Os Consuladinhos e não so'
Nas tardes soalheiras do antigamente , enquanto as juntas de bois preparavam a terra para aceitar as suas sementeiras lavrando de manha at'e ao por do sol , somente com as paragens de um almoço curto e uma sesta que as vezes não dava sequer para fechar um olho , aproveitava eu essas pequenas paragens para afugentando os pardais , arvelas , esturninhos e demais aves que aproveitando o a virar das leiras com o arado para debicarem em qualquer semente daninha , ou os insectos que povoavam nos regos da terra , ou ate nas bostas dos bois , eu procurava as bichas azedas que arrancadas pela raiz secando ao sol ardente ficavam meias secas , era só passar las para limpar um pouco a areia, na roupa dos calcoes que usava , ainda trazidos de Lisboa e empaturrava-me com elas assim matando a sede e ficando com a boca envinagrada ate ao outro dia
Talvez por isso os meus colegas me quiseram alcunhar pelo Manecas azedo e não fora a minha disciplina que eu impunha a' minha horda que me seguiam , talvez ela pegasse embora pela minha irmandade carnal ja' estivesse alcunhado como o Manel da Noite , um homem que ainda era criança .
Nos dias de hoje velho e caduco ainda me classificam de azedo impertinente e muito complicativo sem sequer porem a mão na consciência e rezarem uma meia culpa, ou toda culpa. e fazerem o seu humano julgamento- mas havera' ainda humano julgamento ?
So' para vos dar uma ideia do azedume que me consome o meu assucar corporal necessário ao meu metabolismo hoje vou-vos falar de consuladinhos e não so'.
Consuladinhos neste caso e' um diminuitivo de consulados que estão situados em muitos cantos do Mundo e que por serem em tanta quantidade e um estrago para as toneladas de ouro fino que ainda existe nas catacumbas do banco de Portugal o nosso precioso governo quer num sentido heróico acabar com a raça dos que descobriram mundos e civiliza coes ancestrais . e para isso va' de fechar nuns tempos próximos - que aqui que ninguém me lê , nem me ouve concordo com eles, pois como estamos ja' comandados por estrangeiros , esses países que nos governam e' que devem mandar consuladinhos para zelarem pelos interesses dos seus diversos países em Portugal -.
Desde ha' muitos anos na emigração embora não sendo uma pessoa grata para os nossos governantes portugueses sempre me respeitaram as minhas ideias e obras a favor dos nossos irmãos portugueses que de livre vontade e sem interesses materiais ajudei conjuntamente muitas das vezes com a minha Mulher Genoveva , aos que nos apareciam a pedir a nossa ajuda das diversas formas e sentidos, sem apoio dos Consulados, fizemos trabalho mesmo remando contra a maré fazíamos o trabalho que os nossos representantes se escusavam algumas das vezes a fazer .
Por carta ou mais recentemente com as tecnologias modernas tinha entrada em todos os serviços no Ministério dos Negócios Estrangeiros , Assembleia da Republica ou em qualquer entidade governativa que necessitava de informação ou apoio. Sempre havia uma resposta .
Principalmente no Canada sempre tive nos Serviços de Embaixada e na maioria de Consulados que por necessidade contactava , inclusivamente nos Estados Unidos da América o apoio que necessitava .
Embora sendo acusado de ter ajudado a fazer uma movimentação que dizem que levou a algumas transferencias no Canada, posso sempre provar que a minha luta era sempre aberta na defesa , bem estar e hombridade dos portugueses que algumas das vezes ajudei a terem vo'z e mais benefícios .perante as autoridades portuguesas . Mas foi uma luta sem gloria pois perdi batalhas que moralmente nunca as deveria ter perdido .
Ha' cerca de quase três meses perdi essa entrada nos serviços dos consulados e embaixada de Portugal . Fui proibido , cortado com uma censura que ninguém me deixa entrar nos seus serviços mas os consulados enviam-me mensagens para por meu intermédio e em email pedirem para serem divulgadas para bem dos portugueses . E ainda mais, mesmo no celebre facebook fazem a sua informação por intermédio da minha pagina , de informa coes que são lidas em todos os continentes , o Facebook não tem fronteiras
Como infelizmente estou presentemente com uma azia terrível , apo's de mais de setenta e cinco anos de luta para ter voz e dar voz a quem não a tinha ,aprendi que fazer censura e' um dom que os grandes portugueses sempre revelaram e eu agora ao cair para o buraco também gostei de usufruir esse direito e ninguém entra no meu condomínio a não ser que me voltem a deixar entrar pelo buraco da fechadura e assim voltarei a escancarar todas as minhas portas com prazer
Com os maiores e respeitosos cumprimentos perante Vossas Excias assina o
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada
20 de Abril de 2013
P . S . sem politica
Só para vosso conhecimento perante esta censura talvez lhes possa elucidar alguns tópicos que ultimamente tenho batido muitas vezes mesma tecla :
Excia gostaria que aproveitando a sua estadia no Ministério dos Negócios Estrangeiros que aproveitasse
para esclarecer de maneira correcta e independente como param os negócios dos submarinos dos quais a imprensa portuguesa tem indagado publicamente '
Sr,Dr José Cesário Dignissimo Secretario da Emigração invocando a nossa amizade ha' mais de trinta anos agradecia que me esclarecesse a mim e aos portugueses na Diáspora por onde teem andado os senhores conselheiros Terry Costa que foi eleito sem o voto dos emigrantes de Vancouver Canada eleito como se costuma dizer em bom português , de baixo da mesa, o que teem passeado para estarem presentes nas suas conferencias em prol da causa lusofola , as mais importantes decisões e os acordos que firmaram nos países que foram passear , trabalhar e onde presentemente estão em actividades referentes ao seu grandiosos projectos . etc. etc. etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário