segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IP6 km 02


                                                     


                                                                                                                              



                                                                              
                                                                             Km  02
                                                                             
                                                                              I . P . 6
                                
                                                                              Peniche


               Para quem não sabe, esta acima designada identificação ,  ficara' nos anais de Peniche como o local fatídico em que mãe e filha perderam as suas vidas num brutal acidente de viação ,em que a loucura para a Morte e o desleixo de quem comanda  em Portugal e em Peniche em particular os Serviços Nacionais de Saúde  tiveram a sua cota parte na desgraças que assolou duas Famílias de Peniche
              .Não e’ masochismo meu voltar a este assunto em que mais uma vez venho  mostrar a  situação que  os cuidados primários  ( urgências ) os diversos governantes que superientendem  os serviços médicos de Saúde  em Portugal deixaram chegar.
             Como  Mentor da manutenção das Urgências no Hospital São Pedro Gonçalves Telmo  ( não tenho visto ninguém levantar a sua voz  ha’ longos anos), chamando a atenção das entidades governa mentais e locais , no dia 6 de Janeiro de 2011 escrevi aqui e noutros jornais, em blogues e locais da Internet que publicaram alguns , outros usaram o lápis azul , o qual passo a transcrever :

          Sempre tenho lutado e continuo a lutar  para que a  manutenção das urgências ,serviços de cirurgia , laboratório e demais valências de tecnologia de ponta  que levaram do hospital de Peniche para Caldas da Rainha e Alcobaça , voltem para Peniche ate que  o novo CHON esteja  a trabalhar a 100% , daqui a 8 anos ?

Se não tivessem destruído ,roubado ,os serviços  de saúde no Hospital de Peniche , um Hospital novo com 23 anos com tecnologia de ponta a servir sempre que necessário os concelhos de Peniche ,Caldas da Rainha e ate  parte do  Concelho de Torres Vedras com urgências  ,  cirurgia de ponta ao qual acorriam doentes  de muitos outros Concelhos de Portugal que eram operados  e permaneciam em convalescenca  mais ou menos prolongada ,onde existiam serviços de raio xis e laboratório de analises  embora os médicos preferissem  muitas das vezes  o serviço de laboratório em Caldas da Rainha ., teríamos
um meio de socorro actual mais rápido e funcional para os pacientes do Centro Oeste de Portugal .
 Ficamos sem novo aeroporto e em Peniche ficamos sem o hospital.
 Todos estes factos se fossem em muito países  já teriam feito rolar as cabeças de muitos ministros da saúde e de muitos presidentes de câmaras e respectivas vereacoes , contando com as oposicoes que não levantaram um dedo para evitar que se retirassem serviços de saúde que tínhamos e que nos levaram de mão beijada e que vieram prejudicar mais de 250.000 pessoas e a vergonha parece que não existe em Portugal
Agora querem fazerem de nos  mais  um pais de terceiro mundo ao quererem acrescentar mais uns blocos de betão numa área que já esta super povoada de doentes  e sem condicoes humanas para que médicos , pessoal especializado nos serviços de saúde e da sua manutenção possam com honradez exercer as suas nobres profissões
Fizessem isto aos meus Honrados Amigos da Nazaré e eles e elas ate os atiravam ao mar com botas e tudo !!!   (  6 de JANEIRO DE 2011 ) .

         Se vos recordo esta noticia e’ mais uma chamada de atenção a  quem de direito para as circunstancias em que faleceram  as sinistradas  Isa Homem e sua  filha  Maria Manuel no dia 9 de Outubro  de 2011 no Km 02 do IP6 .
            Tive conhecimentos por intermédio de noticias  actualizadas  no local em diversos meios de comunicação , televisão radio e facebook e posteriormente na imprensa portuguesa que detalhadamente descreveram as diversas accoes de socorro  que foram tomadas para atenderem as sinistradas .

Considerando tendenciosos algumas das noticias venho juntar algumas considera coes do  que alguns jornais publicaram e extraindo a noticia na Gazeta das Caldas no dia 14 de Outubro de 2011 aonde foi relatada as circunstancias  e os meios considerados por esse Jornal como positivos em que os socorros foram administrados , ( não houve contradito rio a essas noticias )   e nem sequer foi publicado os nomes das vitimas mortais  do acidente  Isa Homem e sua filha Maria Manuel naturais de Peniche

              Como  possivelmente foi  ocasionado o acidente , as accoes tomadas  ate’ a recenascida entrar nas emergências  num hospital de Lisboa “ ao fim de três horas apo’s o  acidente” no qual veio a falecer trinta horas depois :
            
               Cerca, menos , das  20 horas houve o acidente no Km 02 do  IP6
Minutos depois  (3 minutos ) os Bombeiros de Peniche estavam no local do acidente  .  Apo’ s o começo dos trabalhos  de desencarceramento  da acidentada  com a assistência  dos bombeiros e  viatura de Suporte de Vida  (SIV) depois de alertados pela família que entretanto chegou ao local , de que a acidentada estava no seu oitavo mês de gravides levou a que fosse apressado  o processo de desencarceramento .
                Nessa altura  a enfermeira e o técnico auxiliar  de ambulância  e urgência começaram a fazer suporte avançado de vida a’ vitima que estava em paragem cardiorespiratoria  .
Nessa ocasião  ,foi accionada a Viatura Medica  de emergência e Reanimação  ( VMER ) das Caldas que chegou a Peniche   “em menos de dez minutos “
                 O medico do VMER contou a’  “ Gazeta das Caldas que   ja’ tinham sido feitas quatro tentativas de reanimação a’ gravida  e o coração não pegava  mantinha-se em paragem cardíaca .
A mulher estava a ser ventilada para assegurar uma oxiginacao básica do sangue para o feto , enquanto faziam massagem cardíaca ,  foi com  este cenário que eu me deparei quando cheguei  “ contou . Jorge Mesquita
A partir  dessa altura, os esforços concentraram-se no salvamento da criança que ainda estava na barriga da mãe  . Avançaram então para a cesariana de emergência  que tera’ durado pouco mais de dois minutos .
                 A menina estava em paragem cardio  respiratoria e o liquido amniotico  estava cheio de sangue  , o que queria dizer  que houve uma hemorragia intra – uterina  e tinha um descolamento da placenta , uma situação  considerada muito grave .
 A bebe’ tera’ ficado muito tempo em anoxia  ( ausencia de oxigenio ) causando danos nas celulas cerebrais  que lhe deveriam trazer problemas de saúde futuros ,caso  tivesse sobrevivido    “ Se a criança sobrevivesse  iria ter problemas terriveis  “ fizemos tudo para garantir a sua subrevivencia “  
                  Em relação a esta situação , o Doutor Jorge Mesquita  destaca a “ Excelente coordenação de todos  os meios feitos pelo Comandante  dos Bombeiros de Peniche  , o excelente desempenhado da equipa da SIV de Peniche e do CODU ( Centro de Orientação  de Doentes  Urgentes ) . Para Jorge Mesquita  , o ambiente  nas equipas das VMER fora dos grandes centros  e’ especial  e melhor  . “ Ha’ uma grande camaradagem e sintonia entre os elementos da equipa, o que ajuda a que as pessoas estejam motivadas  “, afirmou .
 A VMER  esta’ situada junto ao hospital das Caldas da Rainha  e nos casos em que e’ preciso  atravessar o centro da cidade , torna-se complicado fazê –lo com rapidez por causa do transito  . “ Se nos estivássemos posicionados  noutra área , provavelmente seria mais fácil ” , disse  .

             Ao lermos  estas noticias parece que tudo o descrito  na edição  de 14 de Outubro de 2011 da Gazeta das Caldas foi mais um , dos muitos  desastres que diariamente ocorrem nas estradas de Portugal .
Porem depois de uma reflexão atenta  verifiquei que  a culpa não foi  toda  de uma mãe  que em excesso de velocidade tentava chegar a horas da abertura  do seu estabelecimento ,ganha pão da sua Família .
 Há alguns seees que  “  se  “ não tivessem existido , possivelmente algumas  das vitimas deste trágico acidente ainda estivessem junto de no’s.
1-       se   .
Se tivessem levado as acidentadas  para as urgências do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo de Peniche que     se     encontra a poucos minutos do local do acidente  ( 4  minutos velocidade legal  ) haveria a possibilidade de alguma delas ter sobrevivido ?

Eu penso e quero que me digam que estou errado para pedir as minhas mais solenes desculpas  a Suas Excelências que se dignarem  interpelar –me .

2-       se
Se levassem  as acidentadas para o hospital de Peniche teriam mais uns médicos em serviço, serviço de enfermagem para assim  poderem  verificar as  situa coes clínicas vitais que entretanto se iriam diagnosticando enquanto os serviços clínicos  se fossem desenvolvendo, por exemplo : Se a mãe precisasse de uma cesariana  certamente teria mais espaço do que na ambulância  em que oito homens ?- segundo a descrição testemunhal  ouvida no local assistiram ao parto ?

3-       se
Se a criança fosse levada para o hospital de Peniche  teria ficado durante 20 minutos  (declaração do Doutor Jorge Mesquita a’ Voz do Mar   edição 14 de Outubro de 2011 ) sem  oxigenio  -ficando em paragem cardíaca  –que a levou a sofrer graves lesões neurológicas  ?


Muitos outros  poderiam ser descritos mas vou finalizar    estes seeeees
Porque levaram os serviços hospitalares(VMER ) mais de duas horas a fazer esperar o helicopter que eram 21 horas  já sobrevoava a área da Prageira ? testemunha ocular  -.Quem respondera’ a quem ? , na minha modesta opinião não se deve condenar os Bombeiros de Peniche  que  chegaram  4-5 minutos depois do acidente ? e que quando chegou o hospital rolante  ( VMER ) passou o comando para o hospital . O que se passou depois  . Foi uma operação boa ? ou foi a operação que se pode  fazer ?
Com mais um   se , se os ladroes encartados não fossem roubar a aparelhagem clínica ao Hospital São Pedro Gonçalves Telmo para levar  para o decrepito hospital particular de Alcobaça para abrirem um novo hospital !!! ,com a venerável idade de 113 anos   e Centro Hospitalar das Caldas da Rainha possivelmente algumas destas infelizes pessoas ainda estivessem agora entre no’s e suas famílias .?
 A todos os jornais da área do Oeste Norte de Portugal que colaboram com  a propaganda  falsa do Centro Hospitalar Oeste Norte , a todos que não teem vergonha de estar a frente de uma entidade – Hospitalar _ que não  existe  e comem das mentiras que apregoam . Dêem –me  o endereço real  com Cidade, numero de Policia , directores clínicos  e administrativos do Centro Hospitalar  Oeste Norte que actualmente esta situado numa secretaria ,  guarda vestidos em parte incerta na Cidade das Caldas  da Rainha  que eu preciso urgentemente de enviar conrespondencia
P.S. Não me dêem moradas das Cidades de Alcobaça nem das Caldas da Rainha  apesar de Alcobaça já ter local comprado , terreno ,  para erigir  o prometido Centro Hospitalar Oeste Norte
Parece que os serviços da VMER esta’ com azar com as maternidades , dois  partos por cesariana em três  semanas e duas crianças faleceram  após parto .

Ja’ sabíamos que Portugal tinha grandiosos  Hospitais rolantes
 made in Portugal que  com dois elementos humanos conseguem Fazer Milagres em Medicina( VMER ) mas agora  os mesmos estão  equipados com motores de grande cilindrada que fazem de Portugal o pais cujos  seus hospitais rolantes fazem o percurso Urgências  do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha , Km 02 do IP6   (30 -35 km ) em menos de dez minutos  , voando  para a Morte

Restituam ja’ a aparelhagem roubada  para que o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo possa voltar dentro de três meses a ser o Hospital   Concelhio de Excelência que servia muitos milhares de doentes , que pagavam as suas opera coes  e aliviava as esperas cronicas dos serviços de Saúde  apesar das suas  faltas de Recursos Humanos
 Atenciosamente                  As minhas Amizades são violentas  , são para ficar mas       

                                             com as tempestades que o meu mar provoca , muitas           

Manuel Joaquim Leonardo                                                            ficam para tra’s
Peniche Vancouver Canada
28 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário