sábado, 20 de abril de 2013

Os Consuladinhos e nao so'


                                                                                                Foto autor desconhecido
                                                                     
                                                             Os Consuladinhos e não so'

           Nas tardes soalheiras  do antigamente  , enquanto as juntas de bois  preparavam a terra para aceitar as suas sementeiras  lavrando de manha at'e ao por do sol  , somente com as paragens de um almoço curto  e uma sesta que as vezes não dava sequer para fechar  um olho , aproveitava eu essas pequenas paragens para afugentando os  pardais ,  arvelas , esturninhos e demais aves que aproveitando o a virar  das leiras com o arado para debicarem em qualquer semente daninha , ou os insectos que povoavam  nos regos da terra  , ou ate nas bostas dos bois , eu procurava as bichas    azedas que arrancadas pela raiz  secando ao sol ardente ficavam meias secas , era só passar las para limpar um pouco a areia, na roupa dos calcoes que usava , ainda trazidos de Lisboa  e empaturrava-me com elas assim matando a sede e ficando com a boca envinagrada ate ao outro dia
        Talvez por isso os meus colegas me quiseram alcunhar pelo Manecas azedo e não fora a minha disciplina que eu impunha a' minha horda  que me seguiam , talvez ela pegasse embora pela minha irmandade  carnal ja' estivesse  alcunhado  como o Manel da Noite , um homem que ainda era criança .
Nos dias de hoje velho e caduco ainda me classificam de azedo impertinente e muito complicativo sem sequer porem a mão na consciência  e rezarem uma meia culpa, ou toda culpa. e fazerem o seu humano julgamento- mas havera' ainda  humano julgamento ?
        So' para vos dar uma ideia do azedume que me consome o meu assucar corporal necessário ao meu metabolismo hoje vou-vos falar de consuladinhos e não so'.
Consuladinhos neste caso  e' um diminuitivo de consulados  que estão situados em muitos cantos do Mundo e que por serem em tanta quantidade e um estrago para as toneladas de  ouro fino que ainda existe  nas catacumbas  do banco de Portugal o nosso precioso governo quer num sentido heróico  acabar com a raça dos que descobriram mundos e civiliza coes  ancestrais . e para isso va' de fechar  nuns tempos próximos - que aqui que ninguém me lê , nem me ouve  concordo com eles, pois como estamos ja' comandados por estrangeiros , esses países que nos governam e' que devem mandar consuladinhos  para zelarem pelos interesses dos seus diversos países em Portugal -.
        Desde ha' muitos anos na emigração embora não sendo uma pessoa grata para os nossos governantes portugueses sempre me respeitaram as minhas ideias e obras a favor dos nossos irmãos portugueses que de livre vontade e sem interesses materiais  ajudei conjuntamente muitas das vezes com a minha Mulher Genoveva , aos que  nos apareciam a pedir a nossa ajuda das diversas formas e sentidos, sem apoio dos Consulados, fizemos trabalho mesmo remando contra a maré fazíamos o trabalho que os nossos representantes se escusavam algumas das vezes a  fazer .
        Por carta ou mais recentemente com as tecnologias modernas  tinha entrada  em todos os serviços no Ministério dos Negócios Estrangeiros  , Assembleia da Republica  ou em qualquer entidade governativa que necessitava de informação ou apoio. Sempre havia uma resposta  .
Principalmente no Canada sempre tive nos Serviços de Embaixada  e na maioria de Consulados que por necessidade contactava , inclusivamente nos Estados Unidos da América o apoio que necessitava .
         Embora sendo acusado de ter ajudado a fazer uma movimentação que dizem que levou a algumas transferencias no Canada, posso sempre provar que a minha luta era sempre aberta na defesa , bem estar e hombridade dos portugueses que algumas das vezes ajudei a terem vo'z  e mais benefícios .perante as autoridades portuguesas .   Mas foi uma luta sem gloria pois perdi batalhas que moralmente nunca as deveria ter perdido .
        Ha' cerca de quase três  meses perdi essa entrada nos serviços dos consulados e embaixada de Portugal . Fui proibido , cortado  com uma censura que ninguém me deixa entrar nos seus serviços  mas os consulados enviam-me mensagens para por meu intermédio e em email pedirem para serem divulgadas para bem dos portugueses . E  ainda mais, mesmo no celebre facebook fazem a sua informação por intermédio da minha pagina , de informa coes que são lidas em todos os continentes , o Facebook não tem fronteiras
         Como infelizmente  estou presentemente com uma azia terrível , apo's  de mais de setenta e cinco anos  de luta para ter voz e   dar voz a quem não a tinha ,aprendi que fazer censura e' um dom que os grandes portugueses  sempre revelaram e eu agora ao cair para o buraco também gostei de usufruir esse  direito  e   ninguém entra no meu condomínio a não ser que me voltem a deixar entrar pelo buraco da fechadura  e assim voltarei a escancarar todas as minhas portas com prazer
Com os maiores e respeitosos cumprimentos perante Vossas Excias  assina o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
 20 de Abril de 2013
P . S . sem politica
       
 Só para vosso conhecimento perante esta censura  talvez  lhes possa elucidar alguns tópicos que ultimamente tenho batido muitas vezes  mesma tecla :

Excia gostaria que aproveitando a sua estadia no Ministério dos Negócios Estrangeiros que aproveitasse
para esclarecer de maneira  correcta  e independente como param os negócios dos submarinos dos quais a imprensa portuguesa  tem indagado publicamente '
Sr,Dr José Cesário  Dignissimo Secretario da Emigração  invocando a nossa amizade  ha' mais de trinta anos agradecia  que me esclarecesse  a mim e aos  portugueses na Diáspora por onde teem andado os  senhores conselheiros  Terry Costa que foi eleito sem o voto dos emigrantes de Vancouver Canada  eleito como se costuma dizer em bom português , de baixo da mesa, o que teem passeado para estarem presentes nas suas conferencias em prol da causa lusofola , as mais importantes decisões  e os acordos que firmaram  nos países que foram passear , trabalhar e onde presentemente estão em actividades referentes ao seu grandiosos projectos . etc. etc. etc.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário