros ,  pedi ate ao meu vizinho se me fazia o favor de me emprestar os seus óculos velhos  para eu assim poder analisar com os óculos dele  , com mais clareza e assim conseguir decifrar esta historia .
Tentando ser amável  comigo o meu vizinho Amigo disse-me que se eu quisesse ele me emprestaria a lupa que ele usava para verificar as pedras preciosas que de vez em quando saltam da calcada  e as pessoas religiosamente lhe vão  entregar   para que quando tiver ocasião as examine e as volte a por nos seus devidos lugares  - ele foi calceteiro de profissão .
                Recusei da melhor maneira possível a sua o oferta fazendo - lhe ver que queria fazer a investigação o mais discreta possível pois desse  modo poderiam julgar me , um daqueles pides modernos  que por ai andam escrevendo mas que pomposamente trocaram de nome e agora dizem - se  ANÓNIMOS .
                 Eu que nunca costumo desanimar desta vez já estou muito cansado com esta investigação , com tanto remar contra a maré os meus Amigos dizem –me porque eu não peco a ajuda do Sr. Secretario das Pescas  ?
                Com este mar tenebroso eu ate vejo-me a concordar  com isso pois   como estamos na pascoela queria de facto comer as amêndoas com gosto a acucar
               E assim se V.Excia o permitir  vou-lhe pedir umas explica coes ligeiras  porque  os meus camaradas de Peniche  e talvez de Portugal já esta desejosos de verificarem para onde vai a maré
               Porem antes de começar a apresentar as minhas duvidas vou informar V.Excia que eu nos anos finais de 1950 princípios de sessenta  eu sabia umas coisas das pescas que eram a minha profissão.
              Fiquei ate  sem querer ,a ser o cabecilha da então primeira greve dos Pescadores de Peniche .
               Certamente vou’lhe falar de pessoas que derivado a sua idade possivelmente Vossa  Excia nunca conheceu. Era comandante do Porto de Peniche o Capitão Tenente  Silvano Ribeiro , sim aquele que ate foi promovido a Almirante pelos serviços prestados  a Marinha e a sua ombridade moral   no após 25 de Abril , patente  que sempre recusou  que foi ate ministro da Marinha , lugar que se demitiu pouco tempo depois porque não concordou com o caminho sinuoso que a Revolução estava a tomar  .,
               Depois da ª vitoria ª de Salazar sobre os pescadores de Peniche dos quais  foi um fiel advogado dessa  causa , foi desterrado no comando de uma corveta para as águas da Guine  . Alguns de nos fomos presos e auto nos  desterramos na fuga de uma Liberdade que sempre estava em perigo  .
               Nessa altura eu sabia algumas coisas . Agora dizem me  não sei nada mas sei fazer mais contas  do que muitos  que teem comido no remanso das vagas as pescas que deveriam ser para todos os Pescadores . Mas isso são outras historias que agora não pedem ser postas ao vento .
                Mas vamos aos factos obscuros que eu vou tentar ser esclarecido.
       
                                        Dois mil empregos vagos  para preencher
Para preencher esses lugares  são precisos barcos novos . Os estaleiros navais portugueses foram  desmantelados ,  Cada barco de tonelagem media levara dois anos a ser construído, em construção em serie  seria requerida em tempo recorde uma mão de obra especializada que não existe em Portugal,  nem  Portugal infelizmente  pode importar
              Serão construídas embarca coes  que vinte anos depois serão vendias ao desbarato com fundos que mais uma vez seriam europeus  e cujos europeus os mandariam abater por falta de pescado ou defesa das espécies   Esperam por mais um fartar vilanagem ?

Em Peniche em pouco mais de dez anos o numero de embarca coes  diminuiu  cerca de 80%
Fonte RTP

Em Peniche das oitenta traineiras da pesca da sardinha  que existiam há acerca de  14 anos somente três embarca coes matriculadas  neste Porto de pesca exercem a faina da pesca do cerco , muitas foram abatidas e outras foram vendidas e registadas nos mais diversos portos do Pais para assim poderem exercer o direito de subsídios que em Peniche já estavam esgotados
Quantas “ rapas “ embarca coes de pescas de porte diminuto autorizadas a usar a pesca do cerco e matriculadas  em Peniche estão em actividade ?
 Desde o 25 de Abril e logo após a Revolução acabaram os contratos colectivos nas traineiras de Peniche com a complacencia dos Sindicatos da Pesca que eram armadores das cooperativas de pesca , infelizmente uma iniciativa que eu lutei desde 1958 e que somente após  a revolução teve lugar com grandes culpas para mim que voltei a dar a ideia ao Comandante Silvano Ribeiro .
As cooperativas foram muito mal dirigidas e contrariamente aos moldes que eu idealizei
Cada qual fazia as contas como queria  e o corporativismo desapareceu por grave culpa dos Sindicatos da Pesca  que nunca defenderam os interesses colectivos em prol do individualismo
                     Não foram os partidos nem a União europeu que somente foram culpados do descalabro das pesca mas ainda muito mais os sindicatos que não defenderam aquilo que eu sempre defendi ., abono de família  ,contractos colectivos para todos  incluindo as cooperativas ,assistência social para pescadores e suas famílias  cooperativas alimentares que existiam antes do 25 de Abril e também uma ideia minha que o Sindicato deixou cair na banca rota , não aos abates , Etc Etc .

                                                        Novos pescadores  em 2010
 Em 2010 surgiram mais 485 pescadores que foram Mao de obra de vários países  subdesenvolvidos  que poderiam ser alguns milhares se os  nossos vários governos  tivessem permitido a sua vinda ,Porque  estes pescadores imigrantes são pagos de uma maneira que nenhum português ou europeu aceitaria  
Paguem e dêem benefícios ao Pescadores locais ou estrangeiros e não teriam a falta de Mao de obra na pesca  Sempre lutei por um ordenado mínimo e percentagem e nunca o vi implementado  . Difícil ? sim provavelmente mas com luta ordenada tudo se consegue.
   
                                                                           Excelência
            Como verificara são perguntas simples que eu espero que tenham resposta breve ….
Faço notar que fui formado  com a 4- classe na escola primaria doutorado com a 4- classe com distinção , doutoramento dos Pobres e indigentes em Lisboa no ano de 1941e doutorado Honor Causa na  Universidade  da Vida
P.S   sem filiação
 Esta missiva esta muito longa, escrita com o meu português brasileiro que eu odeio , idioma há só um Português e mais nenhum !!!
Penso porem que deve ter assessor  de imprensa que certamente a vai ler e mesmo que ele se esqueça aqui fica mais um meu escrito para a minha edição final.
            Com os mais Fraterno , Democráticos  e Respeitosos cumprimentos ,sou o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada  manueldepeniche@Gmail.com      

                                                     fielamigodepeniche.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário